Batata Séries – Jornada Nas Estrelas DS9 (S01, Ep06), O Lance de Q. E Surge Q.

Star Trek: Deep Space Nine 1 X 4 "Babel" Jennifer Hetrick as Vash | Star  trek, Trek, Hollywood
Uma trambiqueira da marca maior…

Dentro de nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, chegamos ao sexto episódio da primeira temporada de Deep Space Nine, intitulado “O Lance de Q”.

Qual é o plot do episódio? Sisko tenta tirar dois tripulantes de uma nave auxiliar que atracou na estação quase sem energia, com os suportes de vida falhando. O’Brien consegue fazer a porta abrir e, dentro da nave, havia uma terceira tripulante, Vash (vista no episódio Captain’s Holiday, de TNG (S03, Ep19). Dax disse que ela estava no quadrante Gama há dois anos. Imediatamente reconhecida por O’Brien, ele pergunta como ela foi parar no quadrante gama. Vash somente diz que foi um amigo que a deixou lá. Todos vão para a enfermaria e nem notam que um tripulante mexe na porta. É Q.

Sisko pergunta a Dax como um humano pode estar no quadrante Gama por dois anos sem passar pelo buraco de minhoca. Dax diz que ela é arqueóloga. Sisko ordena que Dax investigue. Vash guarda vários artefatos arqueológicos num cofre da estação e, depois disso, Sisko a aborda, perguntando se ela não quer voltar para a Terra para conversar sobre o quadrante Gama no Instituto Daystrom. A moça foi expulsa do Conselho Arqueológico do Instituto duas vezes por venda ilegal de artefatos. Vash deixa bem claro que quer lucros das vendas de artefatos. Mas essa é uma oportunidade para ela retornar à Terra e ao Instituto. Ela diz a Sisko que está interessada.

Star Trek: Deep Space Nine | Netflix
Q está de volta…

O’Brien diz que não consegue entender o que aconteceu com a nave auxiliar. Sobre Vash, ele diz a Sisko que ela foi um antigo caso de Picard, algo que provoca estranhamento em Sisko. De repente, há uma queda de força na estação. Dax percebe uma falha que também aconteceu na nave auxiliar quando esta perdeu energia.

Em seus aposentos, Vash recebe a visita de Q, mas ela não quer mais saber dele. Os dois fizeram uma associação que fez Vash parar no quadrante Gama. Quark bate à porta e Vash exige que Q saia para ela conversar com o ferengi. Quark já sabe dos artefatos de Vash e lhe propõe fazer um leilão onde ele vai receber uma comissão de 50%. Mas Vash começa a acariciar as orelhas dele, baixando a comissão do ferengi para 22%. Depois que ela despacha Quark, ainda recebe a visita de Bashir convidando-a para jantar, sempre com Q à espreita e zoando a cara dela, que não quer mais saber de Q. Ela diz que sabe se virar sozinha e Q diz: “Veremos”.

q deep space 9 off 65% - www.transanatolie.com
Uma ligação complicada…

No Bar do Quark, Q dá uma de garçom e induz Bashir a ir tirar uma soneca, só que O’Brien vê tudo. O’Brien comunica o fato a Sisko, que já sabe da existência dele (houve uma reunião na Frota para se falar de Q). A estação continua tendo quedas de energia que logo acabam. Sisko desconfia que Q esteja por trás delas.

Quark e Vash negociam ferozmente pelos artefatos na organização do leilão. Mas Sisko interrompe a conversa porque ele quer conversar com a moça. Ele quer saber de Q, mas o próprio está ali e começa a conversar com Sisko, sempre no espírito de zoação dele. Mas Sisko não está para brincadeira e fala muito grosso com Q, que simula uma luta entre os dois. Sisko o atinge com dois socos e Q fica surpreso, porque Picard nunca havia batido nele. Sisko retruca dizendo que não é Picard. Q diz que é melhor, pois é mais fácil provocar Sisko.

A estação sofre novas quedas de energia e, agora, rupturas no casco. Sisko começa a achar que Q não tem nada a ver com isso, pois não é o estilo dele. Este continua a ameaçar Vash, colocando-a em estados onde ela provavelmente estaria caso Q não a ajudasse quando estivesse em apuros, fazendo-a depois voltar ao normal. E diz que vai esperar ela reconsiderar.

Watch Star Trek: Deep Space Nine Season 1 Episode 7: Q-Less - Full show on  Paramount Plus
Outra ligação complicada…

Sisko toma uma série de medidas para tentar salvar a estação e Q aparece. Todos reagem de forma bem agressiva e Q diz que o verdadeiro perigo na estação é Vash e que ela retrocede a ética da Federação em duzentos anos. Os defeitos da estação fazem-na ir em direção ao buraco de minhoca.

O leilão começa e Q, no meio da plateia, avisa que a estação será destruída, mas Quark faz umas promoções e segura o leilão. Vash diz que Q vai matar a todos na estação para se vingar dela. Ele diz que a estação já tem problemas suficientes sem ele e que, se ela quiser sua ajuda, ele está lá.

A equipe de Sisko descobre a fonte que está provocando todo o caos da estação. É um dos artefatos do leilão. Sisko vai ao leilão, coloca seu comunicador no artefato e ordena a O’Brien que teletransporte o artefato a quinhentos metros da estação. No espaço, o artefato se transforma numa forma de vida embriônica e vai para o buraco de minhoca.

Vash vai para a Terra, trabalhar no Insituto Daystrom. Mas Quark sugere que ela vá explorar os artefatos arqueológicos de outro planeta. Q aparece por trás dela e diz que a exploração é uma boa ideia, pois a Terra está muito chata. Ela consegue despachar Q, mas depois, pegando as orelhas de Quark, pergunta sobre o tal planeta. Dax vê tudo rindo e depois, ri mais ainda quando um sonolento Bashir aparece perguntando se perdeu alguma coisa. Fim do episódio.

The 8 Worst Episodes of Star Trek: Deep Space Nine | Topless Robot
Poderes de sedução…

O que podemos falar do episódio “O Lance de Q”? Em primeiro lugar, temos a feliz presença de Q, combinada com a de Vash, uma trambiqueira que conquistou o coração de Picard em TNG. O que foi muito curioso ver como a tripulação da estação, muito mais estressada que a da Enterprise, aturaria as peripécias de Q. E aí, a reação agressiva a Q foi óbvia, o que só deu a ele mais combustível para provocações, como ele mesmo disse à respeito de Sisko. Só que, ao contrário do que poderia parecer (e, seria um tanto óbvio), nosso Q não tinha nada a ver com a deterioração da estação. E ele ainda chegou para chamar a atenção da tripulação de que o verdadeiro perigo ali era Vash, que estava retrocedendo a ética da Federação em duzentos anos e, justamente um dos seus artefatos era o motivo da destruição iminente da estação, tudo em nome dos lucros. Aliás, falando em lucros, a sintonia entre Vash e Quark foi o grande alívio cômico do episódio. Uma vigarista que usava seu poder de sedução com o ferengi para conseguir seus objetivos. E, até Q balançou com a mutreteira, Ponto para a lindíssima Jennifer Hetrick, que deu muito carisma à sua personagem Vash, sendo uma atração à parte num episódio cheio de falas deliciosas entre os personagens.

Dessa forma, “O Lance de Q” é um baita episódio de DS9, pois traz a presença de Q e Vash interagindo com essa tripulação um tanto estressada da estação. A simples presença de Q já é garantia de que vamos ter diálogos muito engraçados e divertidos. E a química entre Quark e Vash acabou sendo uma atração à parte. Vale muito a pena a revisita.  

%d blogueiros gostam disto: