Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Discovery (S03, Ep 07) Unificação III. Desconstruções E Mais Do Mesmo.

Star Trek: Discovery Season 3 Episode 7 Review: Unification III | Den of  Geek
Buscando uma triangulação…

O sétimo episódio de Jornada nas Estrelas Discovery não trouxe nada de novo, apenas mais do mesmo. Mais um passo na elucidação do problema da Combustão, o protagonismo excessivo e sufocante de Michael Burnham e mais um passo na desconstrução de Jornada nas Estrelas em Discovery, onde somente o nome da franquia fica nessa série que começa a cansar alguns fãs (eu ainda não me incluo nisso, ainda…). Para podermos analisar o episódio, os spoilers de sempre são necessários. Esse episódio foi escrito por Kirsten Beyer.

Star Trek: Discovery Season 3 Episode 7 Review: Unification III - TV Fanatic
Uma nova Primeira Oficial???

O episódio começa com Burnham ainda se lamentando do rebaixamento que sofreu, achando que não tem mais espaço na Discovery e, principalmente, não se encaixa nela. Ela vai conversar com Tilly, que diz que há uma defasagem no tempo de duas naves que explodiram na Combustão. Mas falta mais um ponto para fazer a triangulação e descobrir a fonte da combustão. O dados da caixa preta achada por Book ainda estão sendo trabalhados. Burnham fala de uns sensores de uma tal experiência SB-19 que poderiam dar dados suficientes para localizar a Combustão. Mas não se sabem onde estão os dados. Então, Burnham vai perguntar se o Almirante Vence sabe de algo. Ele diz que os dados estão em Ni’Var, novo nome de Vulcano (mais um passo na desconstrução de Jornada nas Estrelas em Discovery). E, agora em Ni’Var, vulcanos e romulanos vivem juntos, graças aos esforços de Spock (fazendo a ponte com os episódios Unification e Unification II de TNG). E Ni’Var deixou a Federação há quase cem anos (é muita gente deixando a Federação, dá até para desconfiar de alguma coisa que os escritores podem fazer, esculhambando ainda mais a já esculhambada Federação em Discovery). E mais: foram os vulcanos que quiseram sair da Federação. Os romulanos queriam continuar a fazer parte.  Vence ainda diz que o SB-19 foi uma contribuição de Ni’Var para ajudar a tentar resolver o problema da falta de dilítio, ainda antes da Combustão. O SB-19 era uma nova tecnologia que transportaria as naves rapidamente, assim como o motor de esporos. Mas os cientistas vulcanos acharam que era algo muito perigoso e abandonaram o projeto SB-19. Entretanto, a Federação ordenou que prosseguissem, pois era a alternativa mais promissora ao dilítio na época. Assim, os vulcanos acham que a Federação os forçou a causar a Combustão. E, então, os vulcanos deixaram a Federação e ocultaram a informação do SB-19. Burnham diz que tem a informação de que a Combustão começou por outros motivos alheios aos vulcanos. Vence acha que Burnham, como irmã de Spock, é a melhor alternativa para convencer os vulcanos de que eles não têm qualquer responsabilidade na Combustão. E insiste nisso, mesmo quando Saru diz que ela não é mais a Primeira Oficial (agora é Vence que diz que Burnham tem que salvar o dia). Ele ordena que a Discovery vá com Burnham representando a Federação, mesmo que Burnham agora não se sinta como uma representante da Federação.

Star Trek: Discovery' Season 3 Episode 7 Review: Spock's last mission wraps  up myths around an emotional center | MEAWW
Um easter egg hipócrita…

Burnham vê uma gravação de Spock Nimoy (um easter egg para os fãs) falando da tentativa de Unificação entre vulcanos e romulanos feita por ele. É o primeiro choro de Burnham do episódio (não, acho que o segundo, ela já tinha chorado com a Tilly anteriormente). Enquanto isso, Saru pede que Tilly seja a sua Primeira Oficial interina. A própria Tilly, que é alferes, se sente incompetente para o cargo. Mas Saru insiste, dizendo que viu Tilly se adaptar às piores adversidades e que ele acredita que ela vai dar importância às necessidades da Frota Estelar e da Federação. E dá um dia para ela decidir. Ela pergunta a Stamets o que ele acha da situação e ele responde que é perturbadora. Mas a conversa é interrompida por outra tripulante e Tilly não termina de conversar sobre isso com Stamets.

A Discovery vai para Ni’Var. Um holograma de T’Rina, presidente de Ni’Var, entra em contato. Mas ela não quer entregar os dados do SB-19, pois isso tem implicações políticas e culturais e Ni’Var está com as relações entre vulcanos e romulanos abaladas desde a Combustão. Burnham, então, como graduada da Academia de Ciências de Vulcano, invoca o T’Kal-in-ket. T’Rina diz que vai convocar o Conselho e sua holografia some. O T’Kal-in-ket é um processo filosófico projetado para descobrir verdades, sendo considerado um dos motores que levou Vulcano ao avanço científico. Uma vez pedido, ele não pode ser negado. Burnham terá que defender sua hipótese frente ao Instituto de Ciências. Burnham terá uma shalankhakai, uma espécie de advogada, que é da ordem Qowat Milat (vista na série Picard), que trabalham com causas perdidas e são árduas defensoras da verdade. A técnica do T’Kal-in-ket é desacreditar quem o pede, e isso seria um desastre se acontecesse com a irmã de Spock (ou seja, pela quarta vez, a Discovery, mais exatamente Burnham, tem que provar suas boas intenções para uma civilização). T’Rina ainda diz a Burnham para ser sincera, especialmente consigo mesma. A “advogada” de Burnham será exatamente a sua mãe (terceiro choro de Michael no episódio). As duas conversam sobre a insegurança de Michael permanecer na Frota Estelar ou não. E a mãe de Michael diz que será praticamente impossível Burnham conseguir os dados da SB-19. A mãe de Michael ainda fala sobre os três nativos que ela terá que convencer. N’Raj é um romulano ancião que quer mais autogoverno; V’Kir é um jovem vulcano purista; e Shira é a representante dos mestiços entre vulcanos e romulanos. Os três têm seus interesses próprios.

Star Trek: Discovery – Season 3, Episode 7 Recap: “Unification III”
Mais um líder de uma civilização que exige provas de boas intenções…

Numa conversa entre T’Rina e Saru, ela diz que a escassez de dilítio foi causada em parte pelo tamanho da Federação e, para resolver esse problema, a Federação ampliou os seus membros além da capacidade. Ao servir a muitos, a Federação ignorou as necessidades de poucos. Saru diz que a Federação deve ter aprendido a lição, pois as maiores lições vêm com o pagamento dos maiores preços. E a Federação pagou muito caro.

Começa o T’Kal-in-ket. Burnham tenta expor seus argumentos, mas é vorazmente atacada por V’Kir. N’Raj se coloca um pouco ao lado de Burnham, mas V’Kir se lembra dos conflitos provocados pelos romulanos e pelos mestiços romulano-vulcanos. V’Kir pede a anulação da reunião, mas não há consenso.  A mãe de Michael pede um intervalo na reunião para mais reflexões e diz à filha que ela não é de confiança, pois não está dizendo a verdade, pois não sabe se vai ficar na Frota Estelar ou não, o que deixa Burnham perplexa. A sessão recomeça e é perguntado para Burnham se ela pede os dados do SB-19 em nome da Federação e ela diz que sim e que podem confiar na Federação. Mas a mãe de Michael, como boa Qovat Milat, questiona sua confiabilidade e desfila um rosário de insubordinações da Michael desde a batalha das estrelas binárias. E ainda a atiça mais, falando de suas inseguranças e fraquezas desde a infância. Burnham será obrigada a argumentar com a mãe para provar a sua confiabilidade para com a Federação perante os membros do conselho. E faz toda uma série de perguntas para sua mãe para comprovar isso. Depois de tudo, a mãe pergunta por que ela se questiona de se deve estar ou não na Federação. Chorosa (quarta vez), Burnham diz que tem medo de fazer as coisas erradas e perder todos que ela ama. A mãe de Burnham, então, se volta para o Conselho e diz que agora a filha fala a verdade. Os três inquiridores continuam se desentendendo sobre a questão de entregar os dados do SB-19 e ficam à beira do conflito. Burnham, para evitar as agressividades, retira o seu pedido, dizendo que vai continuar a procurar dados que ajudem a entender a Combustão, e tudo o que ela achar enviará para Ni’Var, sem pedir nada em troca. E dá a eles a confiança como membro da Frota Estelar (ou Federação?). E sai da sala. Nos seus aposentos, ela recebe sua mãe, que diz que T’Rina se convenceu de que Burnham é confiável e vai lhe dar os dados do SB-19. T’Rina ainda diz que Spock se tornou quem é por causa de Burnham (ai, ai…). Quinto choro da protagonista no episódio, que abraça a mãe.

Review: 'Star Trek: Discovery' Comes Together In “Unification III” –  TrekMovie.com
T’Kal-In-Ket, um nome vulcano para saia justa…

Tilly é surpreendida por Stamets, que reuniu toda a tripulação para dizer para ela aceitar o cargo de Primeira Oficial. Burnham aparece e Tilly diz que queria a “bênção” da protagonista para ser a Primeira Oficial. Burnham diz que Tilly não precisa disso. Burnham confirma que vai ficar na tripulação. O lugar dela é com a tripulação. Fim do episódio.

O que podemos falar do episódio “Unificação III”. Em primeiro lugar, como dito acima, tivemos poucas novidades. E até algumas repetições. Mais uma vez, a tripulação da Discovery, principalmente a Michael, com mais um protagonismo excessivo, precisa mostrar que é confiável para uma civilização. Essa é a quarta vez que isso acontece, se tornando algo bem cansativo. Foi um episódio que usou e abusou dos diálogos que até estavam mais bem escritos dessa vez, mas que exigem uma atenção grande do espectador para entender a história. Se por um lado foi interessante ver vulcanos e romulanos vivendo juntos, mesmo que haja conflitos mal resolvidos entre eles, por um outro lado foi simplesmente lamentável ver que o planeta não se chama mais vulcano e sim Ni’Var. Esse é um processo de desconstrução que o Universo de Jornada nas Estrelas sofre gradativa e estruturalmente no século 32 de Discovery. Creio que a única ligação que essa série terá com Jornada nas Estrelas no futuro será somente o nome da franquia mesmo. É por essas e por outras que há muito tempo considero Discovery (e tudo produzido de 2009 para cá com o nome Jornada nas Estrelas), como uma livre adaptação de Jornada nas Estrelas. Mas se esse processo de desconstrução continuar a passos largos como está continuando, talvez nem isso mais a gente possa fazer. Nem o easter egg da face de Nimoy parece apagar essa impressão ( easter-egg parece até algo hipócrita, frente à tanta desconstrução). E, se nos lembrarmos, Discovery já está fazendo referências desse Universo criado por Kurtzman, quando evoca o Qovat Milat de Picard, com mais riqueza de detalhes do que as referências aos episódios sobre a Unificação em TNG.

Star Trek: Discovery" Season 3 Episode 7 Recap: The needs of the many
Mamãe Qovat Milat. E a mamãe virou carola…

Tivemos uma curta História B, onde Tilly se torna a Primeira Oficial da nave (algo um tanto surpreendente, pois nem a personagem, que é alferes, acreditou), onde pudemos ver, quase que de relance, uma história com a tripulação da Discovery. Ainda, tivemos diálogos muito bons entre Saru e T’Rina sobre futuras negociações entre Federação e Vulcano (Ni’Var que vá para o raio que o parta!!!), com uma pista do que ajudou a provocar a escassez de dilítio, que foi o fato da Federação abrigar mais planetas do que pode, um dado interessante que, esperemos, possa ser mais bem trabalhado no futuro.

Star Trek: Discovery Review - 'Unification III' - Back to Vulcan!
Um vulcano casca grossa…

O que podemos falar da História A, além da overdose óbvia de Michael Burnham? As dúvidas da personagem sobre se ela se encaixava ou não na Frota Estelar acabaram chegando a um ponto crítico, pois começaram a atrapalhar suas missões obcecadas (no caso atual, obter os dados do experimento SB-19). E aí, ela teve que se decidir rapidinho, estimulada pela “mamãe Burnham” do Qovat Milat. Sei não, acho que eu preferia que ela chutasse o pau da barraca de uma vez e sumisse com o Book, ajudando a tripulação da Discovery de um ponto de vista mais externo. Será que estamos vendo mais uma boa ideia de Discovery sendo mal aproveitada? De qualquer forma, foi bom ver a mamãe pisando um pouco nos calos da filha e fazendo ela se resolver perante um grupo de vulcanos, romulanos e mestiços. Agora foi complicado ver os vulcanos se convencendo de entregar o SB-19 com um argumento mais emocional do que qualquer outra coisa. Esse SB-19 poderia ter sido entregue em outro episódio, fazendo essa ideia render mais e não ser resolvida tão rapidamente em apenas um episódio.

Star Trek: Discovery season 3, episode 7 recap - "Unification III"
Chorômetro da Batata: cinco vezes nesse episódio, fora os chuifs…

Dessa forma, “Unificação III” foi um episodio mediano (talvez o mais fraco do que tenhamos visto até agora) de Discovery. O protagonismo exagerado de Burnham e a desconstrução de Jornada nas Estrelas em Discovery, além da repetição de algumas ideias já vistas em outros episódios cansam e já estão deixando parte do fandom de saco cheio. Vamos ver o que vem por aí.  

Star Trek: Discovery: Season 3 Episode 7, "Unification III" Photos
Aceita, Tillyzinha, aceita!!!! (SOCORRO!!!!)

  

%d blogueiros gostam disto: