Batata Movies (Especial Oscar 2018) – Victoria E Abdul, O Confidente Da Rainha. Estranhando O Colonizador.

                             Cartaz do Filme

Mais um bom filme passou em nossas telonas. “Victoria e Abdul, O Confidente da Rainha”, que foi nomeado para um Globo de Ouro (melhor atriz de comédia ou musical para Judi Dench), e foi indicado a dois Oscars esse ano (maquiagem e figurino). Ele vai abordar (parcialmente, como é dito no início do filme) uma relação que foi descoberta somente em 2010 entre a Rainha Vitória da Inglaterra e Abdul Karim, um indiano que, pelos caminhos da vida, ficou muito próximo da rainha, o que provocou um tremendo mal-estar entre os que a cortejavam. À medida em que Victoria e Abdul se aproximavam, a rainha ficava cada vez mais interessada pela cultura local indiana, o que provocava a fúria dos ingleses que achavam tudo aquilo um tanto primitivo.

                                             Uma grande amizade…

Entretanto, o filme não se reduz à um estranhamento do colonizador sobre o colonizado. O inverso também ocorre, e Abdul questiona a forma de vida inglesa e europeia, sendo que ele tem um amigo, Mohammed, que vê com total repúdio o colonizador inglês e tudo o que ele quer é voltar para a sua terra natal, algo que fica cada vez mais difícil, à medida que Victoria e Abdul se aproximam mais e mais.

      … que incomodava os petulantes ingleses…

Não é preciso dizer como a diva Judi Dench deu um show de interpretação. Ela é uma atriz simplesmente sensacional, sendo forte como uma rainha já muito idosa, sensível como uma senhora desiludida com a sua família, e muito terna com o seu confidente, sempre nos momentos certos. Ali Fazal foi uma gratíssima surpresa. Sua beleza não lhe deu uma pecha de arrogância, muito pelo contrário, pois vimos uma interpretação muito carismática e simpática, digna de contracenar com Dench.

                                     Os verdadeiros Victoria e Abdul…

O filme ainda se caracteriza por lançar mão de belas locações e figurinos, sendo a indicação ao Oscar nesse quesito mais do que justa e uma atração à parte na película.

Assim, “Victoria e Abdul” é mais um daqueles filmes que se amparam totalmente na interpretação de seus atores, aqui principalmente no casal protagonista. Suas virtudes estão na revelação de uma história até pouco tempo desconhecida, na química entre Dench e Fazal e nas belas locações e figurinos. Vale a pena dar uma conferida em DVD.

%d blogueiros gostam disto: