Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Enterprise (S01 Ep 05), Terra Nova. Vidas Subterrâneas.

Star Trek Enterprise - 1x06 - Terra Nova
Procurando membros de uma colônia ancestral…

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, retornemos à Enterprise para falar do quinto episódio da primeira temporada, intitulado “Terra Nova”.

Qual é o plot desse episódio? A Enterprise vai para Terra Nova, uma colônia humana fora do sistema solar, a menos de vinte anos-luz de distância. Os colonos levaram nove anos para ir, nove anos para voltar. Ninguém ouviu falar de Terra Nova nos últimos setenta anos. Houve um desentendimento entre os colonos e a Terra, que mandou mais 200 colonos. Os colonos de Terra Nova não  queriam mais ninguém, pois já estavam lá há cinco anos. A Terra disse que não havia outro planeta habitável. Os colonos insistiram e houve trocas de mensagens agressivas, até que não se ouviu mais falar dos colonos. Ao chegarem ao planeta, ninguém respondeu às frequências de saudação e T’Pol identificou uma radiação na superfície do planeta. Uma nave auxiliar desce para ver o que está acontecendo. Eles encontram uma cidade abandonada. Mas Reed encontra alguém na floresta. A pessoa se esconde numa caverna. Dentro da caverna, vários humanóides estão escondidos e atacam o grupo avançado com armas de fogo. Reed é capturado e o resto do grupo avançado foge com a nave auxiliar. T’Pol consegue tontear um humanóide e o analisa com o tricorder, constatando que ele é humano.

Terra Nova | Star Trek: Enterprise | The Pensky Podcast
Uma cultura que descende dos humanos…

Archer e Phlox voltam à superfície para estabelecer um Primeiro Contato e são rendidos pelos humanos. Eles se intitulan novans e dizem que seu povo foi dizimado pelos humanos que lançaram uma chuva venenosa sobre eles (a radiação), forçando-os a viver nos subterrâneos. Archer diz aos novans que eles são descendentes dos humanos que chegaram lá há setenta anos e eles unidos podem descobrir o que aconteceu no planeta. Archer e Phlox oferecem assistência médica à mãe do líder dos novans que está com câncer de pulmão para conquistar a confiança deles. Mas os novans são muito ressabiados e agressivos.

T’Pol descobre a fonte de radiação. Ela veio de um impacto de um asteróide há exatos setenta anos, quando a expedição humana à Terra Nova havia chegado.

Reed, que é mantido refém nas profundezas, tenta interagir com os novans, mas eles respondem de forma agressiva. Entretanto, Reed percebe que eles gostam de música, começando a ver aquela cultura com outros olhos.

Hoshi consegue decifrar uma transmissão antiga dos humanos e ficamos sabendo que as crianças do planeta sobreviveram à radiação enquanto que os adultos morreram. Antes de morrerem, no entanto, os adultos confundiram a queda do asteróide com um ataque da Terra, já que os colonos estavam em litígio com seu planeta natal, culpando os humanos da Terra pelo acidente. E aqueles novans de agora são descendentes dessas crianças que viram seus adultos culpando o povo da Terra. Assim, conquistar a confiança dos novans seria algo muito difícil.

Star Trek: Enterprise Season 1 Episode 6
Como mudar o habito de um povo que, há muito, vive nas profundezas???

Phlox consegue curar o câncer da mãe do líder dos novans, mas descobre uma doença oriunda da radiação do meio ambiente do planeta, o que vai obrigar a evacuação dos novans. Eles não querem ir embora, mas Archer mostra uma foto antiga dos colonos humanos à mãe do líder e fala de um nome: Vera Fuller. Uma menininha está no colo dela e é a mãe do líder. Como o líder exige que eles voltem à superfície do planeta, Archer desanima com a situação e ordena os procedimentos para a volta dos novans. Revoltado, Archer diz que precisa convencê-los a sair do planeta. T’Pol atenta para o fato de que reeducá-los como humanos na Terra vai destruir a cultura deles de viverem nos túneis há duas gerações.

Trip descobre que a chuva radioativa não atingiu o hemisfério sul do planeta e Archer propõe aos novans que eles vivam nessa parte não afetada, podendo viver tanto nas profundezas quanto na superfície. O capitão retorna com os novans na nave auxiliar e, quando esta pousa, o solo cede e a nave afunda uns oito metros buraco abaixo. Com a queda da nave, os túneis cederam e um novan ficou preso com uma perna quebrada. Archer e o líder novan tiveram que se unir e confiar um no outro para tirar o novan ferido de um buraco bem fundo. A mãe do líder lembrou de seu passado como filha de Vera Fuller e obriga seu filho a falar a seu povo que o hemisfério sul do planeta é mais seguro. Fim do episódio.

Star Trek: Enterprise – Terra Nova (Review) | the m0vie blog
Archer vai precisar evacuar toda uma civilização…

O que podemos falar do episódio “Terra Nova”? Em primeiro lugar, esse episódio lembra muito o filme “Máquina do Tempo”, de 1960, estrelado por Rod Taylor e inspirado numa história de H. G. Wells, onde humanos foram obrigados a viver nos subterrâneos. Entretanto, se em “Máquina do Tempo” os humanos foram obrigados a viver nas profundezas em virtude de uma guerra nuclear, em “Terra Nova” os humanos foram obrigados a viver nas profundezas em virtude da queda de um asteróide. Vimos, também, a batata quente que cai no colo de Archer, que precisa estabelecer um contato amistoso com os novans, mas as querelas ancestrais entre os colonos de Terra Nova e as pessoas do planeta Terra tornam essa empreitada muito complicada. Esse foi, também, um episódio que trabalha um tema muito caro a Jornada nas Estrelas, que é a questão do respeito às diferenças. Archer quer salvar os novans da situação complicada em que vivem, onde a radiação contamina e adoece a todos. Mas T’Pol atenta para o fato de que tal intervenção vai obrigar os novans a viver de uma forma que não querem, pois já viviam nos subterrâneos há duas gerações e simplesmente trasladá-los para o planeta Terra e obrigá-los a viver na superfície de um planeta que não conhecem seria uma intervenção muito violenta na cultura e estilo de vida dos novans. Até que ponto Archer teria o direito de, sob o pretexto de salvar os novans da extinção, intervir tão violentamente em sua cultura? Debates de uma época pré-Primeira Diretriz. Essa questão poderia ser bem espinhosa caso os roteiristas não tivessem encontrado uma solução conveniente para o episódio, que foi a não contaminação do hemisfério sul de Terra Nova pela radiação, onde os novans puderam confortavelmente viver.  Mas eu fico imaginando a questão espinhosa entre escolher o respeito à cultura dos novans, o que significaria a destruição de sua espécie, ou salvar essa espécie intervindo à força em sua cultura. Sabemos muito bem quais seriam as opções de Archer e T’Pol. Esse também é um episódio que apela à memória, quando Archer mostra à mãe do líder dos novans, uma foto dela criança com os colonos humanos da Terra Nova de setenta anos atrás.

Dessa forma, “Terra Nova” é um interessante episódio de Jornada nas Estrelas Enterprise, onde a referência a “Máquina do Tempo” torna a coisa muito interessante, além de termos aqui mais uma discussão sobre respeito a outras culturas, mesmo que isso possa significar a extinção destas. Vale a pena a revisita.  

Enterprise - "Terra Nova" Season 1 Episode 6 (8/10) Malcolm Reed | Star  trek enterprise, Dominic keating, Star trek characters
Reed aprende com a diferença…
%d blogueiros gostam disto: