Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Voyager (Temporada 6, Episódio 18) De Cinzas A Cinzas. Fantasmas Do Passado.

Uma alienígena recauchutada…

Hoje nas nossas análises da sexta temporada de “Jornada nas Estrelas Voyager, falemos do décimo-oitavo episódio, “De Cinzas a Cinzas”. É o tipo do episódio centrado num personagem, no caso Harry Kim, e que lança mão de dolorosas questões quando o passado é revirado. Um episódio que reabre cicatrizes.

Uma versão humana antiga…

O plot é o seguinte. Uma alienígena Kobali chega até a Voyager pedindo permissão para pousar. Ela alega que é uma antiga alferes da nave, Lindsay Ballard, morta em missão. Seu corpo foi lançado ao espaço e recuperado pelos Kobali, que têm a capacidade de retornar corpos mortos à vida e integrá-los a sua sociedade. Mas Lindsay não consegue se adaptar e foge para a Voyager. Inicialmente sob forte suspeita, a recém-chegada vai, aos poucos, convencendo a tripulação e Janeway. Exames médicos feitos pelo Doutor confirmam a argumentação da jovem. A partir daí, Kim e Lindsay tomam o centro das atenções do episódio, mostrando um relacionamento regado a muitos elementos da vida pregressa em comum dos dois que acabará levando a um romance. Mas o “Pai” Kobali de Lindsay retorna à Voyager e não abre mão de levar a “filha” de volta, nem que tenha que atacar a nave, o que vai ser um problema sério, pois a tecnologia de ataque dos Kobali é muito forte. Ao mesmo tempo em que há esse impasse, Lindsay começa a ter problemas de adaptação (sua aparência humana introduzida pelo Doutor começa a desaparecer, ela perde a memória de sua vida pregressa com os humanos, assim como demonstra uma adaptabilidade maior à cultura Kobali). Dessa forma, a moça acha que é melhor retornar para a vida Kobali, deixando Kim na mão.

Ela tem um passado com Kim…

Ou seja, é um episódio mais voltado para desenvolvimento de personagens, algo que ajuda o público trekker a criar algumas afinidades com a série. Aqui é importante ver isso, ainda mais porque o personagem Harry Kim é visto por alguns fãs como perfeitamente dispensável, por parecer não feder nem cheirar. Eu creio que todo o seu personagem pode ter sua importância na série se bem trabalhado. Foi uma pena retirarem, por exemplo, a Kes da série. Apesar das críticas, sempre se pode dar uma repaginada no personagem e se fazer mais de uma tentativa para recuperar sua relevância na história. É tudo questão de se fazer um bom roteiro onde os personagens se encaixem bem. Acredito (sou um otimista nessas horas) que o público reconhece esses esforços. Para confirmar essa minha tese, muitas séries de “Jornada nas Estrelas” são criticadas em sua primeira temporada, mas depois se recuperam nas temporadas seguintes, pois os roteiristas reinventam depois de ouvir as críticas.

Tentando trazer os bons momentos de volta…

Agora, coitado do Kim. Sacanagem com ele. Não podia a Lindsay ficar na nave com a aparência Kobali e o alferes compartilhar todas as dificuldades de adaptação com ela? Imagine Paris e Kim compartilhando suas DRs e trocando experiências? Até que não seria de todo mal, se usado nas doses certas. Se as crianças borgs foram anexadas à tripulação, por que não Lindsay? Uma ótima oportunidade para se desenvolver bons roteiros e histórias para os episódios vindouros.

Dúvidas sobre quem realmente é…

Assim, “De Cinzas a Cinzas” é mais um episódio mediano de “Jornada nas Estrelas Voyager”, mais preocupado com desenvolvimento de personagens. De qualquer forma, fica uma sensação de que se iniciou um bom plot que poderia dar mais frutos para episódios posteriores, só que isso não foi bem aproveitado. Uma pena.

%d blogueiros gostam disto: