Batata Mangá – Saintia Shô. Cavaleiros Do Zodíaco Para Meninas.

Capa do número 1

E a Editora JBC nos traz uma obra, por assim dizer, magnifica para quem gosta de Cavaleiros do Zodíaco. “Saintia Shô” é uma espécie de Cavaleiros do Zodíaco para meninas, embora seja uma leitura para todos. Todos mesmo, não importa o sexo ou a idade. A história é escrita por uma fã, Chimaki Kuori. Isso me faz lembrar muito do Universo Expandido de “Guerra nas Estrelas”, embora a gente não possa dizer se a obra de Kuori pode ou não ser considerada canônica. A história também pode não ser muito original (pelo menos nos dois primeiros números que já saíram nas bancas), mas tem a mesma pegada emocionante do anime que víamos na tv.

Capa do número 2. As duas já estão nas bancas aqui do Brasil

Mas, do que consiste a trama? Vemos aqui a história de Shoko, uma menina que é recorrentemente atormentada por um pesadelo onde é perseguida por uma cobra alada que lhe chama de hospedeira e é salva por Miro, o Cavaleiro de Ouro de Escorpião. Shoko tem uma irmã, Kyoko, que não vê há cinco anos, pois ela foi selecionada para estudar na Fundação Graad, liderada por ninguém mais, ninguém menos que a senhorita Saori Kido, a lendária Atena, deusa grega que defende a Terra contra as forças do mal. Ao descobrir que Saori, uma adolescente ainda em formação, iria estudar em sua escola, Shoko tenta vê-la de qualquer jeito, mas é impedida por Mii, uma espécie de secretária particular de Saori.

Shoko terá a difícil tarefa de proteger Saori e salvar sua irmã

Ao conversar com uma amiga no jardim da escola, Shoko percebe que todos desmaiam à sua volta, e uma estranha aluna a chama de mãe, de forma ameaçadora. Nesse momento, Kyoko, sua irmã, aparece com a armadura de Equuleus (“Cavalo Menor”) e afugenta a estranha mulher. É então revelado a Shoko que Kyoko e Mii são saintias, ou seja, uma espécie de damas de companhia de Atena, que defendem a deusa e podem usar as armaduras, mas não precisam abrir mão de seu lado feminino, como é imposto a outras mulheres que defendem Atena. Ou seja, criou-se um subterfúgio para que surgissem Amazonas de Atena. A Terra está sob a ameaça de Éris, a deusa da discórdia, que alimenta a animosidade e a beligerância entre os humanos. Mas Éris ainda não despertou e suas filhas aguardam o despertar dessa deusa maligna que vai ocupar um corpo. E esse corpo é justamente o de Shoko, que será protegida por Atena, Mii e Kyoko, que já perceberam o forte cosmo de Shoko. Entretanto, as coisas ficariam mais difíceis, pois numa nova batalha contra as forças do mal, Kyoko acaba sendo atingida para proteger sua irmã, tornando-se a nova hospedeira de Éris. Caberá a Shoko fazer um treinamento intenso em pouco tempo para se tornar uma saintia, defender Atena e ainda salvar sua irmã.

Miro, de Escorpião, um dos poucos personagens masculinos nesse Universo predominantemente feminino

Bom, como foi dito acima, não é uma história original, pois Hades já havia incorporado Shum, irmão de Fênix, e em “The Lost Canvas” aconteceu mais um caso de incorporação. Mas o simples fato de que a grande maioria dos personagens é feminina e ainda termos uma participação especial de Miro de Escorpião nos poucos personagens masculinos, dão um charme todo especial à história. Isso sem falar que a arte do mangá está uma baita de uma arte mesmo. E relembremos o que foi dito acima: a história dessa revista, pelo menos nos dois números iniciais, tem uma pegada tão eletrizante quanto a que víamos nos animes lá na extinta TV Manchete. Todos esses elementos fazem esse mangá ser muito apaixonante e uma leitura obrigatória para qualquer fã que minimamente se diga adorador de Saint Seya. É o tal negócio: quando a coisa é feita por fã, que respeita e ama, na maioria das vezes o resultado é muito bom. E não foi diferente para nossa Chimaki Kuori, que está de parabéns pelo seu trabalho. Só espero que os próximos números continuem com a mesma pegada. E estou ansioso para conferir isso.

Éris, a Deusa da Discórdia
%d blogueiros gostam disto: