Batata Movies – Espiões. Ação, Crime e República de Weimar.

Spione - Wikipedia
Cartaz do Filme…

Mais um filme da fase alemã de Lang. “Espiões” (“Spione”, 1928) é outro longa de Lang com uma duração maior do que a normal, cerca de duas horas e meia (filmes como “Metrópolis” e “A Mulher na Lua”, que serão futuramente resenhados aqui, se incluem nessa categoria), regado a muita ação, um vilão emblemático (interpretado por Rudolf Klein-Rogge) e alguns elementos que nos lembram um pouco a História da República de Weimar e que pareciam prever o futuro de uma forma assustadora. Para podermos falar dessa película, vamos precisar liberar os spoilers de noventa e dois anos.

Fritz Lang - Spione (Spies), 1928. Beginning. - YouTube
Haghi, o grande protagonista do filme…

O plot é o seguinte. Haghi (interpretado por Klein-Rogge) é o dono de um banco que também lidera uma rede de espionagem que rouba documentos secretos e tratados. A polícia tenta desbaratar essa rede de espionagem e lança mão de vários agentes para isso. Só que muitos deles acabam assassinados. A bola da vez será o agente 326 (interpretado por Willy Fritsch), que iniciará uma investigação. Haghi, então, enviará Sonja (interpretada por Gerda Maurus) para seduzir 326 e matá-lo. Mas ela se apaixona pelo agente e o poupa. Com isso, Haghi à manterá confinada e vai lançar mão dela em outras missões. Durante a exibição do filme, vemos um jogo de gato e rato entre a polícia e a organização secreta de Haghi, que continuará a roubar documentos secretos. Ao final, depois de muitas investigações e subtramas, a polícia consegue chegar ao banco de Haghi, que libera um gás venenoso em todo o prédio para fugir. A polícia consegue descobrir que Haghi é um agente duplo, cujo disfarce é o de um palhaço num show de variedades. Ele é cercado pela polícia durante uma de suas apresentações e acaba se suicidando com um tiro na cabeça.

Esse é um filme surpreendente, por ter uma trama muito intrincada, que muito exige a atenção do espectador, até porque essa é uma película muda. O que chama a atenção é que o mocinho do filme não é exatamente o protagonista. Ele até some do filme um pouco, depois que é enganada por Sonja, que também desaparece. Esse é um filme cheio de subtramas, onde Haghi sempre ganha da polícia e consegue seus objetivos, sendo esse o grande protagonista do filme, mesmo que agindo nos bastidores. Dentre as subtramas, chama a atenção a que envolve os japonses, onde o Dr. Masimoto (interpretado por Lupu Pick), conversa com um 326 arrasado no bar depois deste ter sido enganado por uma mulher e Masimoto o ter aconselhado a não se deixar levar por uma mulher, ele mesmo irá ser seduzido por uma agente de Haghi e perderá um documento secreto para ela, depois de Masimoto ter sacrificado três agentes com documentos falsos, que também foram pegos por Haghi. Com isso, Masimoto acaba se suicidando, ao bom estilo japonês. Mais uma vez, Lang insere as culturas orientais em seu filme.

Fritz Lang's Spione (Spies) 1928 DVD/Blu-Ray Review – South West ...
O número 326, ornado por cartazes de “Metrópolis”…

O que muito chama a atenção é a forma como a República de Weimar aparece no filme. O início da película mostra todo um rosário de crimes de Haghi, onde víamos até assassinatos de políticos, algo que acontecia naqueles dias de Alemanha da década de 20, onde grupos extremistas faziam ataques a políticos com os quais eles não concordavam em seus procedimentos. O próprio Haghi é a personificação de um grande empresário capitalista cruel, que muito contribuiu para a ascensão do nazismo no país. A cena do ataque ao Banco de Haghi impressiona não somente pela ação e violência, mas também pela incômoda previsão do uso do gás venenoso. O filme também tem um certo quê premonitório ao seu desfecho quando Haghi, o agente duplo, cercado por todos os lados, acaba cometendo suicídio. Impossível não fazer uma analogia com Hitler, que também foi um agente duplo antes de manipular o Partido dos Trabalhadores Alemães (que, inclusive, ele foi incumbido pela polícia de vigiar), e transformá-lo no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Devemos lembrar também que Haghi não era um criminoso comum, somente interessado pelo dinheiro. Seu real interesse era ter posse de segredos de estado e tratados, para ter a capacidade de um certo poder político de manipulação. Ou seja, um grande empresário capitalista que busca o poder político de formas ilícitas. Nada mais contemporâneo do contexto histórico de Weimar.

Spies (aka, Spione) (Fritz Lang, 1928) – Offscreen
Sonja, que arrisca a vida por 326…

Assim, “Espiões” é um grande filme de Lang, que pode até ser alçada á categoria de uma grande produção, pela grande duração do filme, pelo roteiro intrincado e pela forma como Lang traz, nas entrelinhas, todo o contexto histórico da República de Weimar, indo até, de forma assustadora, ao premonitório. Não deixem de ver abaixo o filme na íntegra, com intertítulos em espanhol.