Batata Movies – Dr. Mabuse, O Inferno Do Crime. Violência Desmedida.

DR. MABUSE PARTE 2: O INFERNO DO CRIME - Fritz Lang - DVD
Cartaz do DVD…

Dando sequência às análises da fase alemã de Fritz Lang, vamos falar de “Dr. Mabuse, O Inferno do Crime” (“Dr. Mabuse, Der Spieler – Inferno: Ein Spiel von Menchen Unserer Zeit”, 1922), sequência do filme “Dr. Mabuse, o Jogador”. Se o primeiro filme mostrou um Dr. Mabuse manipulador da mente e sinistro, que cometia seus crimes e hipnotizava jogadores de cartas de uma elite alemã decadente, a segunda película de Dr. Mabuse é muito mais violenta, onde o vilão mostra em cores vivas toda a sua personalidade maligna. Para podermos falar do filme, vamos precisar liberar os spoilers de noventa e oito anos.

Dr. Mabuse, the Gambler (1922) directed by Fritz Lang • Reviews ...
Uma condessa sequestrada…

O Conde Told, depois da vergonha de ter sido flagrado trapaceando, vaga pelas ruas chuvosas à noite, sendo acolhido por Wenck. Depois de uma conversa, o conde Told decide procurar tratamento psicológico e vai procurar justamente Mabuse, que o hipnotizou para fazer a trapaça. Mabuse recomenda que Told se isole e não converse com ninguém, para que o sequestro da condessa seja encoberto. Como esta se nega terminantemente a se entregar para Mabuse, este decide induzir o conde ao suicídio. Wenck procura convencer Carozza a ajudar a polícia, mas esta se nega. Mesmo assim, Mabuse infiltra um de seus capangas na polícia para que este entregue um veneno para que Carozza se suicide, algo que ela obedece e faz prontamente. Um outro capanga de Mabuse é preso pela polícia e, antes que ele fale alguma coisa, é assassinado por Mabuse,enquanto é transferido da delegacia para um presídio, depois que Mabuse incita as massas mais pobres a parar o carro de polícia, alegando falsamente que um líder comunitário estava sendo preso. Mabuse ainda consegue colocar uma bomba dentro do escritório de Wenck, quase matando-o. Ou seja, o Doutor nesse filme toma atitudes bem mais perigosas e mortíferas. Depois de perguntar ao mordomo de Told sobre as circunstâncias da morte de seu patrão, Wenck escuta do criado sobre Mabuse e começa a investigar o Doutor, que o recomenda a ir a um show de um adivinho, Weltmann (uma das faces de Mabuse). No show, Wenck é hipnotizado e induzido a Mabuse a dirigir numa estrada nas montanhas à toda velocidade, mas seus ajudantes o salvam. Somente ai, Wenck chegará à conclusão de que o criminoso procurado è Mabuse. A polícia, com a ajuda do exército, vai invadir o esconderijo de Mabuse e resgatar a condessa. Mabuse foge pelos esgotos e chega a um outro esconderijo onde seus capangas fazem cédulas de dinheiro falsas. Lá, Mabuse começará a ter alucinações dos capangas que morreram para protegê-lo e o Doutor enlouquece, sendo finalmente preso por Wenck.

Dr. Mabuse Teil 1 - Der große Spieler - Festival do Rio
Hipnotizando Wenck…

O segundo filme, como vimos, é bem mais violento que o primeiro. Além disso, a primeira película abordou temas de ordem mais social, como a decadência de uma elite que gasta seu dinheiro na cocaína e no jogo, geralmente fazendo as suas atividades ilícitas em locais escondidos no seio de onde vivem os menos favorecidos. Já o segundo filme mostra mais os estados da alma, saindo do social e indo mais para o subjetivo. Temos dois suicídios aqui. O de Carozza foi menos explorado, com a ingestão de uma pastilha de veneno num gesto de obediência cega (ou, talvez, até com algum medo inserido) de Carozza ao amado Mabuse. Já o suicídio do conde Told foi bem mais explorado na questão dos tormentos da alma, onde o conde perambula pela sua sombria mansão, cheia de motivos de culturas orientais, bem ao gosto de Lang, e tendo alucinações de si mesmo trapaceando, o que o leva a se matar com uma navalha. Mais expressionista do que isso impossível. Mas as alucinações não ficaram por aí. O processo de enlouquecimento de Mabuse (um tanto falso, devemos admitir, já que o Doutor não tinha o menor remorso em ver seus capangas morrerem ao colocar seus maléficos planos em execução) é eivado dessas mesmas alucinações, com a fina ironia de que Mabuse enlouquece perante seus empregados falsários cegos, que não o podem alertar sobre seus delírios, pois nada veem. Some-se a tudo isso o show de Weltmann com as manipulações das mentes de membros da plateia e temos uma sequência onde os estados da alma e do subjetivo falaram mais alto frente à pegada de ordem mais social do primeiro filme.

Dr. Mabuse, der Spieler – Teil 2: Inferno, ein Spiel von Menschen ...
Enlouquecido ao final…

Assim, “Dr. Mabuse, O Inferno do Crime”, é uma sequência que dá um bom desfecho aos dois filmes de Mabuse. Muito mais violenta, muito mais expressionista, muito mais ligada à questão do subjetivo e das alucinações. Não perca a oportunidade de ver, em sequência, os dois filmes abaixo.