Batata Movies 2 (Especial Oscar 2021). Greyhound, Na Mira Do Inimigo. Perigoso Jogo De Esconde-Esconde.

Greyhound: Na Mira do Inimigo (2020) - Ficha do Filme | Cinema e Afins
Cartaz do Filme

Dentre nossas análises dos filmes que concorrem ao Oscar, vamos falar hoje de “Greyhound, Na Mira Do Inimigo”, que concorre à estatueta de Melhor Som. Para podermos falar desse filme, vamos precisar dos spoilers de sempre.

Greyhound: Na Mira do Inimigo - Uma missão falha - SMUC
Krause precisa proteger um comboio…

Vemos aqui a história do Capitão Krause (interpretado por Tom Hanks), que tem uma difícil missão: defender um comboio de embarcações da Marinha Mercante que cruzam o Oceano Atlântico em direção à Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O grande problema são os temidos submarinos alemães, que afundam esses barcos da Marinha Mercante, buscando evitar que os Estados Unidos consigam prover seus aliados na Europa com toda uma gama de produtos. O comboio tem apoio de aviões até uma determinada parte da travessia, quando as embarcações entram num setor chamado “buraco negro”, onde a única defesa que o comboio tem são alguns barcos que fazem a escolta. Essa lacuna dura cerca de cinco dias, quando as embarcações estão mais próximas à Europa e o apoio aéreo retorna. A embarcação que lidera a defesa do comboio é o Greyhound, capitaneado por Krause, que está em sua primeira missão de travessia do comboio. Com um péssimo tempo e o mar revolto, as estratégias de defesa tem que ser meticulosamente calculadas pelo capitão para encontrar um inimigo praticamente invisível e atacá-lo sem desperdiçar munição, pois há vários submarinos alemães atacando simultaneamente.

Greyhound: Na Mira do Inimigo – Papo de Cinema
Uma vigília incessante…

É um filme muito tenso, onde vemos Krause liderando seus homens ao mesmo tempo que ele precisa estar em contato com as outras embarcações de defesa. Apesar da infinidade de termos técnicos de navegação, com o tempo o espectador consegue entender o que está acontecendo, pois ele vai aprendendo o significado desses termos à medida que as situações ocorrem. Vemos toda a dificuldade de comunicação para que tudo o que ocorre chegue ao capitão, onde toda a equipe deve estar muito bem treinada e qualquer hesitação pode decidir questões de vida ou morte (até um espirro pode prejudicar as comunicações e atrasar uma ordem decisiva do capitão). Volta e meia, os submarinos sobem à superfície para pegar oxigênio e estão visíveis, mas as condições do tempo e do mar prejudicam as visualizações. Nesse contexto, os radares precisam funcionar dentro da maior eficiência possível e um defeito neles pode ser algo fatal. Os submarinos alemães também podem lançar iscas para enganar os radares quanto à sua posição. A autoconfiança dos alemães em destruir as embarcações era tão grande que eles entravam em contato com o Greyhound para fazer guerra psicológica, xingando ofensas e ameaçando de morte a todos. Mas a concentração da equipe não podia esmorecer um segundo. O filme mostra tudo isso com grande desenvoltura e a gente deve tirar o chapéu para Tom Hanks, não somente por sua soberba atuação de sempre, mas também pelo fato de que ele assina o roteiro, que é baseado no livro de C. S. Forester, “The Good Shepherd”.

Crítica | Greyhound: Na Mira do Inimigo (2020)
Apesar dos radares, o contato visual é determinante…

Com relação a única indicação que o filme recebeu, a de Melhor Som, creio que esse filme não ganhará, pois me parece que “O Som do Silêncio” é o grande favorito, o que é uma pena, pois esse filme é muito instigante e cativante. Talvez ele merecesse mais indicações técnicas, como os Efeitos Visuais.

Na Apple TV+ | Greyhound: Na Mira do Inimigo - Clube da Poltrona
Um homem muito religioso…

Assim, “Greyhound, Na Mira Do Inimigo” é um filme que concorre ao Oscar que não é tão badalado, mas apresenta uma história de guerra muito interessante onde Tom Hanks interpreta o protagonista principal e ainda assina o roteiro. Mesmo que não ganhe o Oscar, o valor desse filme foi reconhecido pela indicação de Melhor Som que recebeu, embora ele tivesse bala na agulha para mais indicações.