Batata Movies 2 (Especial Oscar 2021). Shaun, O Carneiro A Fazenda Contra-Ataca. A Animação Mais Infantil.

Shaun o Carneiro – O Filme – A Fazenda contra-ataca Netflix filme -  NoNetflix.com.br
Cartaz do Filme…

Dentre os filmes que concorrem ao Oscar 2021, vamos hoje falar de “Shaun, O Carneiro. A Fazenda Contra-Ataca”, uma animação stop-motion que concorre à estatueta de Melhor Animação, sendo continuação de “Shaun, O Carneiro” e está no Netflix. Para podermos falar desse filme, vamos precisar de spoilers.

Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca – Papo de Cinema
Shaun e seu amiguinho alienígena…

A historinha é bem simples. Um disco voador desce numa cidadezinha e um alienígena vai parar numa fazenda, conhecendo um carneirinho de nome Shaun. Os dois vão se tornar amigos e vão ser perseguidos por caçadores de alienígenas. Ainda, Shaun vai ter que ajudar seu amigo alienígena a retornar ao seu planeta, pois ele é uma criança e acabou “pegando emprestado” o disco voador do pai enquanto ele dormia. Mas os caçadores de alienígenas e o dono da fazenda onde Shaun vive podem atrapalhar, e muito essa missão, pois o dono da fazenda decidiu criar um parque temático em sua propriedade, construído pelas… suas ovelhas (???).

Foto de Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca - Foto 48 -  AdoroCinema
Um cachorro que proíbe tudo…

Essa é, dentre todas as animações que concorrem ao Oscar, a mais infantil de todas. Para começar, não temos diálogos em toda a animação, com os personagens emitindo sons como berros, grunhidos, suspiros, rosnadas e por aí vai. Pode-se dizer que temos um pouco da tradição e da linguagem do cinema mudo aqui, com tons de um grande surrealismo até. O alienígena acaba sendo uma espécie de brincadeira nessa linguagem sonora de sinais, pois ele consegue repetir com precisão todos os sons que escuta, sendo um detalhe cômico bem bacana, deixando a animação bem simpática, mas é meio complicado de acreditar que ela possa sobrepujar “Soul”, a grande favorita. O grande barato que vemos aqui é que todas as características más de alguns personagens somem ao final da película, como o cachorro que toma conta das ovelhas, que impõe severas regras e proibições a elas, tornando-se uma figura bem mais camarada ao longo do filme, ao ajudar Shaun a levar seu amigo alienígena de volta para a sua casa, e a líder dos caçadores de alienígenas, que era muito ambiciosa em capturar um, principalmente depois que viu alienígenas quando era criança e fez um desenho deles, apresentando num trabalho de escola e sendo ridicularizada por toda a sua turma, o que a magoou demais e a fez se tornar uma pessoa muito amarga. A presença dos alienígenas pais do amiguinho de Shaun perante um grande público fez com que finalmente a sua visão dos alienígenas fosse legitimada, com a moça abraçando ternamente os alienígenas e purgando todas as suas raivas. O único personagem que teve uma má índole por todo o filme e foi punido nos pós-créditos por causa disso foi o dono da fazenda que, na sua ganância de aproveitar a vibe da visita dos alienígenas, criou um parque temático bem chinfrim, cobrando um alto preço e não dando devoluções. A sequência final do filme aconteceu meio que travestida da atração principal do parque, o que rendeu muito dinheiro para o fazendeiro, que tinha o sonho de comprar uma mega colheitadeira de milho. Ele a consegue, mas um acidente surreal e improvável a destrói, como castigo para o ganancioso.

Shaun, O Carneiro: O Filme - A Fazenda Contra-Ataca (Filme na Netflix 2020)  - Filmelier: assistir a filmes online
Provando novos gostos…

Dessa forma, “Shaun, O Carneiro. A Fazenda Contra-Ataca”, é uma animação bem simpática, mais infantil que as demais que concorrem ao Oscar, e cheia de tons lúdicos e surreais. Um alienígena fofinho, uma série de bichinhos, uma equipe caçadora de alienígenas bem atrapalhada. Tudo isso consegue produzir uma historinha que entretém bastante, mas ainda acho que ela não tem bala na agulha para ganhar um Oscar. De qualquer forma, vale pela distração.