Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Enterprise (S01, Ep 07), Quebrando O gelo. Aprendendo Um Com O Outro.

Watch Star Trek: Enterprise Season 1 Episode 8 - Breaking the Ice Online Now
Um cometa no caminho da Enterprise…

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, revisitemos Enterprise e seu sétimo episódio da primeira temporada, intitulado “Quebrando o Gelo”.

Qual é o plot? A Enterprise acha um cometa, deixando todos maravilhados. Ele tem cerca de oitenta quilômetros de diâmetro, sendo o maior cometa visto. O cometa tem em grande quantidade uma substância chamada Eisilium, um mineral raro, mas está enterrado fundo no cometa. Uma nave auxiliar pousará no cometa para extrair eisilium com uma perfuratriz. Ainda, uma nave vulcana intercepta a Enterprise. O capitão vulcano se chama Vanik e está interessado em observar a exploração humana do núcleo do cometa. Archer fica ressabiado e diz a T’Pol que se sente observado pelos vulcanos, pois essa situação já aconteceu outras vezes. A vulcana desconversa.

Travis e Reed vão para a superfície do cometa com a nave auxiliar. Hoshi, por sua vez, encontra uma transmissão codificada da nave vulcana a T’Pol. O fato é comunicado a Archer que fica desapontado, pois T’Pol prometeu a ele sempre entrar em contato com o capitão antes de falar com os vulcanos. Archer pede a Hoshi que a transmissão seja decodificada.

Star trek: Enterprise - Breaking the ice - CIA
A Enterprise irá extrair uma substância valiosa…

Um parênteses na trama para testemunharmos Archer fazendo uma vídeo aula (acho que já ouvi isso em algum lugar) para responder às perguntas das crianças de uma escola. E as perguntas são muito semelhantes às que fazemos hoje (o que um astronauta come? Como eles eliminam as fezes e urina? Existem germes no espaço?). Foi muito bacana ver Archer respondendo as perguntas e passar as perguntas mais complicadas para seus subordinados. Hoshi ficou com a pergunta de comunicação com alienígenas. Trip ficou todo sem jeito para responder a pergunta sobre as fezes e urina. E Phlox prontamente respondeu com um tratado sobre os germes, precisando ser cortado por Archer. Ficou a impressão que Archer estava muito pouco à vontade de fazer aquilo, mas foi muito bacana ver essa vídeo aula.

No cometa, Travis faz um boneco de neve com a ajuda de Reed. Archer entra em contato com os dois chamando a atenção de que estão sendo vigiados pelos vulcanos e precisam causar uma boa impressão.

Hoshi decodifica a mensagem que está em vulcano e a entrega, sem lê-la para Trip traduzi-la. O conteúdo era uma carta pessoal a T’Pol. Archer e Trip se sentem culpados e este último decide contar a T’Pol que leu a carta. Ela pergunta se mais alguém leu o conteúdo da carta e ele diz que não, além de pedir desculpas. T’Pol ainda diz que gostaria que ninguém mais lesse o conteúdo.

Star Trek Enterprise - 1x08 Break the Ice
Brincando com bonecos de neve…

Archer sugere a T’Pol que Vanik seja convidado para um jantar na Enterprise para “quebrar o gelo” e o vulcano não suspeitar mais dos humanos, indo embora. T’Pol, por sua vez, não se sente bem e diz a Phlox que não dorme há dois dias. O denobulano sente que há algo incomodando T’Pol e sugere que ela se abra, mas a vulcana se recusa.

O jantar com o capitão Vanik foi um desastre total. O vulcano não se socializava de jeito nenhum e Archer, impaciente, pergunta por que sua nave está sendo espionada. Vanik diz que, se os vulcanos estivessem espionando, que a Enterprise não os detectaria. E que os principais inimigos dos humanos são sua arrogância e inexperiência. Antes de ir embora, Vanik diz uma frase em vulcano para T’Pol. Trip pergunta a ela o que o capitão vulcano disse, mas ela não responde.

