Batata Movies (Especial Oscar 2020) – Entre Facas E Segredos. Romance Policial À Moda Antiga.

Resultado de imagem para entre facas e segredos
Cartaz do Filme

Quando falamos de Rian Johnson, a primeira palavra que vem às nossas mentes é polemica, sobretudo em virtude do Episódio 8 de “Guerra nas Estrelas”. Uns gostaram, outros não (me incluo no segundo grupo). O que acabou acontecendo é que Johnson foi retirado da franquia, mesmo ele tendo sido designado previamente para cuidar da nova trilogia nos anos vindouros. Após toda essa decepção, Rian Johnson veio com uma excelente película, daquelas bem arrebatadoras, que é “Entre Facas e Segredos”, uma história policial à moda antiga onde um assassinato precisa ser esclarecido, havendo uma lista enorme de suspeitos além de outros personagens interpretados por um baita de um elenco: Ana de Armas (de “Blade Runner, 2049”), Daniel Craig, Christopher Plummer, Frank Oz, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Don Johnson, Toni Collette, Chris Evans, M. Emmet Walsh. Esse filme concorreu ao Oscar de Melhor Rpteiro Original. Para podermos falar da película, vamos precisar lançar mão de spoilers.

Resultado de imagem para entre facas e segredos
Marta Cabrera tem papel central na trama…

A trama gira em torno da morte de Harlam Thrombey (interpretado por Plummer), um escritor que conseguiu montar uma fortuna com a venda de seus Best Sellers e uma editora. A policia investiga a morte e o investigador Benoit Blanc (interpretado por Craig) é chamado como consultor. Nos interrogatórios, vemos que filhos, genro, netos, bisnetos, todos têm alguma motivação contra Thrombey mas não a ponto de matar o patriarca na visão da polícia, embora, por meio de flashbacks, percebamos que a coisa podia ser um pouco mais complicada. Uma peça chave na história é Marta Cabrera (interpretada por De Armas), a cuidadora de Thrombey que, acidentalmente, injetou uma alta dose de um medicamento que mataria o idoso em questão de minutos. Este então usou seus últimos minutos de vida para pensar num álibi, bem ao estilo de seus romances policiais, para livrar Cabrera de qualquer culpa sobre sua morte. Mas a história não seria tão simples assim e muitas reviravoltas aconteceriam, envolvendo inclusive, o mal intencionado Ranson (interpretado por Evans), que finge se aproximar de Cabrera. O detalhe cômico aqui é que Cabrera não consegue mentir, tendo um acesso de vômito toda vez que tenta encobrir alguma coisa.

Resultado de imagem para entre facas e segredos
Benoit Blanc, o investigador…

Esse é o tipo do filme que necessita de uma grande atenção do espectador, pois a trama é muito tortuosa e elaborada, mostrando o bom trabalho de Rian Johnson, que assina o roteiro e a direção. O elenco estelar também ajuda muito, pois a gente vê todo um rosário de artistas muito talentosos fazendo os personagens. Outra atração à parte são os muitos plot twists do filme, que parece esclarecer a trama da morte do patriarca antes mesmo da metade da exibição, mas que trouxe muitas viradas e surpresas à medida que a história ia se desenrolando e onde a maioria dos personagens foi relativamente bem usada e tinha a sua importância no desenvolvimento da história.

Resultado de imagem para entre facas e segredos
Ranson, um Capitão América do mal…

Dessa forma “Entre Facas e Segredos” é um trabalho que consegue redimir a carreira de Rian Johnson depois da má impressão que ficou dele em “Guerra nas Estrelas”. Se a fórmula usada não foi tão original (já vimos tramas policiais cheias de personagens interpretadas por um grande elenco em outras ocasiões), ainda assim é uma receita que dá certo e é muito bem vinda quando novamente usada. Vale a pena dar uma conferida.