Batata Antiqualhas – Spock e Leonard. Dualidade que se Completa (Parte 15)

                         Nimoy e Bennett…

Ao começar as filmagens, surgiria um problema. O elenco original da série não gostou muito da ideia de Nimoy na direção e não sabia das pretensões do diretor para com seus papéis. Assim, Nimoy começou uma estratégia de convencimento de seus antigos colegas. William Shatner fez uma reunião com Nimoy e Bennett acompanhado de seu advogado e apontou todas as objeções que tinha contra o roteiro, sendo prontamente atendido nas alterações. Quanto aos outros membros do elenco original, eles esperaram para ver o que ia acontecer. Mas, mais tarde, eles chegaram à conclusão de que Nimoy não seria um ditador e que faria o melhor por todos. Nimoy também sentiu que as responsabilidades de um diretor de um longa são muito maiores que as de um diretor de séries de tv. Ele tinha que se preocupar não só com as técnicas de filmagem em si e a quantidade de cenas a serem filmadas em cada dia, assim como com toda a logística envolvida: figurinos, dublês, nuvens de gelo seco, etc. Além disso, havia um clima de desconfiança dos executivos do estúdio quanto ao fato de um novato estar na direção e Bennett era o escalado para vigiar Nimoy quanto a isso, chegando a checar as tomadas feitas durante o dia de filmagem na sala de edição sem o conhecimento dele.

           Elenco inicialmente receoso com direção de Nimoy…

Durante as filmagens, George Takei ficou incomodado de ter seu personagem, Sulu, ser chamado de baixinho por um segurança. Na sequência, Sulu lhe dá um golpe, dizendo: “Não me chame de baixinho”. Depois de uma discussão com Bennett, essa cena foi filmada de duas formas: com e sem a expressão “baixinho”. Takei ficou chateado com o uso da expressão “baixinho” na edição final. Mas se acalmou depois de constatar a reação calorosa do público à cena.

                                         Conversa entre vulcanos…

Na cena da morte do filho de Kirk, Nimoy e Shatner se reuniram em separado para discutir a cena e encenaram uma briga para assustar a equipe de produção, que não engoliu a zoação, já que sabia que os dois velhos amigos faziam isso de vez em quando. Na verdade, Nimoy deu toda a liberdade a Shatner para fazer a cena, já que ele conhecia muito bem seu personagem. A cena ficou tão boa que um executivo da Paramount, Jeff Katzenberg,  ligou para Nimoy, felicitando-o por seu trabalho de diretor depois de vê-la. Nimoy deu todos os créditos a Shatner pela cena. A cena do Pon Farr entre Saavik  e o jovem Spock foi rechaçada por Katzenberg, achando que ia provocar risadas. Nimoy e Bennett apostaram um dólar como ela não ia provocar as tais risadas. E eles ganharam a aposta. Nimoy emoldurou seu dólar numa placa assinada por Katzenberg, que diz: “Apostei que a cena do Pon Farr ia causar risos”. Jeff Katzenberg, abril, 1984”. Nimoy realmente sabia das reações dos fãs de “Jornada nas Estrelas”.

                                               Velhas amizades…

A notícia da destruição da Enterprise vazou e causou indignação entre os fãs. Mas Nimoy já estava vacinado com a morte de Spock e tudo transcorreu sem problemas, ainda mais porque a cena foi feita pelo pessoal da Industrial Light and Magic, a produtora de efeitos especiais de George Lucas. Complicado mesmo foi o final das filmagens, onde Nimoy tinha que acumular à pesada rotina da direção o fato de ainda atuar e se maquiar como o vulcano. No início, ele interrompia a maquiagem para ver outros problemas, chegando a andar pelo set com apenas uma orelha pontuda ou sobrancelha vulcana. Mas depois viu que isso era muito mais complicado e passou a chegar às cinco da manhã ao estúdio para se maquiar para depois resolver os demais problemas do dia. Numa cena, Nimoy contracenava com Kelley e Spock estava inconsciente, não podendo ver que rumos a filmagem tomava. Kelley chegou a rir com a situação porque Nimoy tentava abrir os olhos um pouquinho para ver se a filmagem transcorria bem. Na cena final, Nimoy tinha que se concentrar em seu diálogo e na direção. Ele instruiu os atores a abraçar Spock, mas todos mantiveram uma distância respeitosa, com exceção de Uhura.

                  Uma aproximação solene…

Ficou bem claro que eles sabiam que Spock não gostaria disso. Um personagem consolidado depois de tantos anos. Foi decidido também que o nome de Nimoy só apareceria nos créditos como diretor e não no elenco, para não estragar a surpresa (para lá de anunciada) da ressurreição de Spock. Os executivos da Paramount viram o filme e adoraram. Decidiram que Nimoy dirigiria o quarto filme com sua visão pessoal de “Jornada nas Estrelas”, antes mesmo que “A Procura de Spock” estreasse nos cinemas.

E como foi a produção de “Jornada nas Estrelas 4, A Volta Para Casa”? Isso é o que veremos no próximo artigo. Até lá!

     Enterprise queimando na atmosfera de Gênese. Dor no coração…
%d blogueiros gostam disto: