Batata Comics – Turma Da Mônica Jovem. Sabotagem. Mais Uma Vez, A Temática Do Discurso De Ódio.

Capa da Revista

A Turma da Mônica Jovem segue rendendo bons frutos. No número 20 da Segunda Temporada, temos a história “Sabotagem”, que mais uma vez vai discutir todo o ódio que circula por aí em nossa sociedade contemporânea. Mais uma história cujas alegorias nos fazem um convite à reflexão.

A história começa com a visita, na escola da Turma, da Professora Floyd, que representa a Corporação Hermes, uma empresa de tecnologia. A tal Floyd oferece aos alunos uma estadia num acampamento de férias onde ocorrerá um torneio, com os alunos da escola sendo divididos em equipes. O prêmio para o grupo vencedor é uma viagem até a sede da corporação, que fica na Grécia. As equipes são mandadas para chalés isolados e o único contato com tecnologia que recebem é um celular simplório que envia mensagens da organização do concurso. As equipes percebem que não há comida no chalé e recebem a mensagem de que há comida mais ao norte. Uma equipe consegue chegar primeiro e pega comida, deixando comida para as outras equipes. Mas quando elas chegam, as provisões estão destruídas. Isso será somente o início de uma série de acontecimentos que irão colocar as equipes umas contra as outras, num ódio abertamente manipulado.

A revista lança uma discussão interessante. E se todo esse ódio que vemos nas redes sociais pudesse ser manipulado e, juntamente com isso, a opinião pública? Parece que é mais ou menos isso que vemos no dia-a-dia. Determinadas notícias são implantadas na internet todos os dias. Até que ponto são verídicas? Até que ponto são falsas? Com qual intenção essas notícias são implantadas? Por quem?

É claro que a revista dá uma solução onde as forças do bem sempre vão ganhar. Mas tal reflexão levanta uma questão altamente desconfortável: quem ganhará essa contenda no mundo real? E aí não temos respostas para isso, pois parece que todo esse processo de manipulação do ódio está se desenvolvendo bem debaixo dos nossos narizes e não sabemos quem são os responsáveis por isso. E as pessoas continuam caindo nisso de gaiato seguidamente. Tudo isso somente indica que tempos muito sombrios podem vir por aí se as pessoas continuarem a se contaminar com esse ódio todo. E aí, a única esperança de se deter isso é botando a boca no trombone, denunciando a pulmões abertos, abrindo os olhos de todos. O ódio não pode ser usado por interesses escusos. O ódio precisa ser neutralizado em favor da compreensão e do respeito a outras opiniões. Pois o ódio é um veneno maligno que te mata de dentro para fora. E, se a internet, aparentemente é um instrumento de liberdade (cada um lê, publica e fala o que quer), pode ser que ela tenha seus grilhões quando manipula pessoas que nem percebem que são manipuladas. A internet é uma ferramenta nova que pode tanto servir para o bem quanto servir para o mal. Isso depende muito do uso que é feito dela.

Assim, “Sabotagem” é mais uma boa história da Turma da Mônica Jovem. Mais uma história que, de forma fictícia, denuncia situações de cunho bem real, prestando um grande serviço à tolerância e à boa vontade. Vale muito a pena você ler a revista, pois eu não me aprofundei tanto na discussão para não dar mais spoilers.

Interior da Revista
%d blogueiros gostam disto: