Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Voyager (Temporada 6, Episódio 14). Monumento. Lembrando O Que Todos Querem Esquecer.

Uma viagem estranha…

Mais um bom episódio da sexta temporada de “Jornada nas Estrelas Voyager”. “Monumento” é mais um episódio que tem uma abordagem histórica, uma das especialidades de “Jornada nas Estrelas”. Ainda, é um episódio que assinala a importância da preservação da memória, até em situações extremas.

Visões perturbadoras…

O plot é o seguinte. Paris, Chakotay, Kim e Neelix voltam de uma missão na Delta Flyer que pesquisava alguns planetas depois de vários dias afastados da Voyager. Os quatro tripulantes começam a ter comportamentos estranhos. Paris se lembra de uma batalha que aparentemente travou. Chakotay tem pesadelos. Kim e Neelix, alucinações. Todos eles ficam em pânico e desespero. O Doutor, que tinha pedido que os quatro fizessem um exame médico assim que chegaram da missão (como pede o protocolo), os examina e, à medida que os quatro vão conversando entre si, eles se recordam do que pode ter acontecido: estavam num planeta, ajudando militares locais a evacuar um grupo de civis e alguns deles resistem, o que provoca um massacre de 82 pessoas. A partir daí, fica a grande dúvida: os tripulantes da Voyager realmente participaram do massacre? Ou foi alguma espécie de implante de memória? Foi preciso investigar. Assim, a Voyager repassou os planetas pesquisados pela Delta Flyer. Ao chegar ao segundo planeta, Janeway balbucia seu nome – Tarakis – e também tem recordações de ver os militares pulverizando os corpos dos civis para apagar as provas do massacre e desmaia. Quando acorda na enfermaria, ela recebe a notícia do Doutor de que outros membros da tripulação também têm os mesmos sintomas de alucinações e pânico.

… começam a pôr em risco os tripulantes da nave…

Um grupo avançado desce à superfície do planeta e não vê qualquer sinal de guerra, exceto pelo fato de que encontraram restos mortais de alguns civis, mas que estavam mortos há cerca de 300 anos. Assim, Paris, Kim, Neelix e Chakotay, assim como Janeway, não poderiam ter tomado parte no massacre. Foi encontrado, também, uma espécie de monumento que emitia pulsos neurogênicos que tinham o objetivo de relembrar a batalha para quem passava pelas proximidades do planeta. As informações da batalha estavam fragmentadas nas mentes dos tripulantes, pois as células de energia do monumento estavam danificadas. Tuvok e Chakotay logo sugerem a desativação do monumento, pelo perigo que ele representava. Mas Neelix lembra que aquele monumento foi uma forma de se preservar a memória do massacre para que ele jamais acontecesse novamente. Janeway concorda com Neelix e ordena que as células de energia sejam substituídas por novas e uma boia de alerta seja colocada nas proximidades do planeta para que as naves que cheguem ali perto saibam que há problemas na região. Assim, o monumento continua a sua missão de preservar a memória.

Voltando ao planeta do massacre…

Esse episódio é a alegoria perfeita de uma frase do Historiador Peter Burke: “O Historiador é odiado pois ele lembra de tudo aquilo que todos fazem questão de esquecer”. Ou seja, os momentos negros do passado ás vezes são varridos para debaixo do tapete pelas gerações atuais. E, ao acontecer isso, os mesmos erros do passado acabam sendo repetidos. Estamos coalhados de exemplos disso por aí, infelizmente. O episódio mostra isso de forma nítida com os ataques de pânico e desespero da tripulação ao vivenciar o massacre em suas mentes. Ver essas alucinações como algo perigoso e nocivo são um forte argumento na direção de se desativar o monumento, ou seja, apagar a memória, pois não se consegue conviver com o peso da culpa. Mas aí, Neelix (sempre o cara sacaneado da série) e Janeway alertam para a importância da preservação da memória e, não somente deixam o monumento ativado, como ainda o consertam, renovando suas células de energia. Não se pode varrer a sujeira para debaixo do tapete, é necessário encarar a dor. Ou como dizia James T. Kirk em “Jornada nas Estrelas V”: “Eu preciso de minhas dores, elas fazem parte de mim”.

O monumento. Alegoria da necessidade da preservação da memória…

Dessa forma, “Monumento” é um grande episódio da sexta temporada de “Jornada nas Estrelas Voyager”. Um episódio que alerta para a necessidade da preservação da memória, por mais dolorosa que ela seja para nós. Ela serve para tirarmos lições com as dores e não repetir os erros trágicos do passado. Esse merece ser revisitado

%d blogueiros gostam disto: