Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Enterprise (S01 – Ep02) Fight Or Flight (Luta Ou Fuga). Autopreservação Ou Moral?

Fight or Flight (episode) | Memory Alpha | Fandom
Um episódio que aborda uma questão moral…

Dando sequência às análises de episódios de Jornada nas Estrelas, retornemos à série “Enterprise” para falarmos um pouco do episódio 2 da primeira temporada intitulado “Fight or Flight” (Luta ou Fuga).

A tripulação da Enterprise está há duas semanas em sua missão de exploração e a única forma de vida com que fez contato foi uma lesminha moribunda, atenciosamente vigiada por Hoshi. Nos aposentos do capitão, Archer está incomodado com um estranho rangido no chão enquanto discute possíveis rotas para encontrar novas civilizações com T’Pol. A última, cuja origem vulcana não vê com muito entusiasmo as explorações espaciais, diz a Archer que somente um a cada 43 mil planetas habitáveis tem chances estatísticas de ter vida inteligente, segundo a exobiologia. Hoshi entra e pede troca de aposentos ao capitão, pois está com insônia por ver as estrelas se deslocarem na janela para o “lado errado”. Archer, meio que intrigado, dá a autorização para ela trocar de aposentos.

Infinite Diversity, Finite Combinations 6.1.2: Kidnapped By Jerks ...
Hoshi e Phlox, tentando pesquisar uma forma de vida (uma frágil lesminha que precisa voltar ao seu habitat)…

Travis e Reed procuram calibrar a mira dos torpedos fotônicos que ainda está descalibrada. Archer dá a ordem para a nave sair de dobra para uns testes de mira. Mas os testes se revelam um fracasso total. Ou seja, os primeiros dias da missão tem sido tediosos e sem êxitos. Somente o Dr. Phlox está se divertindo sua observação aos hábitos e características dos humanos.

Remote Wanderings: Revisiting Enterprise: "Fight or Flight" and ...
Abordando uma nave alienígena, contra as recomendações de T’Pol

Uma nave inerte e com sinais de que foi atacada é encontrada. T’Pol alerta que um exame mais minucioso pode ser muito invasivo, pois a nave não responde às frequências de saudação. T’Pol diz que há formas de vida à bordo e talvez não gostem de visitas. Archer manda preparar uma nave auxiliar e T’Pol disse que muitos protocolos ainda não foram tentados antes dessa decisão mais drástica. Mas Archer, que vive numa sociedade sem Primeira Diretriz, insiste na abordagem via nave auxiliar.

Fight or Flight (episode) | Memory Alpha | Fandom
Um cenário de horror dentro da nave alienígena…

Mesmo com uma certa relutância, Archer decide ir na missão. Só que ele precisa convencer Trip a permanecer na Enterprise (pois é o engenheiro-chefe da nave) e convencer Hoshi a ir, pois ela é oficial de comunicações, mas a moça tem claustrofobia com trajes espaciais. Reed, por sua vez, quer ir com muitas armas, algo que Archer rechaça, levando somente o armamento básico.

Star Trek: Enterprise – Fight or Flight (Review) | the m0vie blog
A Enterprise ainda precisa de ajustes…

O interior da nave alienígena está às escuras e os corpos mortos de seus supostos tripulantes são sugados por uma estrutura hidráulica. De volta à Entreprise, T’Pol fica sabendo pela equipe de Archer que há quinze mortos sendo drenados na nave alienígena e recomenda que a Enterprise vá embora. Mas Archer quer saber o que aconteceu com esses quinze mortos. T’Pol alerta que a intenção de ajuda do capitão foi louvável, mas com essa nova situação, a tripulação da Enterprise pode correr perigo. Archer aceita a argumentação de T’Pol e dá a ordem da nave entrar em dobra novamente e retomar o curso.

Star Trek Enterprise S 01 E 03 Fight Or Flight / Recap - TV Tropes
Hoshi, cheia de inseguranças e incertezas…

Hoshi conversa com Phlox sobre sua experiência de ter gritado ao ver vários corpos pendurados na nave, e que ela não estava na Enterprise para ver corpos. Phlox sugere ela voltar à Universidade para lecionar. Hoshi diz que foi a primeira opção de Archer e que precisa estar lá. Todo esse núcleo mostrando como Hoshi é cheia de não me toques serve para deixar claro que a linguista não tem muito jeito em fazer parte da tripulação de uma nave espacial e que ela vai precisar se adaptar à nova realidade. Ou seja, vemos uma tentativa de construção de personagem feita de uma forma mais elaborada já nos dois primeiros episódios da série.

Star Trek: Enterprise – Fight or Flight (Review) | the m0vie blog
Criaturas sendo sugadas. Existe moral na autopreservação e deixar tudo para trás???

Archer, T’Pol e Trip jantam juntos. Archer mostra que ainda está muito incomodado com a situação dos mortos na nave alienígena. Ele pergunta se T’Pol deixaria os corpos se eles fossem de vulcanos. A vulcana disse que os corpos não eram de vulcanos e que sua espécie obedece a uma série de procedimentos. Archer deixa claro que está muito incomodado por só passar ao largo de uma situação grave e simplesmente deixá-la para lá. Archer diz que os humanos também têm um código assim como os vulcanos e que não acredita que violou esse código. E sai da mesa. Archer decide retornar à nave alienígena.

Na nave, Phlox acha que a triglobulina extraída dos corpos pode ser usada como remédios, vacinas ou até afrodisíacos. Hoshi, numa conversa com Trip, diz que vai abandonar a carreira de oficial de comunicações na Enterprise. T’Pol avisa ao capitão que uma nave alienígena chegou, com a mesma leitura da bomba hidráulica que suga os corpos. Archer manda a sua equipe abandonar a nave alienígena e dá um tiro de phaser na bomba hidráulica. Os torpedos fotônicos da Enterprise ainda estão com a mira descalibrada e a nave alienígena que chegou não atende às frequências de saudação. A nave auxiliar atraca na Enterprise, que já sofre ataques da nave alienígena. A Enterprise não entra em dobra, pois uma nacele foi avariada com o ataque. A Enterprise atira dois torpedos, facilmente rechaçados pela nave alienígena. Ela sonda a Enterprise e descobre que os corpos dos tripulantes também podem ser sugados. Outra nave aparece e é da espécie que foi morta e teve seus corpos sugados. Mas seu capitão fala uma língua que é desconhecida e ainda não foi decifrada por Hoshi. A primeira nave prende a Enterprise com uma espécie de raio trator. E o alienígena da outra nave parece muito impaciente. Hoshi diz que parece que o alienígena entendeu que outros de sua espécie foram mortos, mas acredita que foi a Enterprise que os matou. T’Pol calmamente pede que  Hoshi envie uma mensagem dizendo que a Enterprise mandou um sinal de socorro e, se tivesse sido a Enterprise a matar os alienígenas, ela não mandaria um sinal de socorro. O alienígena ainda não está muito convencido e Archer pede para Hoshi que ela fale para o alienígena comparar as assinaturas da bomba hidráulica e da nave que está atacando a Enterprise, para que ele veja que são iguais. A informação não foi muito correta para o alienígena, que se impacienta. Ao mesmo tempo, a outra nave já começa a perfurar o casco da Enterprise. Não haverá outra alternativa senão Hoshi, insegura toda a vida, se comunicar verbalmente com o alienígena. Hoshi consegue se comunicar e o alienígena ataca a nave que mantinha a Enterprise presa. Esta dá um tiro de torpedo contra a nave e a nave do alienígena que se comunicava com Hoshi termina de destruir a nave beligerante. O episódio termina com Hoshi e  Phlox deixando a lesminha que pegaram num planeta parecido com as condições de vida dela, para que essa não morra. Fim do episódio.

Talk:Fight or Flight (episode) | Memory Alpha | Fandom
Danou-se…

O que podemos falar desse episódio? Em primeiro lugar, ele lança uma questão ética. Ainda dentro dos conflitos entre as visões de mundo dos humanos e dos vulcanos, o que parece mais sensato? Se esgueirar de uma situação que pode levar risco à toda a tripulação de sua nave, ou se importar com o problema ocorrido e buscar investigar o que parece ser um crime para lá de hediondo e entender o que aconteceu, pois as vítimas do crime merecem uma atenção? A visão pragmática dos vulcanos, que defende abertamente a filosofia da futura Primeira Diretriz da Federação, defende o não envolvimento. Mas para a mentalidade humanista de Archer, isso parece muito pouco ético, embora seja a alternativa mais segura. Assim, o nosso bom capitão, dentro da filosofia de exploração espacial, dá meia volta em sua nave e a coloca em sério risco, pois a Enterprise ainda não está em condições de se defender de um ataque. Fica parecendo, nesse primeiro momento, que T’Pol estava coberta de razão. Mas toda a empreitada, que parecia fadada a um retumbante fracasso, teve um desfecho positivo, com a Enterprise fazendo uma amizade com o povo Axanar, embora a tripulação também tenha feito um inimigo. E aí, essa história principal do episódio se liga à segunda história, que girava em torno de Hoshi. Vimos no primeiro episódio de Enterprise que Hoshi parecia uma personagem cheia de pitis desnecessários, mas logo fica claro aqui no segundo episódio sua insegurança com a exploração espacial, por ser uma pessoa acostumada mais com a vida acadêmica. As situações extremas pelas quais passou (corpos mortos, claustrofobia com trajes espaciais e enjoos com sacolejos da nave) fizeram Hoshi desistir da carreira. Mas ela acaba sendo demovida da ideia quando ela passou, com sucesso, pela situação extrema de ter que se comunicar diretamente com o alienígena que poderia salvar a Enterprise da destruição. E num idioma que ela praticamente tinha acabado de conhecer e só começar a decifrar. Ao salvar a nave com sua competência, Hoshi dá a volta por cima e mostra o seu valor para a tripulação, tudo isso sob a confiança benevolente de Archer.

Axanar | Memory Alpha | Fandom
Hoshi vai precisar estabelecer contato verbal com o axanari para este salvar a Enterprise…

Dessa forma, esse é um típico episódio de Jornada nas Estrelas em que temos uma história A se desenvolvendo paralelamente a uma história B, com tudo combinado para que essas histórias se amarrem mais ao final do episódio de uma forma bem elaborada, construindo um bom episódio. Episódio esse com a construção de uma questão ética, que prepara uma discussão sobre a futura Primeira Diretriz, e que ajuda a construir bem uma personagem do elenco fixo. Vale a pena revisitá-lo. 

Star Trek: Enterprise – Fight or Flight (Review) | the m0vie blog
Hoshi se encontra na Enterprise e devolve a lesminha ao seu habitat
%d blogueiros gostam disto: