Batata Séries – Jornada Nas Estrelas, DS9 (S01 Ep03), Prólogo Do Passado. Aparências Que Enganam.

Past Prologue (episode) | Memory Alpha | Fandom
Herói ou terrorista???

Dando sequência às nossas análises de episódios de Jornada nas Estrelas, retornemos a DS9 para falar do terceiro episódio da primeira temporada, intitulado “Prólogo do Passado”.

Star Trek: Deep Space Nine 1x03 "Past Prologue" | The Goddess ☥ Room
E surge Garak…

O plot consiste no seguinte. Garak é introduzido na série, se apresentando a Bashir, e querendo sua amizade. Passamos a saber que ele foi o único cardassiano que ficou na estação, que é alfaiate e que há uma suspeita de que ele é um espião dos cardassianos. Carregado de fina ironia, Garak assusta muito o doutor, que fica ressabiadíssimo. Bashir vai falar sobre o fato com a tripulação, mas não dão muita importância para isso, pois há um problema maior: uma nave cardassiana ataca uma nave bajoriana em espaço bajoriano. Os cardassianos não atendem às frequências de saudação e o bajoriano na nave solicita uma atracação de emergência. Ele é transportado para a estação quando a destruição da sua nave pelos cardassianos é iminente. Seu nome é Tahna Los e ele solicitou asilo político, além de conhecer Kira (lutaram juntos na resistência). O cardasssiano (Gul Danar) que perseguia Los entra em contato com a nave e exige que Los seja entregue a ele, pois ele cometeu crimes hediondos contra o povo cardassiano e é um Khon-ma. Sisko disse que Los pediu asilo e ainda não decidiu a questão, além dos cardassianos terem invadido o espaço bajoriano. Sisko pede que os cardassianos atraquem na estação para discutir a questão da invasão e de ter ameaçado uma unidade da Federação. Sisko e Kira vão à enfermaria e a segunda não quer que Sisko o entregue aos cardassianos. Entretanto, Sisko a lembra que o Khon-Ma é um grupo bajoriano que mata a torto e direito cardassianos e até colaboracionistas bajorianos. Kira e Sisko entram em atrito por causa de Los, pois ela acha que grupos como o Khon-Ma devem ser repatriados, enquanto que Sisko não quer abrigar “terroristas” na estação. Na conversa entre Sisko e Los, o segundo admite que continuou a matar cardassianos depois da suspensão da guerra, mas que estava cansado da matança. Ele também tinha cicatrizes de tortura dos cardassianos no corpo.

Trekabout Episode 149: A Man Alone/Past Prologue
Um cardassiano assustando um médico…

Kira fala com uma almirante da Frota à revelia de Sisko e esta depois comunica ao comandante que a bajoriana entrou em contato com ela no meio de uma reunião. Ainda, O’Brien fala a Sisko que ele não irá querer entregar ninguém aos cardassianos se soubesse o que os cardassianos fazem com seus prisioneiros.

Danar vai ao escritório de Sisko e ouve do comandante que concederá asilo provisório a Los, pois entregá-lo aos cardassianos poderia gerar atritos entre a Federação e Bajor, algo que iria contra as pretensões da Federação no setor. E que Danar poderia discutir com o governo provisório bajoriano a questão depois que Los fosse a Bajor. Danar sai do escritório de Sisko cuspindo marimbondos.

Kira se aproxima de Los e escuta dele que é contra a presença da Federação e dos cardassianos, mas Kira justifica a presença da Federação dizendo que ela pode proteger o buraco de minhoca e os bajorianos podem usá-lo para se tornar um fortalecido pólo comercial, mas Los ainda quer, ao velho estilo da Doutrina Monroe, “Bajor para os bajorianos”. Kira pergunta se Los saiu do Khon-Ma e ele diz que sim. Kira ainda diz que busca, junto aos ministros bajorianos, a anistia dos membros do Khon-Ma.

