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Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, DS9 (S01 Ep03), Prólogo Do Passado. Aparências Que Enganam.

Past Prologue (episode) | Memory Alpha | Fandom
Herói ou terrorista???

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, retornemos a DS9 para falar do terceiro episódio da primeira temporada, intitulado “Prólogo do Passado”.

Star Trek: Deep Space Nine 1x03 "Past Prologue" | The Goddess ☥ Room
E surge Garak…

O plot consiste no seguinte. Garak é introduzido na série, se apresentando a Bashir, e querendo sua amizade. Passamos a saber que ele foi o único cardassiano que ficou na estação, que é alfaiate e que há uma suspeita de que ele é um espião dos cardassianos. Carregado de fina ironia, Garak assusta muito o doutor, que fica ressabiadíssimo. Bashir vai falar sobre o fato com a tripulação, mas não dão muita importância para isso, pois há um problema maior: uma nave cardassiana ataca uma nave bajoriana em espaço bajoriano. Os cardassianos não atendem às frequências de saudação e o bajoriano na nave solicita uma atracação de emergência. Ele é transportado para a estação quando a destruição da sua nave pelos cardassianos é iminente. Seu nome é Tahna Los e ele solicitou asilo político, além de conhecer Kira (lutaram juntos na resistência). O cardasssiano (Gul Danar) que perseguia Los entra em contato com a nave e exige que Los seja entregue a ele, pois ele cometeu crimes hediondos contra o povo cardassiano e é um Khon-ma. Sisko disse que Los pediu asilo e ainda não decidiu a questão, além dos cardassianos terem invadido o espaço bajoriano. Sisko pede que os cardassianos atraquem na estação para discutir a questão da invasão e de ter ameaçado uma unidade da Federação. Sisko e Kira vão à enfermaria e a segunda não quer que Sisko o entregue aos cardassianos. Entretanto, Sisko a lembra que o Khon-Ma é um grupo bajoriano que mata a torto e direito cardassianos e até colaboracionistas bajorianos. Kira e Sisko entram em atrito por causa de Los, pois ela acha que grupos como o Khon-Ma devem ser repatriados, enquanto que Sisko não quer abrigar “terroristas” na estação. Na conversa entre Sisko e Los, o segundo admite que continuou a matar cardassianos depois da suspensão da guerra, mas que estava cansado da matança. Ele também tinha cicatrizes de tortura dos cardassianos no corpo.

Trekabout Episode 149: A Man Alone/Past Prologue
Um cardassiano assustando um médico…

Kira fala com uma almirante da Frota à revelia de Sisko e esta depois comunica ao comandante que a bajoriana entrou em contato com ela no meio de uma reunião. Ainda, O’Brien fala a Sisko que ele não irá querer entregar ninguém aos cardassianos se soubesse o que os cardassianos fazem com seus prisioneiros.

Danar vai ao escritório de Sisko e ouve do comandante que concederá asilo provisório a Los, pois entregá-lo aos cardassianos poderia gerar atritos entre a Federação e Bajor, algo que iria contra as pretensões da Federação no setor. E que Danar poderia discutir com o governo provisório bajoriano a questão depois que Los fosse a Bajor. Danar sai do escritório de Sisko cuspindo marimbondos.

Kira se aproxima de Los e escuta dele que é contra a presença da Federação e dos cardassianos, mas Kira justifica a presença da Federação dizendo que ela pode proteger o buraco de minhoca e os bajorianos podem usá-lo para se tornar um fortalecido pólo comercial, mas Los ainda quer, ao velho estilo da Doutrina Monroe, “Bajor para os bajorianos”. Kira pergunta se Los saiu do Khon-Ma e ele diz que sim. Kira ainda diz que busca, junto aos ministros bajorianos, a anistia dos membros do Khon-Ma.

No Promenade, as irmãs klingons Duras (Lursa e B’Etor) se recusam a entregar suas armas e Odo diz que isso faz parte do procedimento de segurança da estação e,que se elas não querem obedecer, que elas podem ir embora. As irmãs entregam as armas e Odo dá, sarcasticamente, as boas vindas. Odo comunica a Sisko sobre as irmãs Duras e pergunta se ele não deve prendê-las e entregá-las aos klingons, pois elas são renegadas por terem insuflado a guerra civil no Império Klingon (procura lá em TNG). Sisko disse que elas não cometeram nenhum crime na estação e pede a Odo para ficar de olho. No Quark’s Bar, Los aparece e as irmãs Duras se levantam de suas cadeiras. Os três se encontram secretamente fora do bar. As duas cobram um ouro de Los, sinal de que fizeram algum serviço para ele. Odo, disfarçado de rato, escuta a conversa.

Past Prologue (1993)
Odo se revelará um importante amigo de Kira nesse episódio…

Kira diz a Sisko que as negociações da anistia a Los e ao Khon-Ma estão adiantadas e ela está agradecida da ajuda dele, além de dizer que mais dois membros do Khon-Ma estão a caminho da estação, pois a anistia pode sair. O comandante lembra a Kira que ela falou com uma almirante da Frota sem a autorização dele, lembrando a ela que, se ela passar por cima dele de novo, ele “servirá a cabeça dela numa bandeja”. Ao conversar com Odo, Sisko sabe do contato de Los com as Duras e suspeita que os dois membros do Khon-Ma estão trazendo o ouro do acordo. As irmãs Duras, nesse meio tempo, vão a Garak e tentam negociar Los para ele entregá-lo aos cardassianos, o que interessa Garak e reforça a sua posição multifacetada na estação já logo em sua primeira aparição na série.

Kira vai a Los falar da anistia em negociações avançadas e ele se revela ainda fazer parte do Khon-Ma. Assim, Los mentiu para Kira (ela mesma disse a ele que ele já havia mentido antes). Exaltando o nacionalismo bajoriano e perguntando de que lado Kira estava, Los a manipula e pede uma nave com motor de dobra para garantir a paz e a vitória bajoriana definitiva. E Kira cai na conversa em virtude de seu nacionalismo bajoriano.

Star Trek: Deep Space Nine Rewatch: “Past Prologue” | Tor.com
Kira precisa tomar uma decisão…

Os dois membros do Khon-Ma estão no promenade e Garak chama a atenção do fato para Bashir, convidando o doutor para “comprar” uma roupa em sua loja. Bashir comunica o fato a Sisko, dizendo que isso tem a ver com os membros do Khon-Ma, e Sisko diz para o doutor ir ao encontro, pois isso pode ser um sinal de que os cardassianos e a Federação têm um inimigo em comum.

Kira vai a Odo e fala, indiretamente, de seu dilema em ajudar o Khon-Ma ou ficar do lado da Federação. Odo chama Sisko para conversar com ela, achando ser essa a melhor solução. Já Bashir chega à loja de Garak e este pede que o doutor se esconda em um dos provadores para escutar o que as irmãs Duras dirão ao cardassiano. As irmãs Duras chegam e Garak consegue arrancar delas a informação de que Los receberá um cilindro de bilítrio, um material que pode ser usado para produzir uma bomba. O doutor leva essa informação para Sisko e a tripulação arquiteta uma emboscada para Los e o Khon-Ma no ponto de encontro entre Los e as klingons, o lado escuro de uma lua bajoriana.

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Irmãs Duras surgem no imbróglio…

Kira e Los vão fazer a troca do ouro pelo bilítrio, enquanto que Sisko e O’Brien estão em outra nave auxiliar espreitando a troca. Uma nave cardassiana está invadindo o espaço bajoriano e Sisko vai com sua nave auxiliar interceptar a nave de Kira e Los. Este manda Kira entrar em dobra mas ela se recusa, Los ataca Kira e a rende, obrigando-a a entrar em dobra, mas ela se recusa. Los diz que se ela não entrar em dobra, que ele vai explodir a bomba e vai matar todas as colônias bajorianas da lua que orbitam. Kira entra em dobra e Sisko pede que a nave dela pare ou ele irá explodi-la. Los diz da bomba que irá explodir junto da nave. Sisko então pede ajuda à nave cardassiana e Danar aceita ajudar, não sem falar um “eu avisei”. Mas a nave cardassiana está mais atrasada e Sisko terá que atacar a nave de Kira e Los, sendo que este último quer usar a bomba para afetar o buraco de minhoca. Mas Kira faz uma parada súbita da dobra na nave que, em impulso, entra no buraco de minhoca. Depois de uma luta corporal entre Kira e Los, a bomba é expelida para fora da nave do outro lado do buraco de minhoca e explode sem provocar danos. Sisko chega e fala a Los que, se ele não se entregar, o comandante entregará Los para os cardassianos. Los acaba se rendendo a Kira. Los é preso na estação, não sem chamar Kira de traidora. Sisko e Kira se entreolham em silêncio. Fim do episódio.

O que podemos dizer do episódio “Prólogo do Passado”? Em primeiro lugar, é um episódio que segue na vibe de vermos Jornada nas Estrelas longe do ambiente utópico da Federação e da história se passar num lugar cheio de turbulências de um pós guerra. O personagem Tahnar Los era visto pelos cardassianos como um perigoso terrorista e Kira o via como um antigo líder radical que deveria ser reconhecido como herói e repatriado em tempos de paz. Isso tudo virou uma tremenda batata quente para Sisko, que inicialmente abraçou a causa heróica do personagem, até porque ele não queria atritos com Bajor. Mas, por outro lado, a tensão com os cardassianos aumentou. Entretanto, com o passar do episódio, Los mostra a sua faceta radical, o que deu razão aos argumentos dos cardassianos, revelando-se como um elemento perigoso para a paz em virtude de seu estilo belicista e terrorista, capaz de atacar seu próprio povo para aniquilar os inimigos cardassianos e a própria Federação, que também via como elemento invasor. Ao tentar explodir o buraco de minhoca, Los acreditava que ia se livrar tanto dos cardassianos quanto da Federação, mesmo que isso custasse uma posição de importância comercial para Bajor. Los é tão perigoso que ele consegue unir a Federação aos cardassianos para a sua captura. Toda essa querela provocada por Los ajuda a desenvolver a personagem de Kira, um antigo membro da resistência que precisa, em tempos de paz, ter outra mentalidade ao lidar com a Federação e os próprios cardassianos, pensando no que é melhor para Bajor agora dentro de novos parâmetros do pós guerra. Além disso, fica destacada a amizade entre Kira e Odo, onde a primeira vai pedir conselhos ao segundo quando a major não sabe se fica do lado de Los ou de Sisko. Outro ponto muito positivo do episódio foi a apresentação de Garak, desde o inicio se mostrando como um personagem de característica dúbia e altamente cínica, o que viria a ser a tônica da série. É interessante perceber que Garak faz amizade justamente com Bashir, que é visto como o personagem mais imaturo e um tanto abobalhado nesse começo de série. Fica uma questão aí: até que ponto essa amizade de Garak com Bashir ajudou a amadurecer o doutor?

Dessa forma, “Prólogo do Passado” é um excelente episódio que nos mostra que, em tempos de guerra e paz, nem sempre podemos ver as coisas do ponto da dicotomia dos mocinhos e bandidos. Se a perseguição a Los parecia inicialmente uma intransigência cardassiana, com o tempo, percebemos que o bajoriano era uma ameaça real à paz na região, a ponto de Kira rever seus conceitos e de Sisko se unir a Gul Damar para neutralizar Los. Outro episódio que vale a pena a revisita.

Doux Reviews: Star Trek Deep Space Nine: Past Prologue
Thana Los se revela uma pessoa muito perigosa…

Batata Movies – Corações Em Luta. Mais uma Vez A Questão Dos Duplos.

Vier um die Frau (1921) - IMDb
Cartaz do Filme

Mais outro filme da fase alemã de Fritz Lang. “Corações em Luta” (“Vier Um Die Frau”, 1921) é também fruto de um roteiro de Thea Von Harbou e foi encontrado na Cinemateca Brasileira em São Paulo no ano de 1986. Para podermos falar dessa película, vamos liberar os spoilers de noventa e nove anos.

Four around the Woman (aka, Vier um die Frau) (Fritz Lang, 1921 ...
William e Florence. Um vigarista e uma mulher fiel..

O plot é bem simples. Harry Yquem (interpretado por Ludwig Hartau) compra uma jóia para sua esposa Florence (interpretada por Carola Toelle) num submundo de ladrões. Lá, ele vai encontrar William Kraft (interpretado por Anton Edthofer), um vigarista de hábitos requintados e que tem um irmão gêmeo, Werner, que foi amante de Florence antes de seu casamento arranjado com Harry. Na noite do casamento de Florence, Werner a visitou e Harry ia flagrar a futura esposa com Werner no quarto. Para que a moça não fosse culpada, Werner simulou um assalto e amarrou Florence antes de fugir. Mas Harry sempre ficou com a pulga atrás da orelha com relação a isso. Harry, ao ver William, confundiu-o com Werner e armou uma espécie de armadilha para flagrá-lo com Florence. Mas William é que foi a casa de Florence. Como Harry cometeu muitos crimes ao se enfiar no comércio de jóias no submundo, um grupo de assaltantes foi à sua casa, onde um tiroteio aconteceu e Florence foi atingida. A moça não morreu, mas acabou vendo o marido sendo preso, depois que Harry matou um detetive contratado por ele para espionar a esposa e que foi confundido também com um amante por Harry. O filme termina com a inocente Florence prometendo esperar o amado Harry sair da prisão, mesmo com Werner ajudando com a polícia a evitar o assalto da casa de Harry.

Quatre Hommes autour d'une Femme (Vier um die Frau) (1921) de ...
Werner, obrigado a viver na miséria do submundo…

É um filme um pouco enrolado, talvez pelo fato da cópia da Cinemateca Brasileira provavelmente não estar inteira. Mas o que chama a atenção é o fato de vermos uma película inicialmente de tons mais policiais, com Harry se disfarçando para fazer as suas atividades ilícitas no submundo, assim como Werner, sem dinheiro, precisando sobreviver naquele meio. Com o tempo, o filme se transforma mais num drama conjugal onde Harry busca investigar a esposa para descobrir se ela o traiu ou não. Temos a presença de um flashback no filme, onde testemunhamos o que aconteceu na noite de casamento de Florencce, um flashback que chega meio que sem avisar, e que exige a atenção do espectador. Mas o mais interessante aqui é que, a exemplo do que vimos em “Depois da Tempestade”, a questão do duplo foi novamente utilizada, onde Harry confundiu William com Werner. Se o último nutria um amor sincero por Florence, William, por sua vez, tinha um caráter mais baixo e via Florence como mais uma vítima de suas conquistas, algo que somente não aconteceu quando ele percebeu a confusão que Harry fez com as identidades dele e de seu irmão. No mais, temos a presença de uma amiga de Florence que encarnava a infidelidade em pessoa, mais para ser uma espécie de contrapartida à própria fidelidade de Florence, que mesmo apaixonada por Werner, acaba declarando juras de amor a Harry ao final do filme, dando um quê conservador à película. Se há uma suspeita de Harry com relação à fidelidade de Florence, essa se mostra a perfeita casada ao final.

Four Around the Woman, the German Silent Drama by Fritz Lang | Fandor
Harry. Assolado pela dúvida…

Dessa forma “Corações em Luta”, apesar de um pouco confuso, mostra um filme policial que depois descamba mais para um drama conjugal. A questão dos duplos novamente é usada para dar um gosto especial ao drama, que tem um desfecho conservador, sem maiores voos altos. E não percam a oportunidade de assistir ao filme na íntegra, com intertítulos em português (da época em que o filme foi exibido no Brasil) abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Ouju7iGkotM

Batata Movies – Depois Da Tempestade. Confusões Com O Amor Livre.

Das wandernde Bild (The Moving Image) (1920) - Filmaffinity
Cartaz do Filme

Mais uma película da fase alemã de Fritz Lang. “Depois da Tempestade” (“Das Wandernde Bild”, 1920) tem um roteiro, no mínimo curioso. Vemos aqui todo um imbróglio surgido a partir de um apologista do amor livre, ou seja, aquele que quer apenas juntar os trapinhos com a companheira, não formalizando o casamento, o que era um escândalo para a sociedade da época. Esse foi o primeiro filme da parceria Fritz Lang – Thea von Harbou, com esta última assinando o roteiro. Um detalhe interessante aqui é que esse filme era considerado perdido, mas foi recuperado a partir de uma cópia que se encontrava na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Para podermos entender um pouco melhor o que foi essa confusão toda, vamos precisar liberar os spoilers de um século.

Das wandernde Bild 1920 | Free Download | Cinema of the World
Irmgard foge de um passado complicado…

Vemos aqui a história de Irmgard (interpretada por Mia May), que conhece um distinto cavalheiro de nome Georg Vanderheit (interpretado por Hans Marr), um adepto do amor livre, ou seja, ele defende uma união não-formal entre homem e mulher. Irmgard inicialmente começa trabalhando como a secretária de Georg, mas logo os dois se apaixonam e Irmgrad engravida. Mas Georg mantém suas convicções e não quer formalizar um casamento. Irmgard, então, se casa com o irmão gêmeo de Georg, John. Georg, desiludido, foge. Ao saber de tudo, John se revolta, o que provoca a fuga de Irmgard para o interior.

The Wandering Image - Wikipedia
Ela era perseguida por John, com quem se casou…

John a persegue e a moça foge para as montanhas, onde encontra Georg vivendo como eremita numa cabana. John quase os mata explodindo uma pedreira em cima da cabana de Georg, mas Will Brand (interpetado por Rudolf Klein-Rogge), que está apaixonado por Irmgard, consegue salvar o casal e, na perseguição a John, este morre, caindo num precipício. Irmgard pede que Georg volte a viver com ela, mas este, fez uma promessa a uma imagem da Virgem Maria de que somente deixaria as montanhas se a imagem da Virgem andasse. Will Brand tenta se aproximar de Irmgard. Mas, nesse meio tempo, um tronco de árvore cai da ribanceira e atinge a imagem da Virgem Maria. Georg então acha que a imagem andou e acha que isso é um sinal para procurar Irmgard. Os dois terminam a história vivendo juntos nas montanhas dentro de um amor sincero.

TeleCineBrasil: Das Wandernde Bild - A imagem em movimento (Depois ...
Georg, adepto do amor livre, renunciou a tudo depois de uma grande decepção…

Esse é um filme de plot muito simples não fosse a questão do amor livre, que detonou toda a crise, um tema demasiadamente moderno para a época. Há, ainda, a curiosidade de testemunharmos o ator Hans Marr interpretando o mocinho e o bandido, já que se tratavam de irmãos gêmeos, inserindo aí a questão dos duplos, algo vindo do barroco e do expressionismo, e que veríamos novamente em “Metrópolis”. O personagem de Rudolf Klein-Rogge, Will Brand, acaba sendo o bonzinho que se apaixona pela mocinha, mas fica a ver navios quando ela prefere ter uma vida feliz com Georg, já que este, que era adepto do moderno amor livre, estranhamente só se une à sua amada depois que vê concretizada uma promessa à Virgem Maria. Talvez a sua desilusão amorosa, ao ver sua amada casando com seu irmão, tenha o feito abandonar totalmente a sua vida moderna e o levado a mergulhar em claustro na tradição. Essa dubiedade do personagem também pode ser vista como um sinal do duplo. Pelo menos Will Brand ficou com a herança da família, pois ele era primo de Georg. O casamento de Irmgard com John tirou a Will Brand o direito da herança; como a moça não era apaixonada por Brand, ela abriu mão da herança em favor de Brand, e assim nosso gentleman, que foi infeliz no amor, pelo menos ficou com a herança.

TeleCineBrasil: Das Wandernde Bild - A imagem em movimento (Depois ...
Promessa à Virgem Maria..

Dessa forma, “Depois da Tempestade” é um filme da fase inicial de Lang que marca o início de sua parceria com The von Harbou, mostra a curiosidade de se trabalhar o tema do amor livre e flerta com a questão dos duplos, uma herança não só do barroco como do expressionismo. Aproveitem para assistir abaixo esse filme com intertítulos em espanhol, que só não se perdeu totalmente por mérito da Cinemateca Brasileira, que conservou uma cópia.

https://www.youtube.com/watch?v=THFKG9c4-Ls

Batata Movies – As Aranhas (Parte 2), O Barco De Diamantes. Sai O Culturalismo, Fica O Imperialismo.

The Spiders Blu-ray - Fritz Lang
Cartaz do Filme

Dando sequência às análises de filmes de Fritz Lang na Batata Espacial, vamos falar hoje da segunda parte do filme “As Aranhas”, intitulado “O Barco de Diamantes”. Lembrando que essa película foi rodada em 1920 e os spoilers de um século estão liberados.

Crítica | As Aranhas – Parte 2: O Barco de Diamantes – Plano Crítico
Lio Sha à procura do diamante…

Qual é o plot? O herói Kay Hoog procura sua vingança contra Lio Sha e organiza uma batida policial onde a vilã consegue fugir. Ela está atrás do diamante cabeça de Buda, cuja posse dará poder sobre todo o continente asiático, ampliando a teia das Aranhas por aquela parte do mundo. Os poderes de um vidente serão utilizados para se saber o paradeiro do diamante, que está com o contrabandista inglês John Terry. Lio Sha seqüestra a filha de Terry para chantageá-lo. Hoog, ao saber que o diamante pode estar com Terry, o procura mas fica sabendo que foi um antepassado de Terry que consegui o diamante e que ele estaria nas Ilhas Malvinas. Hoog e Sha se encontram novamente nas Malvinas e o protagonista consegue achar o diamante primeiro numa espécie de gruta. Mas é aprisionado por Sha. O problema é que a gruta libera um gás venenoso que mata Sha e seus capangas. Hoog consegue fugir com o diamante e liberta a filha de Terry. É o fim das Aranhas.

Kitsch, Sensation – Kultur und Film: Die Spinnen • Senses of Cinema
Kay Hoog atrás de pistas…

“O Barco de Diamantes” segue a mesma pegada de aventura vista no primeiro filme, embora seja menos impactante por não se tratar de uma novidade, seguindo a regra de que, geralmente, toda sequência é pior do que o primeiro filme. Mas agora há mais elementos exóticos. A sequência da cidade subterrânea chinesa impressiona, assim como a sequência do vidente indiano. De qualquer forma, o elemento estrangeiro parece ser tratado aqui com mais preconceito de que em “O Lago Dourado”. Se no primeiro filme, os incas eram vistos como fanáticos que faziam sacrifícios ao Sol, ainda havia todo um ornamento da arquitetura nativa que parecia dar àquele povo alguma exaltação, isso sem falar da doçura da nativa Naela, que inclusive se torna a esposa do protagonista europeu. Já em “O Barco de Diamantes”, os chineses são tratados como pessoas ardilosas e traiçoeiras, chegando a viver nos subterrâneos, tais como insetos. O ritual indiano do vidente que ceifa a sua vida para dar a informação da localização do diamante, nos dá a impressão de que a vida humana está abaixo dos interesses da ambição para os povos asiáticos. Povos esses que querem o diamante para poder controlar seu continente, não dando brechas para a presença imperialista européia. Caberá ao herói europeu Hoog tomar o diamante para que os europeus possam ter garantida a sua presença imperialista na Ásia, à despeito de As Aranhas desejarem a posse do diamante para também terem uma maior influência sobre o continente, o que reforça o argumento imperialista. Ou seja, se em “O Lago Dourado” há uma presença culturalista e imperialista no filme, em “O Barco de Diamantes”, o culturalismo é chutado para escanteio para dar lugar a um fulgurante imperialismo em todo o seu preconceito às culturas “primitivas”.

Como haveria mais duas partes a serem filmadas da saga de Kay Hoog, pareceu que o desfecho de “O Barco de Diamantes” ficou em aberto, pois esperava-se que Hoog fizesse um par romântico com Ellen, a filha de Terry, o que não aconteceu. De qualquer forma, a organização criminosa foi destruída e Lio Sha pagou o seu crime de ter matado Naela com a sua própria vida.

Fritz Lang, Die Spinnen (1919) | nãomef
Um mordomo suspeito, para variar…

Dessa forma, “O Barco de Diamantes” dá um final à série “As Aranhas”, dois filmes de aventura, com cara de Indiana Jones pré-expressionista, e que alimenta todos os preconceitos oriundos da expansão imperialista europeia pelo mundo àquela época. Veja o filme com legendas em inglês abaixo.

Batata Movies – As Aranhas, Parte 1, O Lago Dourado. Culturalismo E Imperialismo.

The Spiders (film) - Wikipedia
Cartaz do Filme

Dentro da retrospectiva de Fritz Lang que a Batata Espacial está organizando, vamos retornar a 1919 e falar do filme “As Aranhas” (“Die Spinnen”), que é dividido em duas partes: “O Lago Dourado” e “O Barco de Diamantes”. Esses são os filmes mais antigos dirigidos por Lang que ainda existem, pois “Halbblut” (1919) e “Der Herr, Der Liebe” (1919), são considerados perdidos. Vamos, primeiro, falar de “O Lago Dourado”, deixando “O Barco dos Diamantes” para outra ocasião. Lembrando sempre que os spoilers de cento e um anos estão liberados.

Die Spinnen – Wikipédia, a enciclopédia livre
Kay Hoog, o protagonista…

Qual é o plot do filme? Em São Francisco, Kay Hoog (interpretado por Carl de Vogt) encontrou, enquanto estava em seu iate no mar, uma garrafa com uma mensagem dentro. A mensagem falava de um tesouro do povo Inca, algo que atrai Kay. Ele comunica aos seus pares que vai viajar para o Peru, pois ele iria participar de uma competição. Ao comunicar que vai atrás de um tesouro, ele desperta a atenção de Lio Sha (interpretada por Ressel Orla), que é a líder de uma organização criminosa chamada “As Aranhas”. Ela manda seus capangas invadirem a casa de Hoog para roubar a mensagem que estava na garrafa e organiza a viagem para o Peru. Hoog também viaja para lá e consegue recuperar a mensagem na garrafa. Hoog e Sha chegam ao Peru e o primeiro se apaixona por Naela (interpretada por Lil Dagover), uma espécie de sacerdotisa do Sol, que era obrigada por seu povo a estar em rituais de sacrifícios. A moça pede para Hoog fugir, pois os incas não poupam os brancos. Naela mostra a região onde estão os tesouros incas, que possuem velas que não podem ser acesas, pois estão amaldiçoadas. Os incas aprisionam Lio Sha, que será oferecida em sacrifício. Mas a quadrilha das Aranhas ataca os incas, provocando grande confusão. Eles encontram o ouro e acendem as velas amaldiçoadas para iluminação, despertando a maldição e levando a uma grande tragédia, onde o ouro é arrastado para o fundo do mar com muitos capangas, sobrando apenas Liu Sha e mais outro capanga. De volta a São Francisco, Hoog tem uma vida feliz com Naela. Liu Sha o procura, dizendo que está apaixonada, mas Hoog diz que vive bem com Naela. Como represália, as Aranhas matam Naela, deixando uma aranha em cima de seu corpo como marca de que foram responsáveis pelo crime. Hoog se agarra ao corpo morto de sua amada, jurando vingança.

The Spider Who Loved Me | supervistaramacolorscope
Lio Sha, a vilã, e os motivos pré-colombianos…

Esse filme chama a atenção para uma das características de Lang já mencionadas aqui: a sua paixão por culturas fora da Europa. O diretor, em sua juventude, fez viagens pela Ásia e vemos as chamadas culturas “exóticas” marcando presença em seus filmes, seja  na fase alemã, seja na fase americana. Aqui é feita toda uma construção em cima da cultura inca que, à despeito de algumas imprecisões históricas e geográficas (a principal riqueza inca era o ouro, ao invés da prata, os sacrifícios ao Sol eram mais característica da cultura asteca e das demais culturas pré-colombianas do México e os tesouros incas acabarem soterrados no mar para uma cultura que vivia nos Andes), muito impressionou com a construção arquitetônica dos templos, de motivos pré-colombianos bem pronunciados. Se houve um cuidado em se mostrar uma suposta cultura inca, ainda assim podemos perceber um quê imperialista, com europeus indo à busca de tesouros de culturas “primitivas”. A nativa Naela inclusive pede para que o herói branco e europeu Hoog se proteja dos incas, além de ser contra a cultura de sacrifício da qual a própria Naela é sacerdotisa. Não podemos nos esquecer que esse é um filme de aventura, baseado em romances juvenis do gênero, que seria construído em quatro episódios, mas onde somente dois episódios foram produzidos.

Acervo História do Cinema: As Aranhas Alemanha 1919 Fritz Lang
Hoog salva Naela de uma perigosa cobra…

Outra coisa que chama a atenção é a vilã do filme. Lio Sha, além de seu nome de clara origem asiática, ainda é a chefe de uma organização criminosa, que se veste com roupas masculinas e lida com gente da pior espécie, ela mesma sendo uma pessoa sem nenhum caráter. É interessante ver Lang colocando uma mulher num personagem que, muito provavelmente, seria interpretado por um homem em 1919. Lio Sha talvez tenha sido o personagem mais carismático da trama, até mais do que o protagonista Kay Hoog. Ao contratar capangas mexicanos para a missão e ver a luta de Hoog com tais capangas, sentimos uma presença de Western, gênero com o qual Lang teria um contato mais íntimo em sua fase americana décadas depois.

The Spiders (film) - Wikipedia
Naela morta, e a marca dos assassinos…

Dessa forma, “As Aranhas, Parte 1, O Lago Dourado”, é um curioso filme de Lang feito nos primórdios de sua carreira. Destinado a ser um filme de entretenimento e aventura, aparece aqui todo um cuidado (ainda que pouco acurado) de retratar uma cultura considerada exótica pelos europeus, mesmo que a aventura insira um quê imperialista no filme. A grande virtude aqui é o exotismo e a complexidade da personagem Lio Sha, uma mulher moderna líder de uma organização criminosa, que marca seus crimes sempre com a presença de uma aranha. Não deixem de ver abaixo o filme na íntegra, legendado em inglês.