Batata Movies – Moonlight, Sob A Luz Do Luar. O Grande Vencedor Do Oscar 2017.

Cartaz do Filme

O encerramento da cerimônia do Oscar esse ano deu o que falar em virtude da tremenda trapalhada que aconteceu justamente no momento de se anunciar a maior premiação da noite, a de melhor filme. Uma infeliz troca de envelopes provocou toda a confusão e, erroneamente, “La La Land” foi anunciado como o melhor filme. Os responsáveis pela película já faziam o discurso de agradecimento quando foi feita a retificação e “Moonlight, Sob A Luz Do Luar”, foi anunciado como o verdadeiro vencedor. Isso provocou uma onda de indignação, sobretudo para os fãs de “La La Land”. Mas, “Moonlight” realmente mereceu o prêmio? Eu estava num voo cego quanto a essa questão, pois assuntos de ordem carnavalesca não tinham me permitido assistir ao filme ainda. Passado o Carnaval, corri para o Espaço Itaú para assistir ao grande vencedor da noite. E aí, tenho alguma coisa a dizer agora.

Juan, um pai postiço

Mas, no que consiste a história? Numa comunidade negra e marginalizada de Miami, temos um menininho negro, Chiron, e vemos a sua vida dividida em três partes ao longo do filme (infância, adolescência e idade adulta). O garotinho vivia com a mãe, Paula (interpretada pela bela atriz Naomie Harris, indicada para melhor atriz coadjuvante no Oscar desse ano), que era viciada em crack. O menino era supertímido e vivia sendo perseguido pelos colegas da escola. Num belo dia, ele se escondeu numa casa abandonada para fugir de uma surra e foi encontrado por Juan (interpretado por Mahershala Ali, o vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante), um traficante local. Juan fica intrigado com a forma como Chiron é fechado e arredio, simpatizando com o menininho. Mas Paula não queria saber de Chiron perto do traficante. Mesmo assim, os dois desenvolvem uma grande amizade, já que Chiron não tem qualquer apoio afetivo (a mãe vive drogada e leva homens para casa o tempo todo, hostilizando o filho seguidamente). Assim, Juan vai ser uma espécie de pai para o menino. A partir daí,  vemos todo o desdobramento da vida de Chiron, onde seu amigo Kevin tem um destaque especial em todas as fases de sua vida. Mas, infelizmente, os “spoilers” não me permitem dizer.

Chiron, profundamente humilhado…

Vamos lá. O filme mereceu ganhar o prêmio máximo deste ano? Em primeiro lugar, é um bom filme, embora eu tenha achado o desfecho muito repentino. A película tem o grande mérito de envolver o espectador paulatinamente, mas o ritmo é demasiado lento. Só que o magnetismo do filme é tão grande em torno da vidinha de Chiron que o público compra a ideia e o segue o tempo todo. E, de repente, um desfecho abrupto, do estilo “Ué, já acabou?”. A única explicação para isso em minha cabeça é a de que a intenção da película é mostrar que a vida real nada tem de espetacular e que as coisas são assim mesmo, tudo vai permanecer como antes. No máximo, uma aventura fugaz aqui e ali. Mas ainda assim, fica a impressão de que a história poderia ser um pouco mais desenvolvida, que as longas partes anteriores poderiam ser um pouco mais sintetizadas para se dar um desfecho mais movimentado para a vida adulta de Chiron.

Paula. Uma mãe que não dá suporte afetivo ao filho

Entretanto, é tudo uma questão de opção de quem escreve e dirige o filme, no caso Barry Jenkins, e devemos respeitar seu ponto de vista. Outro detalhe interessante é que esse é um filme sobre uma comunidade negra relativamente pobre, mas o tema da questão racial é somente levemente abordado, principalmente nos apelidos que Kevin dá a Chiron. Fica a impressão de que a Academia premiou esse filme neste ano em virtude das severas críticas que recebeu nos últimos dois anos, onde até acusações de racismo foram feitas. Esse ano, atores negros e filmes com temática negra foram indicados (“Moonlight” recebeu cinco indicações e recebeu três Oscars) mas, paradoxalmente, “Moonlight”, que recebeu o maior prêmio da noite, é muito mais um filme sobre a condição humana do que a questão racial. Será que isso foi uma estratégia da Academia? Ou seja, premiar um filme “negro” (ou afro-americano, como queiram) que fale o mínimo possível das questões raciais? Todas essas questões colocam em dúvida se “Moonlight” recebeu a premiação pela sua qualidade ou por apenas uma mera questão politica, embora não possamos negar que foi um filme muito bom. Quanto ao fato de se “La La Land” merecia ser o melhor filme, em primeiro lugar, ele recebeu seis Oscars, e isso já é algo muito bom, diga-se de passagem. Esse foi o ano em que se homenageou os musicais, assim como o cinema mudo já havia sido homenageado (lembram-se de “O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret”?) e “La La Land” foi tudo de bom. Mas fica difícil de comparar com “Moonlight” por serem dois gêneros completamente diferentes, coisa do tipo querer comparar sapato com maçaneta. Talvez “La La Land” pudesse receber o prêmio em virtude dos problemas do roteiro de “Moonlight”. Mas é difícil de se falar sobre isso, até porque havia muitos outros bons filmes. Não seria surpresa se “Manchester à Beira Mar” ganhasse o prêmio de melhor filme por exemplo. Mas o vencedor foi “Moonlight” e ponto final. Mereceu? Se considerarmos o final abrupto, creio que não. Mas nem sempre o critério de qualidade é o único que importa nessas escolhas.

Kevin e Chiron. Amizade com peculiares detalhes

Quanto aos outros dois Oscars que “Moonlight” ganhou, um foi bem merecido. Que grande atuação essa de Mahershala Ali, digna de receber o prêmio de ator coadjuvante! O ator conseguiu dar um alto grau de empatia ao seu personagem, mostrando um lado terno e afetivo de um tipo imerso num meio rude e violento. A ideia de se fazer de um traficante de drogas uma espécie de pai e vínculo afetivo para Chiron foi simplesmente genial, ajudando ao público a rever alguns estereótipos e preconceitos que rondam sua mente. Já o prêmio de roteiro adaptado, bom, eu não gostei muito do desfecho do filme, como já disse. Mas devemos nos lembrar de que esse filme também ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de drama. É realmente tudo uma questão de gosto.

Chiron adulto. A história poderia ser mais bem trabalhada aqui…

De qualquer forma, não deixe de assistir “Moonlight”, pois é um filme, acima de tudo, que fala da condição humana e que mostra como o ser humano somente consegue se construir como indivíduo, para o bem ou para o mal, com as lições e vínculos que estabelece com outros seres humanos. É o tipo de película que vai te deixar comovido.

%d blogueiros gostam disto: