Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Voyager (Temporada 6, Episódio 9) The Voyager Conspiracy. Uma Sete De Nove Boladona.

Uma conspiração de araque…

Continuando nossas análises da sexta temporada de “Jornada nas Estrelas Voyager”, vamos ao nono episódio, “The Voyager Conspiracy”. Esse é um episódio que tem Sete de Nove como personagem principal e suas limitações dão a tônica da coisa. A zangona borg decidiu aumentar a capacidade de armazenamento de dados que a Voyager a pode fornecer através do seu casulo de regeneração. O problema é que a moça absorve informação demais e não consegue processá-la sem tirar algumas conclusões que mais parecem bugs do que qualquer outra coisa.

Uma borg acumulando muitos dados…

Senão vejamos: Sete de Nove, num momento, acredita que Janeway lançou deliberadamente a Voyager para o interior do Quadrante Delta. Noutro momento, ela acredita que foi Chakotay, encabeçando uma conspiração Maqui, que lançou a Voyager para o interior do Quadrante Delta. Esses dois bugs já são mais do que suficientes para deixar a situação propícia para lançar a capitã contra seu primeiro oficial. Ainda, a tripulação da Voyager encontra um alienígena que criou um dispositivo, uma espécie de catapulta espacial, onde uma nave pode ser lançada a uma velocidade incrível e poupar anos de viagem. A Voyager ajuda o alienígena a consertar a catapulta, que se encontra defeituosa, e, em troca, receberá o direito de usá-la para abreviar um pouco mais a sua viagem. O problema é que Sete de Nove em seus devaneios e bugs, enfia a catapulta nas suas fantasias de conspirações, tornando-se uma ameaça para esse empreendimento.

Uma borg surtada…

O leitor pode até perguntar: como é que se conserta um bug na mente de um drone borg com excesso de informação em sua cachola? Muito simples: com bastante amor, é claro!!! E aí, Janeway entra em campo para convencer Sete de Nove de que tudo que ela concluía era uma série de delírios por não ter capacidade de processar toda a informação que absorvia. Isso foi feito apelando-se para o relacionamento afetuoso entre as duas e aí a borg sai de seu estado paranoico por um atalho regado à emoção. Uma coisa bonitinha de se ver, mas completamente ilógica, diriam Tuvok e Spock. De qualquer forma, acaba funcionando.

Uma catapulta espacial…

Só é pena que o episódio tenha ficado um pouco maçante, pois ele se voltou muito para os delírios de Sete de Nove e as supostas deduções lógicas usadas para justificar esses delírios. Foi necessário um esforço de atenção do espectador que logo pareceu infrutífero, já que ficava comprovado que Sete de Nove havia pirado na batatinha e aquela interessante teoria da conspiração envolvendo Janeway havia ido pela culatra. Confesso que fiquei um pouco chateado (para não dizer puto mesmo), de ter queimado minha pestana acompanhando a teoria da conspiração da borg para absolutamente nada. E ainda o episódio terminando com uma apologia piegas ao amor. De qualquer forma, os episódios de Jornada nas Estrelas não podem ser de excelência o tempo todo.

Procurando chifre em cabeça de cavalo…

Assim, podemos dizer que “The Voyager Conspiracy” é um episódio mediano de “Jornada nas Estrelas Voyager” onde, lamentavelmente, boas tramas conspiratórias que dariam muito caldo para a série acabam se revelando devaneios na mente de uma borg incauta que quer absorver mais informação do que pode conseguir. Uma pena.

%d blogueiros gostam disto: