A Disney trouxe sua animação de verão. “Wi Fi Ralph” é a continuação de “Detona Ralph” e tem como protagonistas personagens de jogos de videogame, Ralph e Vanellope. Lembrando sempre que essa análise terá spoilers.
Os dois amigos, que vivem num antigo fliperama, vão ter que se aventurar no mundo da internet depois que o jogo de Vanellope tem o seu volante quebrado, o que ameaça os personagens do jogo, pois o dono do fliperama pretende desligar a máquina. Uma das meninas que jogam na máquina viu que tem um volante à venda no E-Bay. E aí, os dois protagonistas vão à grande rede, representada como uma enorme cidade, toda patrocinada por sites e redes sociais, como o Google, o Facebook, o Twitter, o E-Bay, etc, etc, etc. Pode-se dizer que esse é um dos filmes mais patrocinados da História.
Pois bem. Ralph e Vanellope encontram o tal volante e participam de um leilão onde a peça é arrematada pela bagatela de 27001 dólares. O detalhe é que os dois personagens de fliperama não sabiam que eles precisariam de dinheiro de verdade para poder pegar o volante. E aí, eles vão tentar fazer o que todo mundo tenta: ganhar (muito) dinheiro na internet. Mas o filme não se limita à busca de Ralph e Vanellope por grana. A amizade dos dois ficará ameaçada quando Vanellope descobre um jogo de videogame muito casca grossa (tipo um Carmagedon da vida), onde ela quer passar a viver definitivamente e participar das corridas mais iradas possíveis. É claro que Ralph não aceitará essa situação e a amizade entre eles correrá um grande risco.
Para quem gosta de internet e de mundo virtual, essa animação é um prato cheio, pois as situações que aparecem na película provocam uma identificação imediata com os internautas que buscam um espaço ao Sol e fama na grande rede. Mas a película tem um grande atrativo: a Disney fazendo piada e gozação com seu próprio conteúdo. Falou-se muito da cena do encontro de Vanellope com as princesas da Disney. A menininha que gostava de corridas radicais de automóvel não tem nada a ver com as princesinhas, sobretudo as mais antigas, que foram forjadas numa época em que a mulher era vista de uma forma muito mais submissa que a de hoje. E assim, o diálogo e o anacronismo entre elas foi usado de forma muito inteligente e criativa, gerando boas risadas. Foi essa sequência que me seduziu e me levou ao cinema, muito mais do que a representação que a animação fez da internet. A película também foi criativa ao mostrar uma situação do que aconteceria na grande rede se um vírus muito potente fosse solto nela. E aí, Ralph, o protagonista do filme, terá um papel muito importante na questão do vírus. Só que vou parar com os spoilers por aqui.
Dessa forma, “Wi Fi Ralph” é mais uma divertida animação de verão da Disney. Não vou dizer que foi uma das melhores de todos os tempos, já houve melhores no passado. Mas ainda assim vale a pena dar uma conferida por ser muito divertida, falar da questão do papel da mulher no mundo contemporâneo e buscar definir o que é uma boa amizade e respeito com a pessoa que você tem como melhor amiga. Não deixe de assistir.