Batata Séries – Especial Naves De Jornada Nas Estrelas (1) – Enterprise NX-01

Enterprise (NX-01) | Memory Beta, non-canon Star Trek Wiki | Fandom
A Enterprise NX-01

A Batata Espacial começa hoje a falar das naves de Jornada Nas Estrelas. E a primeira nave será justamente a Enterprise NX-01, a primeira a ter dobra 5. Construída com o objetivo de exploração espacial, a NX-01 tem armamentos como canhões phaser e torpedos. Com relação à defesa, seu casco é polarizado. Seu comprimento é de 225 metros, com uma altura de 33 metros e sete decks. A nave entrou em operação no ano de 2151, mais especificamente no dia dezesseis de abril (ou vinte de abril, segundo outras fontes), com o objetivo de levar um klingon ferido ao seu mundo natal Qo’nos. Durante a viagem, a tripulação da Enterprise, comandada pelo capitão Jonathan Archer, se depara com a espécie suliban, que seria a primeira espécie a ameaçar os humanos nas suas viagens espaciais. A Enterprise foi a primeira nave da Terra a ter em sua tripulação uma vulcana (a sub-comandante T’Pol, em virtude da desconfiança dos vulcanos para com os humanos em viagens espaciais), além de ser a primeira nave a ter teletransporte, usado inicialmente para carga, em virtude da desconfiança com relação à segurança de seu uso.

Enterprise NX-01 Deck Plans - Album - Album on Imgur
Planta esquemática da Enterprise…

A Enterprise NX-01 teve uma grande importância na geopolítica dos quadrantes alfa e beta, pavimentando a criação da Coalizão de Planetas em 2155 e a posterior fundação da Federação dos Planetas Unidos em 2161.

Para que a humanidade tivesse a capacidade de fazer a exploração espacial, ela teve que desenvolver a tecnologia de dobra 1 (a velocidade da luz). Depois que Zephran Cochrane conseguiu alcançar a tecnologia de dobra com a Phoenix em 2063 (a Phoenix era um antigo míssil adaptado da Terceira Guerra Mundial), no ano de 2119 em Bozeman, Montana, o próprio Cochrane e outros engenheiros como Henry Archer (pai de Jonathan Archer) começaram a desenvolver o projeto que levaria à construção da Enterprise no Complexo Warp Cinco. O motor de warp cinco demorou trinta e cinco anos para ser construído. Com essa velocidade, distâncias interestelares passaram a ser cobertas em tempos menores, da ordem de dias, semanas ou meses, ao invés de anos. A construção da Enterprise foi concluída em 2151 e sua velocidade máxima teórica era de dobra 4,5. Apesar das inovações tecnológicas, a nave ainda não tinha raio trator como as vulcanas, o que era substituído por uma espécie de cabo magnético. A tripulação da Enterprise tinha oitenta e três humanos, sendo um terço do sexo feminino, além da vulcana T’Pol e do denobulano Phlox.

Explosions and damage to U.S.S. Enterprise NX-01 | Star trek enterprise,  Star trek ships, Star trek
A Enterprise sofreu muitas avarias em suas missões…

A escolha do capitão foi um motivo de conflito, pois o embaixador vulcano Soval queria o Capitão Gardner como o capitão da Enterprise. Mas o almirante Forrest, alegando que os vulcanos não tinham jurisdição na Frota Estelar, escolheu Jonathan Archer finalmente. O lançamento da nave foi antecipado em três semanas em virtude da querela com o klingon. Soval protestou veementemente, pois ainda não acreditava na capacidade dos humanos para a exploração espacial. T’Pol foi colocada na tripulação em troca de cartas estelares vulcanas. Como saiu às pressas, os torpedos não estavam calibrados (eles foram calibrados em maio de 2151) e os canhões phasers ainda não estavam instalados (eles seriam instalados em setembro de 2151).

Corridor Enterprise NX-01 Part 01 | 3D Warehouse
Seu interior era apertado e um tanto claustrofóbico…

Dez meses depois de seu lançamento, a Enterprise é chamada de volta à Terra, pois uma de suas naves auxiliares teria incendiado gás tetrazina na atmosfera do planeta Paraagan II, matando 3600 colonos. O embaixador Soval defendeu a ideia de que as missões humanas em espaço profundo só fossem retomadas em dez ou vinte anos. Mas foi descoberto que o acidente fora provocado pelos Sulibans e a Enterprise retomou sua missão.

Enterprise NX-01 Bridge on Behance
A ponte da Enterprise NX-01…

A Enterprise passou por outros contratempos, como um campo minado romulano que provocou avarias em seu casco. Com isso, a tripulação teve que se desdobrar para fazer melhorias na nave durante a viagem. Reed, por exemplo, desenvolveu um sistema tático de alerta para a nave, já que as ameaças alienígenas no espaço eram muito grandes, com Reed sendo mais ativo no quesito de defesa do que Archer.

Storm Front, Part II (episode) | Memory Alpha | Fandom
Seriamente danificada com a guerra Xindi e a solução da guerra fria temporal…

Em março de 2153, as ameaças alienígenas atingiriam seu auge durante a missão da Enterprise com o ataque xindi à Terra. A nave retorna a seu planeta natal em abril e sofre uma série de melhorias como a instalação de torpedos fotônicos,  melhoria do revestimento do casco, atualização do tradutor universal e um novo centro de comando. Um destacamento de MACOs, um grupo armado, fica à disposição de Archer. A Enterprise sai à caça da arma xindi e, por quase um ano, sua missão é muito perigosa, pois esferas inimigas provocavam anomalias espaciais. A arma xindi foi localizada em fevereiro de 2154 e a Enterprise ficou seriamente avariada depois de ataques xindi, obrigando a Enterprise a atacar uma nave alienígena para tomar sua bobina de dobra. A Enterprise consegue destruir a arma Xindi e encerrar a Guerra Fria Temporal de uma tacada só. Com Archer sendo lançado a um passado alternativo e retornando posteriormente.

Jonathan Archer | Memory Alpha | Fandom
Jonathan Archer, capitão da Enterprise e futuro presidente da Federação dos Planetas Unidos.

Depois da volta para casa, os membros da Enterprise foram sagrados como heróis, especialmente o Capitão Archer, que teve o seu nome dado à várias escolas. A Enterprise passou por uma série de reformas, como uma nova cadeira de capitão e melhoras no teletransporte. Os tripulantes da Enterprise ainda seriam muito atuantes em querelas internas em Vulcano, assim como em desavenças entre telaritas e andorianos, buscando a solução de todos os problemas.

T'Pol | Memória Alfa | Fandom
T’Pol, uma vulcana a tutelar os humanos…

A nave foi desativada em 2161 por ocasião da criação da Federação dos Planetas Unidos, ficando exposta no Museu da Federação. O termo NX posteriormente foi usado para designar protótipos. A Enterprise NX-01 não chegou a navegar em espaço desconhecido, já que usava as cartas estelares vulcanas, mas teve importância em vários eventos, como no incidente com os xindi e na formação da aliança entre vulcanos, andorianos, telaritas e terráqueos, que levaria a Coalizão de Planetas, que serviria de base para a Federação Unida de Planetas.

Ex Astris Scientia - A Close Look at Enterprise NX-01
Planta esquemática da visão frontal…
%d blogueiros gostam disto: