Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, Voyager (Temporada 5, Episódio 4). Carne E Osso. A Importância De Uma Boa Diplomacia.

Falemos da série “Jornada nas Estrelas, Voyager”. Vamos hoje fazer a análise de “In The Flesh” (no Brasil, “Carne e Osso”), o quarto episódio da quinta temporada. Acima de tudo, a mensagem aqui é a de boa vontade e confiança, num contexto altamente explosivo que é o de uma situação beligerante com uma espécie alienígena. Ainda mais quando se trata da temida espécie 8472.

Chakotay e uma investigação…

Façamos uma rápida apresentação do episódio. Vemos Chakotay perambulando pelo QG da Federação em São Francisco, algo que causa estranheza logo de cara, já que sabemos que a Voyager faz a sua longa viagem do Quadrante Delta para o Quadrante Alfa. Vemos algo que se parece muito familiar e prosaico mas, na verdade, tudo aquilo se trata de uma conspiração alienígena que simula a vida entre terrestres. Chakotay se encontra ´com Tuvok, que também espiona aquela forma alienígena de vida travestida de terrestre e, ao tentarem se transportar para a Delta Flyer, que está próxima à nave espacial onde acontece a simulação, Tuvok e Chakotay são flagrados por um jovem alferes, que acaba sendo aprisionado e levado para a Voyager. Lá, descobre-se que a espécie que faz a tal camuflagem é a temida 8472. Chakotay volta a investigar mais de perto, mas acaba aprisionado, sendo blindado contra qualquer ataque da Delta Flyer. Só resta à Voyager abordar a nave e começar uma negociação com a espécie beligerante. Mas logo fica claro que os temidos alienígenas têm tanto medo dos humanos quanto os humanos têm medo da espécie 8472. Assim, as coisas terão que ser resolvidas na base de muita conversa e votos de confiança.

A temida espécie 8472…

Passada a pequena sinopse, podemos constatar aqui que as palavras de ordem desse episódio são a diplomacia e o bom entendimento. Tudo aquilo que desconhecemos, nós tememos. E aí, a espécie 8472, que os borgs não conseguiram assimilar, é pintada como um bicho bem aterrorizante e feio. O problema é que tal espécie fazia o mesmo juízo dos humanos e dos borgs, reagindo de forma violenta como que usando apenas um instinto de sobrevivência. O próprio ato de se disfarçarem de humanos para se infiltrarem no QG da Frota Estelar tinha o objetivo único de ficar observando os passos do inimigo e conhecê-lo melhor. Com ideias tão semelhantes uns dos outros, humanos e a espécie 8472 tiveram óbvios problemas de relacionamento ao estabelecerem conversações para se chegar a um acordo comum.

Diplomacia num momento delicado…

Coube à Janeway a cartada mais arriscada, que foi a de abaixar a guarda (e suas armas) como um gesto de confiança, funcionando como um puro e simples ato de fé, algo que intriga Sete de Nove, onde sua mente cartesiana borg insistia em que se mantivesse a guarda levantada. Entretanto, isso acabaria levando ao conflito. Por fim, fica claro que aquele é um gesto apenas local, pois as verdadeiras lideranças da espécie 8472 (sempre os alienígenas!) não viam com bons olhos todo aquele espírito pacífico e cordial entre os setores de cada povo. De qualquer forma, a semelhança entre a espécie 8472 e pessoas do QG da Frota fizeram com que o relacionamento ficasse mais familiar e agradável, até por que o líder da espécie 8472 estava com a forma do jardineiro do QG, uma figura amada por todos, chegando ao ponto de fornecer rosas a Janeway como o verdadeiro jardineiro fazia na Terra.

Janeway e o antigo jardineiro…

Assim, o episódio “Carne e Osso” nos mostra mais uma vez o verdadeiro espírito de “Jornada nas Estrelas”, onde o respeito às diferenças e uma retórica baseada na compreensão e tolerância são as atrações principais. E isso se torna mais marcante, ainda mais quando é feito com uma espécie de aparência e atos tão assustadores quando a espécie 8472, Vale a pena dar uma conferida.

2 comentários em “Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, Voyager (Temporada 5, Episódio 4). Carne E Osso. A Importância De Uma Boa Diplomacia.”

  1. Sinceramente, amo todas as séries Star Trek, mas Voyager, pra mim é especial, de todos os capitães da frota, a Janeway foi a mais corajosa! ela enfrentou tantas espécies diferentes, algumas tão beligerantes e perigosas, e sempre manteve os princípios da frota em primeiro lugar. Esse episódio é um exemplo clássico onde ela não saiu um milímetro sequer do que acreditava ser certo. Ela é o perfeito equilíbrio entre força e ternura. Coragem e determinação. Quem sabe quando eu crescer (rsrsrsr) possa ser minimamente igual à ela…

    1. Oi, Karin. Janeway é realmente uma excelente capitã. Fiquei sabendo que, de todos os capitães de Jornada nas Estrelas, ela é a única que tem formação em ciências, o que a torna ainda mais especial. Fique de olho que, nas próximas terças eu colocarei mais resenhas de Voyager. Abs!!!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: