Batata Séries – Jornada Nas Estrelas DS9 (S01 Ep 05), Caça E Caçador. Diplomacia De Cowboy.

Star Trek: Deep Space Nine | Netflix
Um alienígena estranho…

Voltamos às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, revisitando DS9 e o quinto episódio da primeira temporada, intitulado “Caça e Caçador”.

Qual é o plot? Sisko recebe uma queixa de assédio. Quark estaria assediando uma dabo girl. Mas uma nave desconhecida veio pela fenda espacial. O alienígena disse que estava perseguindo uma nave que entrou no buraco de minhoca. Sisko disse que a nave era da estação e que ele viajou 90 mil anos-luz pelo buraco de minhoca. Ele é o primeiro alienígena do quadrante Gama a chegar a estação. O alienígena, nervoso, disse que queria voltar, mas sua nave estava perdendo integridade estrutural. O’Brien foi obrigado a trazer a nave para a estação com um raio de grávitons para ela não se despedaçar.

Watch Star Trek: Deep Space Nine Season 1 Episode 6 - Captive Pursuit  Online Now
O’Brien fará amizade com Tosk…

O’Brien vai à nave e entra nela, não vendo ninguém. Ele tenta consertá-la e o alienígena aparece. Ele se chama Tosk e é todo ressabiado. O’Brien procura ser o mais amistoso possível e o leva para a estação, pois, para fazer reparos na nave, seus reatores precisam esfriar. O’Brien apresenta a Tosk a estação e o leva a um aposento, dizendo que, se ele quiser algo, é só pedir para o computador. Tosk, ainda ressabiado, agradece a O’Brien e, depois que o chefe sai, ele pergunta ao computador onde estão as armas na estação.

O’Brien fala a Sisko que está desconfiado de Tosk, pois a nave dele apresenta uma marca de tiro e o alienígena diz que isso foi provocado pelo buraco de minhoca. Tosk e O’Brien consertam a nave e o chefe diz que ela ficará pronta em dois dias no máximo. Tosk insiste na sua pressa para deixar a estação. O’Brien leva Tosk ao Quark’s Bar e Quark oferece uma holosuíte ao alienígena. Tosk diz que está fazendo uma espécie de grande aventura e jornada. O’Brien pergunta que jornada é essa e Tosk diz que não pode falar sobre isso.

Treknobabble: Deep Space Nine, Season 1: Captive Pursuit
O caçador vem buscar a caça…

Tosk mexe em alguns circuitos de segurança e é flagrado por Odo, que o leva para uma cela. Sisko quer saber por que ele estava mexendo no sistema de segurança e Tosk diz que não pode contar. Sisko pede para mantê-lo preso. O’Brien tenta convencer Tosk a dizer o que está acontecendo e Tosk diz para O’Brien deixá-lo morrer em paz.

Uma nave igual de Tosk vem pelo buraco de minhoca. Eles tentam transportar alguém da nave, mas Sisko ordena que levantem os escudos. A nave bombardeia os escudos com um pulso de energia e os neutraliza. Três alienígenas se teletransportam para o Promenade. Um tiroteio começa e um dos alienígenas explode a porta da prisão, localizando Tosk, que está camuflado. O alienígena tira o capacete e ele também é um Tosk. Sua espécie faz uma espécie de caçadas a membros de sua própria espécie e a honra é o membro caçado morrer durante a caça. Ser aprisionado vivo é uma tremenda vergonha e o Tosk aprisionado vivo é sujeito a humilhação pública. Sisko se recusa a entregar o Tosk por achar isso muito bárbaro. O Tosk caçador diz que os Tosks considerados caça são preparados a vida toda para a caça e honram a sua tradição. O Tosk caçador faz um acordo, proibindo futuramente as atividades de caça atravessarem pelo buraco de minhoca, desde que o Tosk aprisionado seja entregue. Sisko, sendo obrigado a respeitar a Primeira Diretriz, concorda com isso, O’Brien diz que é uma espécie viva consciente. Kira sugere que o Tosk possa pedir asilo político. O’Brien leva a sugestão de asilo a Tosk mas ele nega, pois ficar com a Federação seria uma grande desonra para ele, que deve enfrentar seus predadores e morrer com honra.

Watch Star Trek: Deep Space Nine Season 1 Episode 6: Captive Pursuit - Full  show on Paramount Plus
Tramóias com Quark…

O’Brien não desiste e, depois de uma conversa com Quark, decide desobedecer as regras. Ele se oferece para escoltar Tosk mas prepara uma armadilha para libertá-lo. Sisko ordena que eles sejam capturados, mas pede a Odo que não tenha muita pressa. O’Brien consegue libertar Tosk, que diz que O’Brien também é um Tosk e pede que o chefe morra com dignidade. Depois da fuga de Tosk, Sisko dá um esporro federal em O’Brien, dizendo que mais um deslize desses e ele está fora da estação. O’Brien diz a Sisko que achava que Odo logo colocaria um campo de força para prender Tosk e O’Brien em sua fuga, mas isso não aconteceu. Sisko, desconversando, disse que pode ter se esquecido de um ou outro campo de força. Fim do episódio.

O que podemos dizer do episódio “Caça e Caçador”? Foi um baita de um episódio, com diplomacia de cowboy pura, chutando a Primeira Diretriz para escanteio, dessa vez por uma boa causa e de forma um tanto salomônica, pois a meu ver, ela foi parcialmente desrespeitada. Nas palavras do próprio O’Brien, mesmo que ele tenha feito uma intervenção na cultura alienígena (pós-dobra, diga-se de passagem), ele transformou uma caçada falida e vergonhosa numa caçada com potencial para uma morte honrosa novamente, mesmo que isso tenha custado a vida dos caçadores. Pelo menos, eles morreram dignamente. Assim, se os Tosk queriam uma caçada honrosa, O’Brien deu a eles essa possibilidade. De qualquer forma, Sisko estava também correto, pois não foi a melhor forma de se estabelecer um primeiro contato, ainda mais com uma espécie do quadrante Gama, algo que despertava uma curiosidade muito grande da Federação por causa do buraco de minhoca estável, sendo uma batata muito quente a lidar fazer um relatório de toda essa confusão para a Federação. Mas como a caçada nos lembra o mais repugnante do humano em tempos pretéritos (ou seja, a nossa realidade atual), Sisko acaba realmente dando uma mãozinha para a fuga arquitetada por O’Brien, que foi maroto o suficiente para dar uma de João Sem Braço e perguntar a Sisko porque ele e Tosk não foram pegos por campos de força, sabendo que o comandante ajudou indiretamente na fuga.

Assim, “Caça e Caçador” é mais um bom episódio de DS9, onde a Primeira Diretriz é novamente abordada com uma diplomacia de cowboy típica do século 23 sendo aplicada numa região de pós-conflito no século 24. Tem horas que é bom estar longe do espaço da Federação, o que possibilita uma chutadinha de pau da barraca. E fique com o vídeo que analisa esse episódio abaixo.

%d blogueiros gostam disto: