Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Lower Decks (S01, Ep 07), Much Ado About Boimler. Surrealismo Canino.

PREVIEW] STAR TREK: LOWER DECKS Episode 7 "Much Ado About Boimler" + 9 New  Photos | TREKNEWS.NET | Your daily dose of Star Trek news and opinion
Ramsey (direita). Uma nova capitã temporária para a nave…

Dando sequência às nossas análises de Jornada nas Estrelas Lower Decks, vamos ao sétimo episódio, intitulado “Much Ado About Boimler”. Lembrando que os spoilers estão liberados.

Qual é o plot? Tendi faz uma cadela da Terra com engenharia genética, mas ela não parece exatamente uma cachorrinha normal. Essa piada inicial terá relação com o resto do episódio. Enquanto isso, três dos oficiais seniores da Cerritos (incluindo a capitã) vão participar de uma missão e a nave receberá uma capitã interina. Boimler, querendo impressionar a nova capitã, se submete a um teste de teletransporte com Rutherford. Mas algo dá errado e Boimler fica “fora de fase”, onde ele brilha e emite um alto som do teletransporte. Boimler, agora, precisa resolver esse problema para estar mais “apresentável” para a nova capitã. Esta é Ramsey, e é uma antiga amiga de Academia de Mariner.  Boimler aparece na ponte brilhando e emitindo um alto som. Ramsey ordena que Boimler vá até a enfermaria. Lá, Rutherford aparece e consegue, pelo menos, acabar com o alto som de Boimler. A doutora encaminha Boimler para a Divisão 14, que lida com doenças insolúveis e mistérios científicos. Tendi também irá por causa de sua “cachorrinha”. É prometido aos dois ir para a chamada “Fazenda” onde tais casos sem solução vão ficar numa espécie de spa com todas as mordomias. Já Ramsey chama Mariner para ser a sua Primeira Oficial. Mariner aceita a proposta, mas muito relutante.

REVIEW] STAR TREK: LOWER DECKS Episode 7 "Much Ado About Boimler" |  TREKNEWS.NET | Your daily dose of Star Trek news and opinion
Reencontrando uma velha amiga…

Boimler e Tendi, com sua cachorrinha chegam à nave da Divisão 14 para a viagem, e são recebidos por uma figura muito estranha e sinistra. No interior da nave, eles encontram uma série de pessoas com doenças incuráveis e é dito aos dois que a nave já viaja há meses e a “Fazenda” é a própria nave. O grupo de doentes prepara um motim e Boimler entrega todo mundo para a figura sinistra que o recebeu junto com Tendi.  O motim é desbaratado e Boimler é linchado pelos doentes. Eles o colocam numa câmara de descompressão para ser lançado ao espaço, exatamente na hora que sua diferença de fase passa e ele deixa de ser uma aberração. Quando a porta é aberta, ele cai num gramado verde. A “Fazenda” de fato existia. Tendi se despede de sua cachorrinha, que é uma aberração. Boimler, juntamente com a alferes, vão embora do planeta numa nave auxiliar.

Star Trek: Lower Decks Recap, Season 1 Episode 7
Uma cachorrinha não tão cachorrinha assim…

Ramsey, seu grupo avançado e Mariner descem à superfície de um planeta pantanoso para filtrar a água da superfície. Mariner, deliberadamente, comete uma série de erros para irritar o grupo. Depois disso, eles vão encontrar a nave Rubidoux, mas esta está parcialmente destruída. Um grupo avançado vai até lá e Mariner continua fazendo trapalhadas de propósito na frente de todos. Depois de andarem por uma nave abandonada, Ramsey e Mariner chegam à engenharia e encontram a tripulação e a capitã em estado de choque. A capitã diz que há uma entidade alienígena que se alimenta de energia atacando a nave e é por isso que todos os sistemas estão desligados. Mas uma das integrantes do grupo avançado, sem saber do ocorrido, consegue restabelecer a energia e a entidade alienígena volta a atacar. Mariner, então, volta a agir com maturidade para salvar a todos e Ramsey pergunta a ela o porquê da mudança de atitude e que Mariner era a melhor aluna de sua turma na Academia. Mariner retruca dizendo que não queria que pessoas gritassem na cara dela para que ela pudesse ser promovida e que preferia uma vida simples de alferes. As duas conseguem levar toda a tripulação para a ponte e Mariner pede, pelo comunicador, que Ruthterford teletransporte a todos, que chegam à Cerritos com a mesma diferença de fase de Boimler.

Star Trek: Lower Decks Episode 7 Photos: Much Ado About Boimler | Nestia
Testes com o teletransporte…

O episódio termina com Mariner e Ramsey vendo a entidade alienígena terminando de destruir a Rubidoux, que é a mesma que vimos em “Encontro em Farpoint”, de TNG. Elas deixam em aberto uma conversa de Mariner um dia fazer uma espécie de equipe com Ramsey e a primeira ser promovida. Mas Mariner ainda quer um pouco a experiência de ser “Lower Decks”.

Watch Star Trek: Lower Decks Season 1 Episode 7: Much Ado About Boimler -  Full show on CBS All Access
Mas a coisa não deu muito certo…

O que podemos falar do episódio “Much Ado About Boimler”? Em primeiro lugar, esse foi mais um bom episódio e parece haver uma melhora progressiva na série desde o quinto episódio. Mais uma vez vimos uma construção na personagem de Mariner, onde ela encontra Ramsey, uma velha amiga da Academia da Frota Estelar e sabemos por ela que Mariner era uma aluna exemplar, tanto que ela chama Mariner para ser sua Primeira Oficial. Mas a moça não quer saber de promoções e altos postos, pois isso implica em ouvir calada os gritos de seus superiores, algo que ela não suporta. Essa visão sobre a hierarquia da Frota Estelar é problemática, já que sabemos que essa hierarquia foi construída numa relação de respeito entre os oficiais superiores e subalternos. Não é à toa que Kirk sempre chamava Sulu e Chekov com o termo “senhor” precedendo seus nomes. Mas a era Kurtzman coloca o século 24 com cara de século 21 e, na Frota Estelar de “Lower Decks”, os oficiais seniores são arrogantes e desagradáveis. Eu me pergunto se há consultores de Jornada nas Estrelas para os roteiristas que escrevem esses episódios. Bom, como a série é iconoclasta e propõe zoar as coisas, o que podemos fazer, né? Mas pelo menos a gente entende um pouco mais os motivos da Mariner, lembrando sempre que, segundo o Sr. Spock, entender não significa necessariamente concordar. Essa ligação de Ramsey com Mariner pode, inclusive, ser usada no processo de amadurecimento da personagem protagonista da série, isso se os roteiristas forem inteligentes o suficiente para aproveitarem mais uma ideia boa que eles lançaram na trama. Só ficou de mau tom o soco que Mariner deu na capitã em choque. Eu sei que esse ato foi usado para marcar uma mudança de atitude de Mariner frente ao perigo que enfrentavam, mas isso poderia ter sido feito de uma forma menos agressiva e mais inteligente.

Every Image From Star Trek: Lower Decks So Far | Star Trek
Uma figura sinistra…

Foi interessante ver Boimler e Tendi juntos. Mais uma vez, a forma certinha de Boimler de ver as coisas foi usada para espelhar seu comportamento idiota, onde ele entrega o motim organizado pelos doentes da nave da Divisão 14. E mais uma  vez ele se dá mal no contexto, sendo não um saco de pancadas de Mariner, mas ainda sim um saco de pancadas que serve como alívio cômico um tanto constrangedor na história.

Review: 'Star Trek: Lower Decks' Freaks Out In “Much Ado About Boimler” –  TrekMovie.com
Um motim…

E a cachorrinha? Ouvi algumas críticas por aí sobre ela, pois ela foi um experimento genético. Eu creio que quem escreveu essa história não estava nem um pouco preocupado com as implicações morais da coisa. Eu acho que a cachorrinha foi exatamente aquele humor non sense e surreal que vemos de vez em quando por aí, tipo a formiga gigante alimentada como um cachorro embaixo da mesa por uma garotinha em “Homem Formiga”. Confesso que não me incomodei muito com isso, pois a ideia era justamente dar um toque de surrealismo ao episódio, sem muitas reflexões profundas em cima da questão.

Star Trek: Lower Decks - Ep. 7, "Much Ado About Boimler" - Easter Eggs  [Video]
E a Fazenda realmente existe…

Dessa forma, “Much Ado About Boimler” foi mais um bom episódio de Lower Decks, que mostra uma melhora progressiva desde o quinto episódio. Esperemos que continue assim até o final da série.

Star Trek Lower Decks Much Ado About Boimler references
Enfrentando uma espécie alienígena que já conhecemos…
%d blogueiros gostam disto: