Batata Séries – Jornada Nas Estrelas DS9 (S01 Ep 02), O Homem Só. A Balada Do Metamorfo Solitário.

A Man Alone (episode) | Memory Alpha | Fandom
Título original do episódio…

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, retornemos a DS9 e falemos do segundo episódio da primeira temporada, “O Homem Só”.

The Angriest: Star Trek: Deep Space Nine: "A Man Alone"
Um metamorfo solitário…

O episódio começa com várias situações paralelas: Bashir flertando com Dax, Dax e Sisko no Promenade se adaptando ao novo estado de amizade, Keiko e O’Brien em DR, porque a primeira está infeliz por não ser útil na estação com botânica, Jake e Nog se conhecendo e fazendo travessuras e, principalmente, a birra de Odo com um bajoriano de nome Ibudan por seu passado nebuloso e criminoso. Esse bajoriano vai ser assassinado. Keiko, ao ver as travessuras de Jake e Nog, comenta com O´Brien que a Estação precisa de uma escola para as crianças, que nada têm para fazer na nave. Keiko leva a situação a Sisko, que prontamente aceita a sugestão, mas lembra que ela, como professora, vai ter que lidar com muitos problemas de ordem cultural.

A Man Alone (episode) | Memory Alpha | Fandom
Odo reprime um antigo bajoriano mau caráter…

Enquanto isso, um bajoriano diz a Kira e Sisko que Ibudan, antes de ser morto, o procurou e estava com medo de Odo, transformando esse num suspeito do assassinato.  Odo, por sua vez, investiga a nave de Ibudan e vê o seu próprio nome anotado dos diários da nave. Bashir, ao investigar o local do crime, diz que só encontrou uma amostra de DNA, não havendo vestígios do assassino. O próprio Odo, então, diz que o assassino pode ter sido um transmorfo (um ser da espécie de Odo) que passou pelas frestas da porta, não deixando rastros, aumentando as suspeitas sobre ele. Odo percebe que estão armando para cima dele e pede mais uma investigação no local do crime. Alguns bajorianos pressionam Kira e Sisko para tirar Odo das investigações. Sisko concorda e o faz, para a contrariedade do próprio Odo e de Kira, que vai assumir as investigações com Dax. O escritório de Odo é destruído e Quark vai lá para zoar com a cara do transmorfo, mas acaba dando a e ele informações sobre os dias de Ibudan na prisão. Já Bashir faz novas experiências com o DNA que recolheu.

A Man Alone - Star Trek: Deep Space Nine S01E04 | TVmaze
Um homicídio onde armam para cima de Odo…

Odo começa a ser perseguido pelos bajorianos da Estação. Sisko enfrenta a multidão para evitar que a justiça seja feita com as próprias mãos e que o transmorfo não seja mais persguido. Nesse ínterim, Bashir descobre, pelas amostras de DNA, que Ibudan clonou a si próprio e matou seu clone para incriminar Odo, que fez uma tocaia para o Ibudan original e o prendeu em sua nave. O episódio termina com Keiko e sua escola pronta, mas somente com Jake. Ela já desanima quando Rom chega com Nog e diz que ele vai estudar por algumas semanas (Keiko havia insistido muito para Rom matriculasse Nog, mas o pai não deu muita atenção, pois a cultura ferengi tinha outros parâmetros). Duas menininhas completaram a classe para deleite de Sisko, que abre um largo sorriso para a nova escola que começa. Fim do episódio.

A Man Alone (1993)
Bajorianos perseguindo o metamorfo…

O que podemos falar de “O Homem Só”? Tivemos um bom episódio de construção de personagens, com uma história principal (o assassinato de Ibudan) e várias histórias paralelas. Vimos, por exemplo, uma nascente amizade entre Nog e Jake, onde os dois, por não terem muito o que fazer enquanto adolescentes na Estação, armaram uma travessura, o que serviu como pretexto para a história de Keiko, que não sabia o que fazer como botânica na Estação e decidiu abrir uma escola e ser professora. Aliás, o funcionamento da escola de Keiko fechou o episódio e foi o motivo de um grande sorriso de Sisko, ou seja, algo bem ao espírito utópico de Jornada nas Estrelas e que não tem muito espaço hoje nas séries mais novas, carregadas de distopia e que colocaram Jornada nas Estrelas em crise de meia idade. Outro sub-núcleo que chamou a atenção foi a amizade entre Sisko e Dax, que havia conhecido o simbionte no corpo de Curzon, uma espécie de segundo pai, e agora vai ter que se acostumar com a belíssima e elegante Jadzia. A reboque dessa história, estavam as tentativas de flerte de Bashir em cima de Jadzia, algo que foi um pouco desenvolvido nas primeiras temporadas da série e, graças aos céus, abandonado posteriormente.

Star Trek: Deep Space Nine Rewatch: “A Man Alone” | Tor.com
O Dr. Bashir terá participação decisiva na elucidação do crime…

De qualquer forma, soou mais positivo para o doutor o fato dele ter elucidado o mistério do assassinato, lançando mão da questão do DNA, que na época em que a série foi feita começava a despertar muita atenção. Agora, a história principal foi o assassinato de Ibudan e ajudou muito a desenvolver o personagem de Odo. Ibudan era um bajoriano que não tinha um caráter lá muito virtuoso e, por ter matado um cardassiano, vivia agora livre, leve e solto na sociedade. Mas Odo, que sempre teve um olho no padre e outro na missa, sabia que o sujeito não prestava. O assassinato de Ibudan foi orquestrado de forma a incriminar Odo e, logo ele seria perseguido pelos bajorianos, não somente por uma questão de se “fazer justiça”, mas também por uma questão de preconceito e perseguição a Odo, que era o único de sua espécie na Estação. O momento em que Odo fica acuado em seu escritório e os bajorianos querem linchá-lo, sendo somente demovidos por Sisko quando este atira com o phaser para cima, lembra mais uma vez o ambiente pesado e distópico da série, marcado por um pós-guerra onde o preconceito e as perseguições são bem mais fácies de se acontecer.

First Day at School | Star Trek: Deep Space Nine - A Man Alone ...
E a escola de Keiko começa heriocamente…

Dessa forma, embora a história de “O Homem Só” tenha sido bem fragmentada em vários sub-núcleos, ainda assim tivemos um bom episódio que mostra a vida da Estação sendo erguida no pós-guerra e que, na história principal, abordou a questão do respeito à diferença e do preconceito. Mas é de se celebrar mesmo o desfecho do episódio ser marcado pela abertura de uma escola, algo muito difícil de ser visto por aí, ainda nas visões distópicas de hoje. Vale a pena a revisita.

Star Trek: Deep Space Nine | Netflix
.. para a grande alegria de Sisko…
%d blogueiros gostam disto: