Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, A Nova Geração (S01, Ep 06), Solidão. Jogo De Sete Erros.

Fashion It So — Lonely Among Us - 1.7
A Enterprise recebe estranhas espécies…

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, voltemos a TNG, mais especificamente para o sexto episódio da primeira temporada, intitulado “Solidão”, e escrito por Dorothy Fontana.

Qual é o plot? A Enterprise recebe representantes de duas espécies inimigas, os anticanos e os selays, que querem fazer parte da Federação e vão para um planeta cuja espécie é especializada em resolver conflitos. Picard, Tasha e Riker recebem os selays, que já sentem a presença dos anticanos na nave e exigem distância dos inimigos. Picard conversa com Riker e não entende por que essas duas espécies têm rixas por questões como costumes, religião e “até sistemas econômicos”. Data detecta uma forma estranha de energia à frente e em dobra. Picard ordena a varredura da fonte de energia e Worf é atingido por uma descarga de energia que sai do painel, ficando desacordado. La Forge chama a Doutora Crusher para atender Worf que, num reflexo, age violentamente. La Forge consegue imobilizar Worf a ponto da Doutora sedá-lo. La Forge diz a Picard que conseguiu ver algo com seu sensor visual mas não sabe bem o que era.

Watch Star Trek: The Next Generation Season 1 Episode 7: Lonely Among Us -  Full show on Paramount Plus
Worf recebe uma estranha descarga…

Crusher examina Worf e a energia que penetrou o corpo do klingon passa para ela. A Doutora, imediatamente, passa a agir de forma estranha. Já Worf acorda e volta ao normal. Crusher vai para seus aposentos e pergunta sobre teoria de dobra para Wesley, matéria que o jovem estudava. Ela também quer saber do leme da nave e vai para a ponte. Crusher parece possuída por algo. Ela diz a Picard que precisa de mais dados sobre os klingons para diagnosticar Worf e usa os painéis da ponte. A forma de energia entra neles e Crusher não sabe mais por que está na ponte. Data identifica um defeito no painel que Crusher usou. De repente, toda a nave acusa problemas. Picard faz uma reunião e exige dos seus comandados uma explicação para os motivos dessa pane da nave. Já os anticanos estão andando com armas pela nave e estas foram confiscadas, num sinal de que essas duas espécies ainda vão dar problemas.

A Enterprise sai de dobra. Como ela está novinha em folha, Data acredita que o problema não é da nave e sim de alguém que a esteja sabotando. Os suspeitos imediatos são os anticanos e os selays. Picard faz muitas perguntas e o tema de detetives particulares e Sherlock Holmes veio à tona, despertando a curiosidade de Data.

Star Trek: The Next Generation (1987) – Lonely Among Us, and Justice – The  Mind Reels
Ser energético que se manifesta pela nave…

Wesley conversa com a mãe e percebe que ela não se lembra da conversa que tiveram sobre a teoria de dobra. Enquanto isso, um assistente da engenharia é atingido pela descarga elétrica que passeia pela nave e morre. La Forge, Worf e Wesley examinam os controles da engenharia que agora fornecem dobra à nave e Wesley diz que eles não estavam daquele jeito quando o rapaz estava com o assistente da engenharia. La Forge disse que deve ter sido o assistente de engenharia que mudou os indicadores dos controles, algo que Wesley não acredita muito por questões de tecnobabble. A nave entra em dobra.

Tasha interroga os anticanos, que reagem de forma suspeita. Ela vai conversar com Riker e Data que, se comportando como Sherlock Holmes, acha que os alienígenas não são suspeitos, pois estão preocupados demais em um prejudicar o outro, depois de investigar onde os alienígenas andaram pela nave.

Na enfermaria, Troi pretende hipnotizar Cruhser e Worf para conseguir recuperar alguma lembrança deles da amnésia que tiveram. Ao conversar com os dois hipnotizados, Troi conclui que ambos foram invadidos por algo com consciência. Eles levam isso ao capitão e, como as hipóteses dos culpados serem os alienígenas ou a tripulação estão descartadas, Data cita o axioma de Sherlock: “Quando o impossível é eliminado, o que restar, não importa o quanto é improvável, deve ser a verdade” (já ouvi alguém de orelhas pontudas falando isso num longa depois desse episódio).

A nave continua dando problemas. Picard coloca a mão no leme e a descarga de energia passa para ele, mas agora La Forge percebe algo estranho. Picard também começa a se comportar de forma esquisita.  Picard manda dar meia volta, provocando estranheza em todos. Perguntado por Riker sobre a mudança de curso, Picard diz que quer ver a nuvem de energia de novo. Todos estranham o comportamento de Picard.

Star Trek: The Next Generation – Lonely Among Us (Review) | the m0vie blog
Um Picard possuído…

Enquanto isso, os alienígenas se encontram e se estranham, tudo isso bem na frente de… O’Brien!!! Sempre ele, coitado, até na Enterprise. Troi, Riker, Crusher, Data e La Forge conversam sobre o comportamento estranho (e perigoso, segundo Troi) do capitão. Somente Riker pode retirá-lo do cargo e Crusher pode mandar fazer exames médicos para respaldar a decisão de Riker. Crusher e o Primeiro Oficial vão solicitar que Picard faça exames psiquiátricos, mas ele inverte o jogo e usa de sua autoridade para obrigar Riker e Crusher a fazerem exames psicológicos. Crusher retorna com o exame psiquiátrico dela e finalmente faz a entidade que domina Picard falar. Ela diz que está “voltando para casa”.

A Enterprise chega novamente à nuvem. A entidade dentro de Picard disse que foi capturada quando a nave passou na nuvem e que quer retornar à nuvem junto com o capitão. Riker e Crusher se negam. Picard coloca novamente a mão no leme e a descarga de energia que sai dele imobiliza a todos. Picard sai da ponte e vai para a sala de teletransporte, se teletransportando somente em energia. Não há nenhum sinal do capitão depois de muita procura e Riker decide ir embora para o planeta onde os anticanos e os selays vão discutir a paz e a entrada na Federação. Mas Troi sente somente a presença de Picard. A entidade e o capitão ficaram incompatíveis e agora, o capitão está na nuvem, somente em forma de energia. Data diz que o capitão pode entrar na nave, assim como a entidade acabou parando lá quando a nave passou pela nuvem. Riker pede a La Forge que a Enterprise mergulhe na nuvem novamente. De repente, o painel de leme de La Forge escreveu um “P”. Data chama Riker para a sala de teletransporte. Como Picard foi o último a ser teletransportado, seu padrão ficou no teletransporte. Se Picard viajou pelos circuitos da nave e foi até o teletransporte, ele poderia ser recuperado no teletransporte, segundo Data. E foi o que aconteceu. O capitão não se lembra de nada do que aconteceu e Crusher pediu para ele ir à enfermaria. Enquanto isso, um anticano matou um selay para comer. Picard, tentando fugir da confusão, vai fazer o exame médico com Crusher e deixa a bomba na mão de Riker, que olha perplexo para uma Troi sorridente. Fim do episódio.

Star Trek: The Next Generation – Season 1 Episode 7 – Lonely Among Us |  Earl Grey Jot
Data de cachimbo de Sherlock. Sofrível…

O que podemos dizer do episódio “Solidão”? Em primeiro lugar, essa história de Dorothy Fontana pareceu uma enorme colcha de retalhos. Inicialmente, parecia que íamos ver um episódio que falaria de diversidade cultural. Duas espécies inimigas, que queriam entrar para a Federação, com o conflito sendo arbitrado por uma terceira espécie. Seria uma oportunidade de ouro para Picard exercitar a sua diplomacia, que já era bem conhecida nos cinco episódios anteriores. Um episódio muito bom, também, para exercitar na mente do fã os ideais da Federação na nova série. Mas tudo isso simplesmente não foi aproveitado. As espécies inimigas foram reduzidas a uma beligerância que não vimos e até uma espécie de alivio cômico. De supetão, a história tomou outro rumo quando passou pela tal nuvem de energia e trouxe uma espécie energética para a nave. E aí, o episódio adquiriu contornos de filme de terror, com personagens e nave sendo possuídos por essa entidade, parando em Picard, onde a incorporação chegou a tomar contornos macabros. O pior disso tudo é que a tripulação não sabia muito o que fazer para destituir o capitão possuído de seu cargo sem isso caracterizar um motim. Confesso que senti falta do Dr. McCoy, que tinha poderes sobre o capitão nas questões de ordem médica. Mas aqui, a destituição ficou a cargo de Riker, que precisava do amparo médico da Dra. Crusher, embolando um pouco o meio de campo. E aí, nosso capitão se funde com a forma de vida energética e vai para a nuvem, dissociando-se da entidade por uma incompatibilidade que não foi explicada. Um Picard energético foi “pescado” por uma Enterprise que não sabia muito bem onde seu capitão estava exatamente dentro da nuvem. Complicado, não? E pensar que foi Dorothy Fontana que escreveu esse episódio. Ficasse a história na querela entre os alienígenas. Para piorar a situação, Data ainda se comportou como um Sherlock Holmes, com direito a cachimbo e tudo, depois que Picard citou o detetive enquanto a tripulação investigava o que tinha acontecido. Ficou uma piada sem graça que o próprio Picard fez questão de dar um fim quando ele ordena que Data deixe esse cachimbo para lá. Não é à toa que a primeira temporada de TNG nem sempre traz boas lembranças para os fãs.

Dessa forma, “Solidão” é um episódio de TNG que parece mais uma sucessão de equívocos do que de qualquer outra coisa. Um roteiro de filme de terror, com umas situações um pouco forçadas e até ridículas, quando víamos uma boa ideia a se desenvolver no início do episódio que não foi aproveitada. Uma pena.

%d blogueiros gostam disto: