Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, Voyager (S01, Ep 06), O Buraco Da Agulha. Um Romulano Legal.

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, vamos revisitar Voyager, mais especificamente o sexto episódio da primeira temporada, intitulado “O Buraco da Agulha”.

Star Trek, Voyager 1.6 Eye of the Needle' (1995)

O plot é o seguinte. A Voyager encontra indícios de um buraco de minhoca, o que pode ser uma chance de encurtar sua longa viagem. Mas, para atestar que há realmente um buraco de minhoca, a nave vai ter que se desviar de seu curso. Ao chegarem ao buraco de minhoca, ele era muito pequeno (cerca de trinta centímetros) e estava se fechando. Foi lançada uma sonda nele para ver se, pelo menos poderia se enviar uma mensagem para a Frota Estelar, mas a sonda ficou presa lá e foi escaneada, sinal de que havia uma inteligência do outro lado do buraco de minhoca. Janeway decide insistir em se comunicar com essa inteligência, ordenando que Kim envie um pulso para a sonda e esperar uma resposta. A resposta vem e é do Quadrante Alfa.

Kes procura Janeway para lhe informar que o Doutor está sendo muito maltratado pela tripulação. Janeway diz que também tem recebido reclamações que o Doutor trata  mal as pessoas. Kes insiste que o Doutor é agora o médico da nave e que não deve ser tratado como um holograma e sim como um tripulante, e que ele pode aprender a tratar as pessoas bem. Janeway promete que vai analisar o caso e fica pensativa depois da saída de Kes. Janeway vai à Enfermaria e pergunta se o Doutor precisa de alguma coisa. Ele diz que as pessoas têm o poder de ativá-lo ou desativá-lo a hora que querem, o que é algo irritante. Janeway diz que vai arrumar um jeito dele mesmo se ativar e desativar.

The Angriest: Star Trek: Voyager: "Eye of the Needle"
Janeway encontra um pequeno buraco de minhoca…

A Voyager consegue contatar a nave do outro lado do buraco de minhoca. É uma nave romulana no Quadrante Alfa que não acredita que a Voyager está no Quadrante Delta e encerra as comunicações. Janeway insiste que a comunicação seja retomada.

O romulano restabelece contato e desconfia que a Voyager esteja espionando a nave. Com muito jogo de cintura, Janeway diz que somente quer que os romulanos transmitam uma mensagem da Voyager para a Frota Estelar, com mensagens da tripulação para seus familiares. O romulano diz que há uma possibilidade das duas naves fazerem contato visual. As duas naves entram em contato e o romulano diz que enviou o caso de Janeway para ser discutido no senado romulano, o que não pode ter uma resposta imediata. Janeway diz que há somente quarenta e oito horas para a sonda no buraco de minhoca deixar de funcionar e pergunta se o romulano tem família. Ele alega que sim, que está há um ano no espaço e que não viu sua filha nascer, além de que só vai vê-la com dois anos. Janeway fala de sua tripulação, que vai demorar setenta anos para voltar à Terra e que, se o romulano puder fazer algo para enviar as mensagens da tripulação, ela ficaria muito grata. Torres, por sua vez, descobre que um feixe de teletransporte pode passar pelo buraco de minhoca e transportar toda a tripulação para o Quadrante Alfa. Janeway pede para Torres trabalhar nisso.

Star Trek: Voyager Rewatch: “Eye of the Needle” | Tor.com
Um romulano muito legal…

Janeway e o capitão romulano combinam em fazer o teste de teletransporte com cilindros experimentais. O teste é bem sucedido, mas a tripulação não pode ser teletransportada para a nave romulana. O capitão romulano se oferece para se teletransportar para a Voyager e diz que, caso dê certo, ele vai pedir que uma nave militar venha para receber a tripulação. O romulano é teletransportado com sucesso para a Voyager. Mas Tuvok, ao analisar o romulano, descobre que ele é de vinte anos no passado (o buraco de minhoca, além da distorção espacial, tem também distorção temporal). E assim a tripulação da Voyager não pode voltar ao quadrante alfa. Janeway pede que o capitão romulano não diga nada ao Imperio Romulano para não alterar o passado. O romulano sugere que, em vinte anos, ele alerte a Frota Estelar para a Voyager não viajar. Mas Chakotay diz que a presença da Voyager no Quadrante Delta já provocou muitas alterações e a nave precisa estar lá para que elas continuem a existir. Janeway só pede que o romulano transmita as mensagens da tripulação para a Frota Estelar em vinte anos. O romulano dá o seu nome e diz para contatá-lo quando chegarem ao Quadrante Alfa. Ele é teletransportado com sucesso para a sua nave. Mas Tuvok descobre pelos registros que o romulano morreu quatro anos antes de transmitir os dados da tripulação para a Frota Estelar. Aí, ficou no campo da especulação. O romulano deixou um testamento pedindo a transmissão dos dados? Ele deixou isso a cargo do Império Romulano? Restou à Voyager retomar seu curso para o Quadrante Alfa. O episódio termina com o Doutor chamando a atenção de um tripulante que o ignora, fazendo este respeitar-lhe. O Doutor pede a Kes que envie a Janeway um pedido de materiais para a Enfermaria. E ele também quer um nome.

Star Trek: Voyager – Eye of the Needle (Review) | the m0vie blog
Um romulano na Voyager…

O que podemos dizer do episódio “O Buraco da Agulha”? Mais uma vez vemos aqui uma boa ficção científica escrita nos episódios iniciais de Voyager. A ideia de tentar passar por um buraco de minhoca para cortar caminho até o Quadrante Alfa é a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos no problema que a Voyager tem que enfrentar. Mas a coisa do buraco ser muito estreito e a nave ainda fazer contato com o Quadrante Alfa, sendo esse contato um romulano foi a grande graça do episódio, pois se o romulano, no início, se mostrou muito desconfiado e ressabiado, com o tempo, o jogo de cintura de Janeway fez com que ela conquistasse a confiança do capitão romulano, algo que até ficou um pouco exagerado (como o fato de o capitão romulano se oferecer para o teste do teletransporte), mas que levou a uma relação muito interessante e amistosa entre duas espécies que se consideram inimigas. Não é à toa que o romulano era um cientista, ainda mais astrofísico (yes!) e não um militar, onde talvez a relação fosse bem menos amistosa. Foi muito interessante ver também que a tripulação não podia ser teletransportada por haver uma distorção temporal e algumas medidas precisarem ser tomadas para não se provocar paradoxos temporais. A cereja do bolo foi o fato do romulano ter morrido quatro anos antes de transmitir para a Frota Estelar as mensagens da Voyager. E de ficar em aberto se essas mensagens chegaram à Frota ou não. Tudo isso deu uma baita qualidade a um episódio bem escrito e bem bolado.

Star Trek: Voyager Rewatch: “Eye of the Needle” | Tor.com
Kes e o Doutor, numa boa dobradinha…

No mais, outros passos na construção do Doutor. Visto como uma ferramenta, ele era tratado com um certo desprezo pela tripulação, o que o levava a um comportamento amargo e agressivo. Mas Kes, fazendo uma boa dobradinha com ele nesse início de série, levou o caso à capitã, que mediou a situação e começou a tratá-lo como um ser consciente e não uma espécie de máquina. E o público cada vez mais se afeiçoando a esse novo outsider da franquia.

Dessa forma, “O Buraco da Agulha” é mais um bom episódio de Voyager que merece ser revisitado, pois apresentou uma boa ficção científica, onde a relação entre Janeway e o capitão romulano deu as cartas, regadas a um problema de ordem temporal onde houve o cuidado a não se cometer paradoxos temporais. O episódio ainda trabalhou mais o personagem do Doutor, já tendo um destaque todo especial desde o início da série.

Star Trek: Voyager | Netflix
O Doutor se impõe como um tripulante…
%d blogueiros gostam disto: