Batata Movies – Guerrilheiros Das Filipinas. A Guerra No Pacífico.

Guerrilheiros das Filipinas - 1950 | Filmow
Cartaz do Filme

Mais um filme de Fritz Lang. “Guerrilheiros das Filipinas” (“American Guerrilla In The Philippines”, 1950)é mais um filme do vastíssimo repertório de películas de Segunda Guerra Mundial, abordando, desta vez, a guerra do ponto de vista do front do Oceano Pacífico, onde os Estados Unidos tiveram grande participação. Lembrando que este é um filme que foi rodado em 1950, ou seja, quando a guerra já havia terminado. Lembrando que os spoilers de setenta anos estão liberados.

Guerrilleros en Filipinas [American Guerrilla in the Philippines ...
Palmer. Perdido num país controlado pelos japoneses…

O plot é o seguinte. O Japão invade as Filipinas, forçando a retirada das tropas americanas. Mas alguns militares americanos ficaram para trás, obrigando-os a sobreviver em condições adversas e a se esconder dos japoneses. Dentre eles, temos Chuck Palmer (interpretado por Tyrone Power), que tem planos de arrumar um barco e seguir para a Austrália, para se juntar aos militares americanos e voltar à guerra. Nesse ínterim, ele conhece Jeanne Martinez (interpretada por Michelle Presle), que, apesar de sua origem francesa, abraçou a nacionalidade filipina e diz que Palmer que não pretende fugir. Palmer, por sua vez, consegue o tal barco, que logo será destruído pelas monções, sendo obrigado a retornar às Filipinas. Ele andará escondido pelas florestas com mais um punhado de soldados americanos, planejando arrumar outro barco para ir par a Austrália até que encontra Juan Martinez (interpretado por Juan Torena), o marido de Jeanne Martinez. Juan diz que pode arrumar um barco falando com um militar filipino que resiste contra os japoneses e que está em contato com outros americanos que fazem um movimento de guerrilha. Palmer acaba se envolvendo com a guerrilha de forma que ele não pode sair mais e entra na resistência contra os japoneses até a chegada de Macarthur no arquipélago, três anos depois.

Filme: Guerrilheiros Das Filipinas (American Guerrilla in the ...
Um barco rumo à Austrália…

O filme, em seu início tem letreiros que explicam que a película foi rodada nas Filipinas, com o apoio de seu governo e das forças armadas, cujos líderes foram ativos no movimento de guerrilha contra os japoneses, além de agradecimentos ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ou seja, esses letreiros já dão um grau de legitimidade ao que vemos no filme, pois vemos o registro de um feito relativamente recente. A película deixa bem claro que, não fosse a investida de Macarthur no último momento, a guerrilha não teria a menor chance contra o exército japonês. De qualquer forma, o filme tem lances muito curiosos como, por exemplo, toda a montagem de uma estrutura para que o movimento de resistência pudesse existir, onde baterias velhas eram vistas como ouro, pois elas poderiam ser reaproveitadas para se estabelecer um sistema de rádio, o que possibilitou o contato até com os Estados Unidos, ou o uso de arames farpados para se estabelecer um sistema de telégrafo. Um miniestado foi estabelecido numa cidade filipina, com direito a impressão de jornais e até de uma moeda local.

MICHELINE PRESLE, TYRONE POWER, AMERICAN GUERRILLA IN THE Stock ...
Jeanne será seu par romântico…

É claro que aqui os japoneses foram representados como a vilania a ser superada e varrida da face da Terra. Se em “Os Carrascos Também Morrem”, os nazistas tinham cara e procedimentos ultrajantes em toda a sua venalidade, aqui os japoneses são vistos de forma mais caricata reduzidos a uma truculência militarista incompreensível, onde só um oficial se comunica com os personagens da história, mas sempre de forma ameaçadora. O leitor mais atento pode perguntar: e o amor pelo exotismo asiático que Lang sempre nutriu? Podemos ver nas Filipinas como um todo, onde vemos as populações das aldeias locais e seus hábitos, com danças típicas na sequência da festa, assim como a beleza das florestas e paisagens.

Filme - Guerrilheiros das Filipinas (American Guerrilla in the ...
Luta aberta…

Dessa forma, “Guerrilheiros das Filipinas” é outro filme de Fritz Lang, mais um a abordar a temática da Segunda Guerra Mundial, agora na frente do Pacífico, com direito a filmagem nas próprias Filipinas. Um filme que fala de uma resistência conjunta entre americanos e filipinos contra o fascismo e o imperialismo japoneses. Vale a pena assistir a película na íntegra abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=L7JVKHBI7qI