Batata Books – Herdeiro Do Jedi. Luke Skywalker Em Primeira Pessoa.

Capa do Livro

Mais um bom lançamento da Editora Aleph referente ao Universo de “Guerra nas Estrelas”. Escrito por Kevin Hearne, “Herdeiro do Jedi” é uma aventura integrante do novo cânone, que tem Luke Skywalker como protagonista. E, dessa vez, com uma grande curiosidade. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Luke Skywalker. Isso faz com que o personagem tenha uma relação de grande cumplicidade com o leitor e, por que não, com o fã. Podemos compartilhar com ele seus desejos, medos, receios e outros sentimentos, num momento em que ele acabou de explodir a Estrela da Morte (os eventos da história desse livro se passam entre os Episódios IV e V). Assim, ele acabou de perder Obi Wan Kenobi, quer se iniciar no treinamento jedi, mas não tem ainda um mestre, e tem uma enorme curiosidade em saber um pouco mais de Darth Vader e por que o senhor sombrio matou seu pai.

Luke Skywalker. Aprendizado jedi sem mestre

Mas, no que consiste a história? Depois da batalha de Yavin, a Aliança Rebelde continua a fazer várias missões contra o Império com o objetivo de enfraquecê-lo. E uma delas é justamente trazer para seu lado uma “slicer” (o equivalente a um “hacker”) do Império que quer desertar e garantir uma vida segura para a sua família. Drusil Bephorin precisa ser resgatada pelos rebeldes e ser transferida para um planeta num sistema distante e pouco conhecido para lá viver em paz com sua família. O escolhido para essa missão será Skywalker, visto pela Aliança Rebelde como um verdadeiro herói por seu êxito em Yavin. Num primeiro momento, essa fama subiu à sua cabeça mas, com o tempo, o antigo agricultor de umidade de Tatooine amadureceu e viu que a luta contra o Império é mais crítica que parece. Para tornar a coisa mais interessante, o autor Kevin Hearne deu ao nosso amado protagonista uma baita de uma companhia: a franco atiradora Nakari Kelen, uma estonteante morena de negros cabelos encaracolados extremamente espirituosa, o que mexe com a natureza introspectiva do jovem aprendiz de jedi. Obviamente, algo além de um simples relacionamento de amizade acontecerá entre os dois. Mas esse “affair” será interrompido várias vezes pelos perigos envolvidos na missão. O ato de transportar Drusil Bephorin pelo espaço da galáxia sob a perseguição das forças do Império e de perigosos caçadores de recompensas tornará a missão mais difícil do que ela parece. E aí o trio formado por Skywalker, Kelen e Bephorin vai ter que passar por muitas situações espinhosas para atingir seus objetivos. Ah, sim, não podemos nos esquecer da presença de R2 D2 na missão, que em alguns momentos se tornou mais um peso do que o robozinho que salvava o dia, embora o autor não tenha deixado de dar a ele os seus costumeiros momentos de salvador da pátria.

Nakari Kelen. Uma franco atiradora

É uma história instigante, que prende a atenção e dá ao leitor a oportunidade de uma rápida leitura. Hearne consegue criar uma trama com bons momentos de ação, intercalados por bons diálogos, sobretudo entre Skywalker e Kelen. A personagem de Drusil Bephorin também é muito atraente, pois sua característica de “slicer” e criptógrafa é consequência de que sua espécie alienígena tem muito tino para a matemática, onde até as regras de etiqueta são permeadas por complexas fórmulas. Assim, a personagem calcula as probabilidades de ocorrência de eventos relacionados ao que pode ou não acontecer na missão o tempo todo, algo um tanto “vulcano” no Universo de “Guerra nas Estrelas” (desculpem, mas eu como “trekker” não resisto). E esse “quê” vulcano fica ainda mais pronunciado quando Bephorin não consegue entender os flertes entre Skywalker e Kelen, o que leva a situações constrangedoras para o aprendiz de jedi. Falando nisso, é muito legal ver as primeiras tentativas de telecinese (o ato de mover objetos com a força da mente) de Skywalker com… macarrões no prato (!), responsáveis por momentos divertidos da história.

Assim, “Herdeiro do Jedi” é mais um tiro certo da Aleph que tem trazido boas histórias de “Guerra nas Estrelas” para o público, enquanto este espera ansiosamente pelos filmes da franquia que batem às portas dos cinemas em dezembro. Um livro que tem como grande trunfo deixar o fã mais próximo de Luke Skywalker. Um livro que traz uma boa aventura e personagens muito bem construídos. Uma história digna do Universo de “Guerra nas Estrelas”. Você não vai se arrepender se ler.

Drusil Bephorin, a “slicer”
%d blogueiros gostam disto: