Batata Movies – Depois Da Tempestade. Confusões Com O Amor Livre.

Das wandernde Bild (The Moving Image) (1920) - Filmaffinity
Cartaz do Filme

Mais uma película da fase alemã de Fritz Lang. “Depois da Tempestade” (“Das Wandernde Bild”, 1920) tem um roteiro, no mínimo curioso. Vemos aqui todo um imbróglio surgido a partir de um apologista do amor livre, ou seja, aquele que quer apenas juntar os trapinhos com a companheira, não formalizando o casamento, o que era um escândalo para a sociedade da época. Esse foi o primeiro filme da parceria Fritz Lang – Thea von Harbou, com esta última assinando o roteiro. Um detalhe interessante aqui é que esse filme era considerado perdido, mas foi recuperado a partir de uma cópia que se encontrava na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Para podermos entender um pouco melhor o que foi essa confusão toda, vamos precisar liberar os spoilers de um século.

Das wandernde Bild 1920 | Free Download | Cinema of the World
Irmgard foge de um passado complicado…

Vemos aqui a história de Irmgard (interpretada por Mia May), que conhece um distinto cavalheiro de nome Georg Vanderheit (interpretado por Hans Marr), um adepto do amor livre, ou seja, ele defende uma união não-formal entre homem e mulher. Irmgard inicialmente começa trabalhando como a secretária de Georg, mas logo os dois se apaixonam e Irmgrad engravida. Mas Georg mantém suas convicções e não quer formalizar um casamento. Irmgard, então, se casa com o irmão gêmeo de Georg, John. Georg, desiludido, foge. Ao saber de tudo, John se revolta, o que provoca a fuga de Irmgard para o interior.

The Wandering Image - Wikipedia
Ela era perseguida por John, com quem se casou…

John a persegue e a moça foge para as montanhas, onde encontra Georg vivendo como eremita numa cabana. John quase os mata explodindo uma pedreira em cima da cabana de Georg, mas Will Brand (interpetado por Rudolf Klein-Rogge), que está apaixonado por Irmgard, consegue salvar o casal e, na perseguição a John, este morre, caindo num precipício. Irmgard pede que Georg volte a viver com ela, mas este, fez uma promessa a uma imagem da Virgem Maria de que somente deixaria as montanhas se a imagem da Virgem andasse. Will Brand tenta se aproximar de Irmgard. Mas, nesse meio tempo, um tronco de árvore cai da ribanceira e atinge a imagem da Virgem Maria. Georg então acha que a imagem andou e acha que isso é um sinal para procurar Irmgard. Os dois terminam a história vivendo juntos nas montanhas dentro de um amor sincero.

TeleCineBrasil: Das Wandernde Bild - A imagem em movimento (Depois ...
Georg, adepto do amor livre, renunciou a tudo depois de uma grande decepção…

Esse é um filme de plot muito simples não fosse a questão do amor livre, que detonou toda a crise, um tema demasiadamente moderno para a época. Há, ainda, a curiosidade de testemunharmos o ator Hans Marr interpretando o mocinho e o bandido, já que se tratavam de irmãos gêmeos, inserindo aí a questão dos duplos, algo vindo do barroco e do expressionismo, e que veríamos novamente em “Metrópolis”. O personagem de Rudolf Klein-Rogge, Will Brand, acaba sendo o bonzinho que se apaixona pela mocinha, mas fica a ver navios quando ela prefere ter uma vida feliz com Georg, já que este, que era adepto do moderno amor livre, estranhamente só se une à sua amada depois que vê concretizada uma promessa à Virgem Maria. Talvez a sua desilusão amorosa, ao ver sua amada casando com seu irmão, tenha o feito abandonar totalmente a sua vida moderna e o levado a mergulhar em claustro na tradição. Essa dubiedade do personagem também pode ser vista como um sinal do duplo. Pelo menos Will Brand ficou com a herança da família, pois ele era primo de Georg. O casamento de Irmgard com John tirou a Will Brand o direito da herança; como a moça não era apaixonada por Brand, ela abriu mão da herança em favor de Brand, e assim nosso gentleman, que foi infeliz no amor, pelo menos ficou com a herança.

TeleCineBrasil: Das Wandernde Bild - A imagem em movimento (Depois ...
Promessa à Virgem Maria..

Dessa forma, “Depois da Tempestade” é um filme da fase inicial de Lang que marca o início de sua parceria com The von Harbou, mostra a curiosidade de se trabalhar o tema do amor livre e flerta com a questão dos duplos, uma herança não só do barroco como do expressionismo. Aproveitem para assistir abaixo esse filme com intertítulos em espanhol, que só não se perdeu totalmente por mérito da Cinemateca Brasileira, que conservou uma cópia.

https://www.youtube.com/watch?v=THFKG9c4-Ls