Reed e Travis provocam uma explosão na superfície do cometa para usar a perfuratriz. Só que isso deslocou o eixo do cometa e a parte em que os dois estavam ficaria voltada para a estrela que atraía o cometa, aumentando em duzentos graus a temperatura ambiente. Archer recebe essas informações de Hoshi e comunica a Travis e Reed que não demorem para terminar a perfuração.

September 7 - ON THIS DAY IN SCIENCE FICTION HISTORY
Um vulcano mais frio que um cometa…

T’Pol chama Trip para conversar sobre o conteúdo da carta. Ela, pela tradição, precisa abandonar a nave para casar. Trip fala que os humanos têm o direito de decidir por suas próprias vidas e não serem obrigados a fazer o que não querem por causa de uma tradição. Apesar de T’Pol defender a tradição, sente-se que ela não quer casar e Trip fala isso para ela.

Travis machuca a perna. Reed pega uma amostra do eisilium e eles vão em direção à nave auxiliar. Mas a estrela já aparece no horizonte e começa a quebrar o gelo do cometa. Eles entram na nave auxiliar, mas o gelo quebra, com a nave caindo num buraco. A Enterprise tenta içar a nave com um cabo, sem sucesso. Vanik oferece ajuda, mas Archer se nega. T’Pol diz que Vanik espera que Archer negue a ajuda, pois ele acha os humanos arrogantes e orgulhosos. Se ele aceitar a ajuda, provará a Vanik que não é arrogante ou orgulhoso. E ainda diz que Archer é humano e livre para escolher. Archer opta então pela ajuda vulcana, que salva Reed e Travis.

O episodio termina com T’Pol pedindo a Archer autorização para entregar uma mensagem pessoal a Vanik para ser enviada para Vulcano. A moça decide ficar na nave, quando a vemos comendo um pedaço de torta que Trip havia oferecido a ela (uma escolha humana).

Enterprise - "Breaking the Ice" Season 1 Episode 8 | Star trek, Trek,  Episode
Problemas na missão do cometa…

O que podemos falar do episódio “Quebrando o Gelo”, cujo título é uma tradução literal do título original do episódio (“Breaking the Ice”)? Em primeiro lugar, a metáfora entre quebrar o gelo do cometa e quebrar o gelo das relações entre humanos e vulcanos é perfeita. Reed e Travis metiam a mão na massa (ou no gelo) para extraírem o mineral raro usando explosivos e perfuratrizes. Enquanto isso, Archer, sem sucesso, tenta se aproximar do capitão vulcano Vanik e, quando precisa de ajuda dele, se nega, confirmando o orgulho e a arrogância humanas de que o capitão vulcano tanto fala. Será T’Pol que alertará o capitão de que manter essa posição é justamente o que o capitão vulcano quer, só para confirmar o que ele fala. Logo, T’Pol induz Archer a agir logicamente naquela questão, ainda que ela diga que ele é humano e pode fazer sua escolha. Por outro lado, T’Pol quer seguir sua tradição vulcana e abandonar a nave para entrar num casamento arranjado, mas pede conselho a Trip que, no melhor estilo humano, diz que a vulcana tem uma escolha. Assim, a “quebra de gelo” no episódio se materializa na prática no cometa em si, mas também no ato lógico e vulcano de Archer e na escolha humana de T’Pol, que segue o conselho de Trip e se desfaz de sua tradição escolher por sua carreira na Enterprise. É Jornada nas Estrelas mais uma vez trabalhando por metáforas para desenvolver uma reflexão.

Dessa forma, “Quebrando o Gelo” é um bom episódio de Jornada nas Estrelas Enterprise, pois ele dá mais um passo na aproximação entre humanos e vulcanos, duas espécies que, a princípio, não se entendem muito mas que, com a convivência (e a quebra de gelo) se aproximam gradativamente, aprendendo um com o outro. Vale muito a pena a revisita.

%d blogueiros gostam disto: