Um suspense bem convencional. “Um Pequeno Favor” é uma história de mães de alunos que se envolvem numa trama aparentemente muito tortuosa mas de rápida explicação. Um filme que pode ser um tanto engraçadinho, mas também que pode enveredar por caminhos um tanto sinistros.
Vemos aqui a história de Stephanie (interpretada por Anna Kendrick), uma mãe solteira de arroubos um tanto infantis que tem uma vida solitária e tem um canal no Youtube onde ensina pequenas receitas e algumas prendas, digamos, domésticas. Ela é vista com um certo desdém até de forma meio ridicularizada por outros pais do colégio onde estuda o filho. Num belo dia, Stephanie conhece Emily (interpretada por Blake Lively), a mãe de um coleguinha de seu filho, que é o oposto a ela: Emily é descolada, fala e faz o que pensa e parece ter uma vida cheia de aventuras que ficam meio que encobertas pelo passado nebuloso da moça.
As duas se aproximam e tornam-se amigas. Será nesse contexto que Emily um dia irá ligar para Stephanie e pedir que ela busque seu filho, pois está enrolada no trabalho. Será a última vez que as duas amigas se falarão. Stephanie começa, então, a investigar o desaparecimento de Emily e teremos início a uma história de muito suspense com reviravoltas inusitadas em vários momentos da película.
Realmente é um filme de suspense que prende a atenção do espectador e a exige, pois a trama é relativamente elaborada, embora pareça encher mais linguiça em alguns momentos, já que a solução do desaparecimento de Emily é muito simples, não se precisando, por exemplo, pegar um táxi da Lapa até Botafogo, passando por Macapá. De qualquer forma, essa solução simples acaba sendo um alívio para o espectador que perdeu o fio da meada em algum momento, não precisando recuperá-lo para pegar a trama como um todo. De qualquer forma, para quem gosta, há muitos plot twists, sobretudo no momento do desfecho e solução do mistério.
O elenco não é composto de nomes muito conhecidos. Anna Kendrick fez par com Ben Affleck em “O Contador” e foi a Cinderela de “Caminhos da Floresta”. Foi a melhor atuação da película, pois sua personagem transitou da moça bobinha e desrespeitada por todos até a mulher que investiga o sumiço da amiga e desvela toda uma trama tortuosa, precisando ser bem durona em alguns momentos. Além disso, a atriz protagonista também consegue funcionar eventualmente como alívio cômico. já Blake Lively, conhecida pela série “Gossip Girl” e por ter participado de “Café Society”, de Woody Allen, fez mais uma personagem de uma característica só, sendo algo um tanto quanto plano, mesmo que sua personagem seja muito carismática. a atuação em conjunto dessas duas atrizes foi o que o filme produziu de melhor.
Assim, “Um Pequeno Favor” é um filme de suspense que prende a atenção do espectador e a exige, embora a trama seja, ao fim das contas, de fácil compreensão, não sendo necessários tantos rodeios. É um filme de atores um tanto medianos, ainda buscando seu espaço ao Sol, com destaque para a atriz Anna Kendrick, que pegou um papel um pouco mais complexo. A película não é de se encher os olhos, mas vale como entretenimento.