Dando sequência às análises de filmes de Fritz Lang, vamos hoje começar a nossa maratona do Dr. Mabuse. São quatro películas realizadas ao longo do século XX sobre esse criminoso intrigante. Nesse primeiro filme, “Dr. Mabuse, O Jogador” (“Dr. Mabuse, Der Spieler – Der Grosse Spieler: Ein Bild der Zeit”, 1922), vemos a apresentação do vilão, magnificamente interpretado por Rudolf Klein-Rogge, no papel que o imortalizou, sem a menor sombra de dúvida. Para podermos falar desse filme, vamos liberar os spoilers de noventa e oito anos.
Mas, quem é Mabuse? Ele é um psicólogo que consegue hipnotizar as pessoas, manipulando-as em jogos de cartas, para poder-lhes arrancar dinheiro, assim como roubou um contrato comercial entre a Holanda e a Suíça, provocando uma baixa nas ações da bolsa, momento em que ele as comprou por uma ninharia. Mabuse também tomou todas as providências para que o contrato fosse reencontrado, aumentando o preço das ações que havia comprado. O inspetor Norbert Von Wenck (interpretado por Bernhard Goetzke) vai procurar investigar os passos de Mabuse, que também é um mestre dos disfarces. Wenck sabe que há um grande criminoso atuando e roubando as pessoas, mas não consegue estabelecer a sua identidade. Wenck agirá em conjunto com Hull (interpretado por Paul Richter), que foi hipnotizado e roubado por Mabuse, mas o vilão colocará Cara Carozza, da sua quadrilha (interpretada por Aud Egede-Nissen) para seduzir Hull e manipulá-lo. Mesmo assim, Wenck e Hull seguem na investigação. Carozza alerta Mabuse de quanto é perigoso Wenck, mas o vilão faz pouco do alerta, até que, numa rodada de jogo de cartas, Wenck, disfarçado, consegue resistir ao hipnotismo de Mabuse. Este, enfurecido, consegue armar uma armadilha para Wenck e intoxicá-lo com gás venenoso, embora ele não morra. Numa outra tentativa de Wenck e Hull de prender Carozza para interrogá-la, Hull acaba assassinado, mas a moça é capturada. Wenck pede ajuda a condessa Dusy Told (interpretada por Gertrude Welcker), que acha a vida entediante e quer algo a mais para lhe dar emoção. Wenck propõe a ela que se faça de presa para tentar tirar algo de Carozza. Mas esta somente lhe diz que está apaixonada pelo criminoso que somente a usa em suas atividades criminosas. Ao final do filme, Mabuse faz outra investida, desta vez na casa da condessa, onde ela hipnotiza o seu marido, o conde Told (interpretado por Alfred Abel) para induzi-lo a trapacear durante o jogo de cartas, provocando a ira de seus convidados, que abandonam a festa dada pelo conde, desmoralizando-o. A condessa não aguenta tal cena com o marido e desmaia, sendo sequestrada por Mabuse.
Como dito acima, esse é um filme de Rudolf Klein-Rogge, que consegue fazer um magnífico vilão e múltiplas caracterizações, onde não somente a maquiagem e o figurino dão um show, mas também a própria interpretação do ator, que consegue dar uma vida única a cada caracterização. Talvez o único que possa se aproximar de Klein-Rogge no filme seja Bernhard Goetzke, que interpreta Wenck, o antagonista de Mabuse, que, curiosamente, também se disfarça assim como o vilão. O dom que Mabuse tem da hipnose é uma espécie de personagem à parte, pois ele consegue manipular os jogadores de cartas a seu redor, que pertencem a uma elite que busca prazeres em jogos de azar, festas e cocaína, em contraposição às camadas mais baixas, que vivem em bairros destroçados e escuros, ao bom estilo expressionista. É curioso notar que muitas dessas noitadas dos figurões são às escondidas da polícia, feitas justamente nos bairros mais proletários, numa mescla de elite com pobreza. A condessa Told é uma expressão dessa elite enfadonha que não tem nada para fazer e se lança aos prazeres fúteis. Ou seja, o filme, ao mostrar essas disparidades sociais, acaba refletindo um pouco a situação da República de Weimar da época.
Dessa forma, “Dr. Mabuse, O Jogador” é mais um interessante filme da fase alemã de Fritz Lang e um bom cartão de visitas do grande vilão da História do Cinema Alemão. Mas esse seria somente o primeiro filme. A segunda película apresentaria elementos ainda mais intrigantes. Vamos colocar os dois filmes completos e legendados em português na postagem da sequência de “Dr. Mabuse”.