Batata Movies – A Primeira Noite De Um Homem. A Sinuca De Bico De Um Jovem.

                   Cartaz do Filme

Eu nunca tinha visto “A Primeira Noite de Um Homem”, o filme que colocou Dustin Hoffman nos holofotes, com a trilha sonora imortalizada por Simon e Garfunkel. Volta e meia, a gente fica com essas lacunas vergonhosas na nossa carreira de cinéfilo e precisa tapá-las de um jeito ou de outro. Pois bem, no ano de 2017, comemorou-se os cinquenta anos do filme e foi feita uma nova restauração na película, que entrou em cartaz. Essa foi uma oportunidade de ouro para se ver o filme e eu não a perdi. Afinal, foi um filme que ganhou o Oscar de melhor diretor para Mike Nichols em 1968, e que ganhou cinco Globos de Ouro (melhor filme de comédia ou musical, melhor diretor, melhor atriz de comédia ou musical para Anne Bancroft, melhor promessa feminina para Katharine Ross e melhor promessa masculina para Dustin Hoffman).

                 um casal peculiar para sua época…

E quais são as impressões dessa película? Confesso que ela me impressionou muito, principalmente o inventivo roteiro, discutindo temas que deveriam ser grandes tabus de sua época. Como o filme tem cinquenta anos, creio que não será pecado mortal cobrir esse texto com spoilers.

Temos aqui o personagem Ben Braddock (interpretado por Hoffman), um jovem estudante que terminou sua faculdade com todos os méritos possíveis e imagináveis, sendo celebrado por pais, parentes e amigos numa festa em sua casa após sua formatura. O problema é que Ben não suportava mais tantas bajulações e se escondeu num quarto. Lá, apareceu a senhora Robinson (interpretada por Anne Bancroft), esposa do melhor amigo (e sócio) de seu pai, que lhe pediu uma carona para a sua casa. Ben atendeu ao pedido e levou a respeitável senhora para o seu lar no seu carro conversível. Lá, a senhora o convidou para entrar e tentou seduzi-lo. Ben resistiu de forma muito relutante e, por pouco não foi flagrado pelo marido da senhora Robinson. O sr. Robinson, inclusive, disse ao rapaz que ele deveria mais aproveitar a vida, não suspeitando que a esposa tinha tentado seduzir Ben. O moço acabou acatando a sugestão do sr. Robinson e tornou-se amante da senhora. Os dois ficaram meses se encontrando num quarto de hotel, até que Ben começou a querer conversar com a sra. Robinson, para conhecer mais detalhes de sua vida. Desta vez, foi a senhora Robinson que ficou relutante. A coisa esquentou quando a senhora Robinson proibiu terminantemente Ben de sair com sua filha Elaine (interpretada por Katharine Ross), que também estava de chegada para passar uns dias com os pais. O problema é que os pais de Ben viam a chegada de Elaine como uma chance de ouro de casarem os dois, o que obrigou Ben a sair com a moça, pela qual se apaixonou desesperadamente. Só que Ben teve que enfrentar a ira da sra. Robinson, que ameaçou contar todo o ocorrido à filha, que também se apaixonou por Ben. A partir daí, o filme tomou caminhos tortuosos, que trabalhavam o inusitado, o cômico e o dramático, com um desfecho muito ousado.

                                                         A senhora era de uma frieza incrível…

O que mais impressiona nesta película, em primeiro lugar, é o ousado. Vemos aqui uma relação extraconjugal entre uma mulher mais velha e um pós-adolescente virgem, numa época em que fica bem claro que os pais de uma classe média alta arranjam os casamentos dos filhos. Para piorar a situação, o rapaz ainda se apaixona pela filha de sua amante. É bem provável que esse filme tenha sido visto com reprovação por setores conservadores da época. Mas também o filme pode ter sido muito celebrado, em virtude daqueles também terem sido anos de efervescência cultural. Isso fica claro quando o homem conservador que aluga o quarto para Ben em Berkeley diz que detesta agitadores. Esse personagem, inclusive, é colocado como alívio cômico, assim como os pais de Ben, que entram numa espécie de histeria quando o moço avisa que vai casar com Elaine. Ou seja, o pensamento conservador é meio que tratado de forma ridícula e caricata no filme. Mas a grande ruptura com o pensamento conservador está mais ao final, quando Ben, depois de andar por quilômetros e quilômetros, consegue tirar Elaine do altar e fugir com ela de ônibus. Lá, pudemos ver toda a ira do conservadorismo expressos nas faces do noivo de Elaine e do casal Robinson, totalmente desmantelado pela relação extraconjugal, mas que ainda jogava as fichas da honra da família no casamento tradicional da filha com um moço de bom berço. Elaine, ao fugir do altar com Ben, destrói o último resquício de conservadorismo em nome de uma vida feliz e do amor, numa mostra de como um pensamento vanguardista pode ser piegas às vezes! De qualquer forma, ainda assim esse é o happy end que todo mundo quer ver e que funciona muito bem na película.

                                 Mas, se pressionada a falar sobre sua vida, ela desmoronava…

Em termos de atuação, esse filme se resume a dois nomes: Hoffman e Bancroft. O primeiro chega de forma avassaladora ao estrelato, dizendo firmemente ao que veio. Um ator que conseguiu ser dramático no momento certo, tímido no momento certo, explosivo no momento certo, tratando com maestria todas as matizes de sua atuação, que não foram poucas. Bancroft teve uma atuação um pouco mais plana, sem as violentas matizes que eram exigidas de Hoffman, mas seu estilo gélido em algumas horas, usando o jovem como um mero brinquedo sexual, e seu estilo agressivo, principalmente quando proibia Ben de se encontrar com Elaine, chegavam a assustar. Seu momento mais forte foi quando Elaine descobre do relacionamento de Ben com sua mãe. Lá, Bancroft deu toda uma fragilidade à sua personagem, onde, destroçada, ela dá um adeus a Ben.

                                               Um jovem casal rompendo com as convenções sociais…

Assim, “A Primeira Noite de Um Homem” é uma grande película do passado, que fez cinquenta anos em 2017 e que merece ser lembrada e celebrada como uma das joias da História do Cinema. Uma película que revela a efervescência cultural de seu tempo, desafiando parâmetros altamente conservadores, e trabalhando com o altamente inusitado. Tudo isso com uma trilha sonora magistral. Uma obra-prima.

Um comentário em “Batata Movies – A Primeira Noite De Um Homem. A Sinuca De Bico De Um Jovem.”

Os comentários estão desativados.