No Promenade, as irmãs klingons Duras (Lursa e B’Etor) se recusam a entregar suas armas e Odo diz que isso faz parte do procedimento de segurança da estação e,que se elas não querem obedecer, que elas podem ir embora. As irmãs entregam as armas e Odo dá, sarcasticamente, as boas vindas. Odo comunica a Sisko sobre as irmãs Duras e pergunta se ele não deve prendê-las e entregá-las aos klingons, pois elas são renegadas por terem insuflado a guerra civil no Império Klingon (procura lá em TNG). Sisko disse que elas não cometeram nenhum crime na estação e pede a Odo para ficar de olho. No Quark’s Bar, Los aparece e as irmãs Duras se levantam de suas cadeiras. Os três se encontram secretamente fora do bar. As duas cobram um ouro de Los, sinal de que fizeram algum serviço para ele. Odo, disfarçado de rato, escuta a conversa.

Past Prologue (1993)
Odo se revelará um importante amigo de Kira nesse episódio…

Kira diz a Sisko que as negociações da anistia a Los e ao Khon-Ma estão adiantadas e ela está agradecida da ajuda dele, além de dizer que mais dois membros do Khon-Ma estão a caminho da estação, pois a anistia pode sair. O comandante lembra a Kira que ela falou com uma almirante da Frota sem a autorização dele, lembrando a ela que, se ela passar por cima dele de novo, ele “servirá a cabeça dela numa bandeja”. Ao conversar com Odo, Sisko sabe do contato de Los com as Duras e suspeita que os dois membros do Khon-Ma estão trazendo o ouro do acordo. As irmãs Duras, nesse meio tempo, vão a Garak e tentam negociar Los para ele entregá-lo aos cardassianos, o que interessa Garak e reforça a sua posição multifacetada na estação já logo em sua primeira aparição na série.

Kira vai a Los falar da anistia em negociações avançadas e ele se revela ainda fazer parte do Khon-Ma. Assim, Los mentiu para Kira (ela mesma disse a ele que ele já havia mentido antes). Exaltando o nacionalismo bajoriano e perguntando de que lado Kira estava, Los a manipula e pede uma nave com motor de dobra para garantir a paz e a vitória bajoriana definitiva. E Kira cai na conversa em virtude de seu nacionalismo bajoriano.

Star Trek: Deep Space Nine Rewatch: “Past Prologue” | Tor.com
Kira precisa tomar uma decisão…

Os dois membros do Khon-Ma estão no promenade e Garak chama a atenção do fato para Bashir, convidando o doutor para “comprar” uma roupa em sua loja. Bashir comunica o fato a Sisko, dizendo que isso tem a ver com os membros do Khon-Ma, e Sisko diz para o doutor ir ao encontro, pois isso pode ser um sinal de que os cardassianos e a Federação têm um inimigo em comum.

Kira vai a Odo e fala, indiretamente, de seu dilema em ajudar o Khon-Ma ou ficar do lado da Federação. Odo chama Sisko para conversar com ela, achando ser essa a melhor solução. Já Bashir chega à loja de Garak e este pede que o doutor se esconda em um dos provadores para escutar o que as irmãs Duras dirão ao cardassiano. As irmãs Duras chegam e Garak consegue arrancar delas a informação de que Los receberá um cilindro de bilítrio, um material que pode ser usado para produzir uma bomba. O doutor leva essa informação para Sisko e a tripulação arquiteta uma emboscada para Los e o Khon-Ma no ponto de encontro entre Los e as klingons, o lado escuro de uma lua bajoriana.

Star Trek: Deep Space Nine 1x03 "Past Prologue" | The Goddess ☥ Room
Irmãs Duras surgem no imbróglio…

Kira e Los vão fazer a troca do ouro pelo bilítrio, enquanto que Sisko e O’Brien estão em outra nave auxiliar espreitando a troca. Uma nave cardassiana está invadindo o espaço bajoriano e Sisko vai com sua nave auxiliar interceptar a nave de Kira e Los. Este manda Kira entrar em dobra mas ela se recusa, Los ataca Kira e a rende, obrigando-a a entrar em dobra, mas ela se recusa. Los diz que se ela não entrar em dobra, que ele vai explodir a bomba e vai matar todas as colônias bajorianas da lua que orbitam. Kira entra em dobra e Sisko pede que a nave dela pare ou ele irá explodi-la. Los diz da bomba que irá explodir junto da nave. Sisko então pede ajuda à nave cardassiana e Danar aceita ajudar, não sem falar um “eu avisei”. Mas a nave cardassiana está mais atrasada e Sisko terá que atacar a nave de Kira e Los, sendo que este último quer usar a bomba para afetar o buraco de minhoca. Mas Kira faz uma parada súbita da dobra na nave que, em impulso, entra no buraco de minhoca. Depois de uma luta corporal entre Kira e Los, a bomba é expelida para fora da nave do outro lado do buraco de minhoca e explode sem provocar danos. Sisko chega e fala a Los que, se ele não se entregar, o comandante entregará Los para os cardassianos. Los acaba se rendendo a Kira. Los é preso na estação, não sem chamar Kira de traidora. Sisko e Kira se entreolham em silêncio. Fim do episódio.

O que podemos dizer do episódio “Prólogo do Passado”? Em primeiro lugar, é um episódio que segue na vibe de vermos Jornada nas Estrelas longe do ambiente utópico da Federação e da história se passar num lugar cheio de turbulências de um pós guerra. O personagem Tahnar Los era visto pelos cardassianos como um perigoso terrorista e Kira o via como um antigo líder radical que deveria ser reconhecido como herói e repatriado em tempos de paz. Isso tudo virou uma tremenda batata quente para Sisko, que inicialmente abraçou a causa heróica do personagem, até porque ele não queria atritos com Bajor. Mas, por outro lado, a tensão com os cardassianos aumentou. Entretanto, com o passar do episódio, Los mostra a sua faceta radical, o que deu razão aos argumentos dos cardassianos, revelando-se como um elemento perigoso para a paz em virtude de seu estilo belicista e terrorista, capaz de atacar seu próprio povo para aniquilar os inimigos cardassianos e a própria Federação, que também via como elemento invasor. Ao tentar explodir o buraco de minhoca, Los acreditava que ia se livrar tanto dos cardassianos quanto da Federação, mesmo que isso custasse uma posição de importância comercial para Bajor. Los é tão perigoso que ele consegue unir a Federação aos cardassianos para a sua captura. Toda essa querela provocada por Los ajuda a desenvolver a personagem de Kira, um antigo membro da resistência que precisa, em tempos de paz, ter outra mentalidade ao lidar com a Federação e os próprios cardassianos, pensando no que é melhor para Bajor agora dentro de novos parâmetros do pós guerra. Além disso, fica destacada a amizade entre Kira e Odo, onde a primeira vai pedir conselhos ao segundo quando a major não sabe se fica do lado de Los ou de Sisko. Outro ponto muito positivo do episódio foi a apresentação de Garak, desde o inicio se mostrando como um personagem de característica dúbia e altamente cínica, o que viria a ser a tônica da série. É interessante perceber que Garak faz amizade justamente com Bashir, que é visto como o personagem mais imaturo e um tanto abobalhado nesse começo de série. Fica uma questão aí: até que ponto essa amizade de Garak com Bashir ajudou a amadurecer o doutor?

Dessa forma, “Prólogo do Passado” é um excelente episódio que nos mostra que, em tempos de guerra e paz, nem sempre podemos ver as coisas do ponto da dicotomia dos mocinhos e bandidos. Se a perseguição a Los parecia inicialmente uma intransigência cardassiana, com o tempo, percebemos que o bajoriano era uma ameaça real à paz na região, a ponto de Kira rever seus conceitos e de Sisko se unir a Gul Damar para neutralizar Los. Outro episódio que vale a pena a revisita.

Doux Reviews: Star Trek Deep Space Nine: Past Prologue
Thana Los se revela uma pessoa muito perigosa…
%d blogueiros gostam disto: