Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Discovery (S03, Ep 03), Povo Da Terra. E Volta A Série De Uma Personagem Só.

Star Trek: Discovery Season 3 Episode 3 Review: People of Earth | Den of  Geek
Michael de volta. Começando com choradeiras…

O terceiro episódio de Jornada nas Estrelas Discovery, “Povo da Terra”, infelizmente confirmou um medo: o da volta da série de um personagem só, no caso a Michael Burnham, que volta a se levar demais a sério, assim como os demais personagens que a idolatram, o que foi uma constante nas temporadas anteriores. Esse episódio foi escrito por Bo Yeon Kim e Erika Lippoldt e dirigido por Jonathan Frakes.  Para podermos falar desse episódio, os spoilers estão liberados.

Qual é o plot? O episódio começa com um diário pessoal de Burnham para a tripulação da Discovery explicando o que ela achou no futuro. Setecentos anos depois deles terem partido para o futuro, o suprimento de dilítio acabou. A Federação procurou fazer projetos alternativos de dobra que acabaram sendo não confiáveis. Aí, veio a combustão, onde ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas todo o dilítio ficou inerte num instante, o que provocou a explosão de todas as naves com núcleo de dobra ativo. A Federação desapareceu, sendo somente uma sombra do que já foi. Burnham se tornou uma transportadora, trocando bens por dilítio para explorar os setores e procurando por pistas para descobrir o que causou a combustão e tentar reerguer a Federação. Ela ainda procura a Discovery, ama a todos, etc., etc., e que encontrou um amigo (Book). Um belo dia, o sinal do comunicador soa. E ela encontra a tripulação da Discovery, onde a choradeira é geral, como não podia deixar de ser. Numa conversa com Saru, Burnham diz que enviou uma transmissão para Terralísio e recebeu como resposta que nunca ouviram falar da mãe dela. Burnham conversa com a tripulação que a combustão parece ter ocorrido em um instante e em todo o espaço. Stamets diz que isso é impossível, que nada faria todo o dilítio ser afetado ao mesmo tempo. Georgiou, de forma ríspida, diz a Stamets que ele salta a nave num espaço cogumelo, sendo a primeira mostra dos diálogos insuportáveis que são uma marca de Discovery. Burnham diz que morreram milhões e encontrou uma transmissão da Frota Estelar. A transmissão é de um almirante Senna Tal, que diz que vai esperar por quem quiser se unir a ele na Terra. A mensagem tem doze anos e a Terra estava longe para alcançar.  A ideia é ir para a Terra com o motor de esporos (ele de novo!!!) e encontrar o almirante Senna Tal. Saru quer conversar com Burnham sobre quem vai ser capitão da Discovery, mas Burnham “deixa” o Saru ser o capitão, pois ele ficou responsável pela nave sozinho (essa “permissão” de Burnham revela duas coisas: ela ainda pode tudo na série, até conceder postos de capitão: e foi  atendido um pedido do fandom, onde muitos queriam que Saru fosse capitão, apesar da bênção e graça de Burnham). Saru senta na sua cadeira e enfatiza a importância de se fazer tudo juntos, ou seja, valorizando o trabalho em equipe, parecendo ser essa equipe um pólo destacado de Burnham.

Star Trek: Discovery season 3, episode 3 recap - "People of Earth"
Michael e Saru. Como respeitar a hierarquia???

Tilly e Burnham começam uma conversa de que os parentes já se foram há séculos e se vai existir algo que eles vão reconhecer quando chegar à Terra, como as pirâmides de Gizé ou bolo. Burnham diz que o bolo é eteno (???), algo um tanto piegas. A conversa termina com mais uma choradeira. Se a Burnham do primeiro episódio ainda tentou segurar o choro na frente do Book, quando ela se encontra com a tripulação da Discovery, a choradeira começa de novo, infelizmente. Tilly ainda diz que gostou dos dreads da Burnham e que ela parece mais leve, naquela tentativa de mostrar uma Burnham mudada que, nesse episódio, parece ser cada vez mais a velha Burnham de sempre.

Book é transportado para a Discovery por Georgiou, o que rende alguns daqueles diálogos chatos que somente os roteiristas de Discovery sabem escrever tão bem (ou mal, dependendo do ponto de vista). E, depois, vamos ter a primeira sequência de conversas entre Book e Michael, algo que deixou o episódio um tanto sonolento e até arrastado, pois eles falavam de seu ano de convivência juntos, onde não sabemos de nada o que aconteceu, com a maior naturalidade e desenvoltura do mundo.

Star Trek: Discovery' goes 'Scooby-Doo' in season 3, episode 3 | Space
De volta à Terra…

Michael sugere a Saru para colocar todo o dilítio da Discovery escondido na nave de Book, algo que Saru não gosta muito. O kelpiano também quer saber por que Michael “concedeu” o comando da nave a ele. Ela diz que, no ano que passou no futuro, muito da sua perspectiva mudou. Foi decidido que o dilítio ficará na nave de Book e ele não poderá entrar na nave até que cheguem à Terra.

A Discovery chega a Terra, mas a recepção é das piores. A capitã Ndoye, da Força de Defesa da Terra Unida, diz que eles violaram algumas leis e que devem partir, pois não são bem vindos. Saru fala da intenção deles procurarem um almirante na Terra e Ndoye fala que fará uma inspeção na nave, com muitos oficiais de defesa da Terra se transportando para a nave. Michael ajuda Book a entrar num uniforme da Discovery, enquanto eles continuam falando de eventos que passaram juntos e que não presenciamos.

Star Trek: Discovery Season 3 Episode 3 Review: People of Earth | Den of  Geek
Georgiou e mais diálogos insuportáveis…

Michael e Georgiou conversam no corredor um papo bem emblemático: até onde Burnham se encaixa na Discovery depois dela passar um ano no futuro e fazer o que quiser? Ela respeitaria as regras da Discovery?

Depois, Burnham (sempre ela) vai conversar com Saru e com Ndoye. Saru pergunta a Ndoye do que a Terra tem tanto medo. Ndoye diz que a Terra é autossustentável e que é atacada por piratas que querem roubar dilítio, sendo que a maior ameaça é um alienígena chamado Wen. Saru assegura que a Discovery nada tem a ver com esses saqueadores. Saru diz que somente quer fazer contato com a Federação, mas Ndoye diz que a Federação e a Frota Estelar já não estão na Terra há cerca de cem anos, pois achavam que permanecer no planeta as tornaria um alvo depois da combustão. A autossuficiência da Terra também não faz mais a presença da Federação necessária. Sobre Senna Tal, Ndoye diz que ele já está morto há dois anos.

Star Trek: Discovery (Season 3 Episode 5) "Die Trying" - Startattle
Um capitão muito desrespeitado…

Na Engenharia, Stamets está muito incomodado com uma (ou um?) adolescente de dezesseis anos, de características bem andróginas, que inspeciona o motor de esporos. O nome da moça é Adira. Enquanto isso, as naves de Wen vêm para ataque e Ndoye diz para não responder. Mas Saru diz que ela não tem jurisdição sobre a Discovery e ele quer abrir um canal para comunicação. Wen quer que o dilítio da Discovery seja entregue ou ele atacará. Ndoye diz a Saru que o pedido que ele fez para visitar a Terra está negado e que a Discovery tem que sair da órbita da Terra para que o planeta lide com Wen. Mas, ao se transportar, Ndoye e os oficiais da Terra não conseguiram. De forma muito intransigente, Ndoye diz que a Discovery sabotou os transportes. Saru diz que não sabotaria a força da Terra e que vai lidar com Wen e com o problema do transporte. Ndoye diz para levar o conflito para longe, ou vai entender isso como uma guerra da Frota Estelar contra a Terra. Michael empurra Book para um plano para salvar a Discovery e eles levam a nave de Book abarrotada de dilítio para o espaço, sem sequer avisar a Saru.

Na Engenharia, Tilly e Stamets descobrem um dispositivo, instalado por Adira, que sabota os transportadores da Força da Terra e que, se mexido, pode desligar os escudos da nave. Eles decidem se aproximar de Adira para entender melhor seus planos, depois de mais um diálogo pitoresco.

Star Trek: Discovery Season 3, Episode 3, "People of Earth" Photos Reunite  the Crew | News Break
Uma adolescente um tanto andrógina. Ou não binaria???

Saru quer entrar em contato com a nave de Book, mas Georgiou diz que não, pois isso vai atrapalhar o plano de Michael. Depois, Ndoye decide que a nave de Burnham deve ser alvejada, num festival de desrespeito total à autoridade de Saru como capitão.

O plano da Burnham é fingir que vai entregar o dilítio a Wen. Mas Ndoye quer por que quer destruir a nave de Book. Saru, que não quer atacar a Terra, vai se colocar entre as forças de defesa da Terra e a nave de Book para protegê-la. A Discovery é atingida e um outro tiro atingirá a nave de Book e de Wen. Burnham diz isso a Wen e diz que ele terá que abaixar os escudos para o transporte do dilítio. Wen abaixou as armas e, quando abaixou os escudos, ele foi transportado. Michael, Book e Wen aparecem na ponte da Discovery. Burnham coloca Wen e Ndoye cara a cara para conversarem. Mas os dois não se entendem. Então Georgiou, com sua sutileza de um rinoceronte entrando a toda numa loja de cristais, chuta a perna de Wen e o capacete deste cai, revelando-se um humano. Saru insiste que Ndoye e Wen comecem um diálogo.  Wen é de uma colônia em Titã que se separou da Terra há um século por ser autossuficiente, mas essa autossuficiência foi perdida num acidente, perdendo também a capacidade de comunicações para pedir ajuda. Quando uma nave foi à Terra pedir ajuda, foi destruída. Saru e Burnham intervêm na conversa e dizem que a Terra e Titã agora podem fazer um acordo baseado em trocas, acabando com o estado de litígio entre os dois e com o ideal da Federação consertando as coisas. Ndoye autoriza a visita da tripulação da Discovery à Terra.

Stamets encontra Adira e diz tudo sobre o motor de esporos a ela, além de dizer que é do século 23. Mas pressiona a moça para ela dizer quem realmente é. Ela disse que se tornou inspetora para poder achar uma nave da Federação e que a sabotagem foi para ganhar tempo, além de ter certeza que a tripulação da Discovery fosse confiável. E que Adira quer ir com a tripulação da Discovery, pois conhece Senna Tal.  Mais tarde, Adira revela a Saru que ela carrega um simbionte trill, apesar dela ser humana. O problema é que Adira, por ser humana, tem dificuldade de acessar as memórias dos hospedeiros anteriores, dentre eles Senna Tal. Assim, Adira pode ter lembranças do que ocorreu com a Frota Estelar. Burnham se desculpa com Saru dizendo que deveria ter contado sobre o plano de tirar a nave de Book com o dilítio da Discovery e Saru diz que ela deveria ter contado sim, pois a confiança entre os dois é indispensável. Burnham diz que mudou em um ano e que ainda está assimilando isso, mas que pretende trabalhar com Saru, Os dois acertam que Burnham será a Primeira Oficial. Já Book vai embora. O episódio termina com a tripulação da ponte da Discovery, sem Saru e sem Michael, abraçando uma árvore de cerca de mil anos de idade, que era a árvore onde eles estudavam quando eram cadetes da Academia da Frota Estelar no século 23, sendo essa a permanência que Tilly queria encontrar quando chegou à Terra depois de 930 anos, o que levou também a uma consciência ecológica que já vimos em Star Trek com lacraias gigantes e, não esqueçamos, baleias.

Star Trek: Discovery' Season 3 Episode 3: Crew makes its first step toward  re-establishing the Federation | MEAWW
Precisando trocar umas ideias…

O que podemos dizer do episódio “Povo da Terra”? Em primeiro lugar, esse foi um episódio mais arrastado que os anteriores. E não por causa da ausência de cenas de ação, mas sim por alguns diálogos altamente maçantes (um problema recorrente em Discovery), principalmente entre Michael e Book, que ficaram relembrando várias coisas que fizeram em um ano e que ninguém, apenas eles, testemunharam. Todos os fatos narrados por eles somente faziam algum sentido para eles e isso tornava a coisa chata, já que o espectador não pegava qualquer referência. Confesso que a única coisa que esses diálogos queriam mostrar foi que houve um relacionamento de amizade bem construído entre Michael e Book, onde até tivemos uma Michael mais leve como assinalou Tilly. Entretanto, foram conversas um pouco maçantes a meu ver que afetaram um pouco o ritmo do episódio. Isso sem falar de diálogos mal escritos para outros personagens, como as descomposturas de Georgiou ou o bolo da Tilly.

E a Michael Burnham? Mais livre, leve e solta ou a Michael de sempre? Nos seus momentos com Book, ela parecia mais livre, leve e solta realmente. Mas no relacionamento com a tripulação, os vícios das temporadas anteriores ainda assombram a personagem. A choradeira do reencontro (espero que essa choradeira pare por aqui), a “nomeação” que ela faz de Saru como capitão, a heroína mais infalível que o papa na nave, reconhecida até por Georgiou, que é agressiva com todo mundo.  Pelo menos, a personagem se desculpou com Saru ao desobedecer sua ordem de não levar a nave de Book cheia de dilítio para o espaço, no que Saru afirmou que ela realmente não deveria ter saído com a nave e que a confiança é fundamental. Foi bom ver que Burnham reconhece que gosta de fazer o que quer, tal como ela fez no ano que passou com Book no futuro (e, convenhamos, como ela fez nas duas primeiras temporadas), e que precisa mudar com relação a isso para ser a Primeira Oficial de Saru (parece que aqui mais uma vez os roteiristas assumem essa insubordinação de Burnham do passado para agora fazer uma Burnham um pouco mais comportada que segue aqui a hierarquia militar; torçamos que eles consigam e resistam à tentação de tornar a personagem novamente insubordinada).

Foi muito chato, também, ver Saru sendo desrespeitado por Georgiou e Ndoye. É caso para novamente confinar aos aposentos, retirando da ponte, pois ficar batendo boca não adianta muita coisa. Mas essa não é a índole de Saru, que prioriza o lado diplomático, embora não esqueçamos que a Frota Estelar também já deu suas demonstrações de força. Phasers e torpedos fotônicos servem para que?

Foi criticado por aí que a Terra se transformou nesse episódio numa metáfora dos Estados Unidos da Era Trump. É a velha história do agora século 32 com cara de século 21. Todo esse estado beligerante até poderia ser justificável no contexto apresentado, não fosse por um problema: a escala de tempo aqui não está sendo contada em anos ou décadas, mas sim em séculos. Esse estado de agressividade terrestre mantido por um tempo de longa duração passa a ficar menos crível, pois as relações entre a Terra e Titã já poderiam ter sido resolvidas no espaço de um século. Mas devemos acompanhar a lógica do roteiro. O negócio era usar o espírito da Federação para resolver um conflito, um litígio. E aí, tivemos esse desenvolvimento mal encaixado. De qualquer forma, confesso que ainda gosto desse tino diplomático do Saru, que exalta os ideais da Federação e é cada vez mais um porta-voz do fandom mais antigo.

Review: 'Star Trek: Discovery' Returns To Common Ground In “People Of Earth”  – TrekMovie.com
De volta para casa…

E Adira? Uma personagem bem andrógina, ao estilo Ziggy Stardust do David Bowie. Confesso que achei boa a ideia do simbionte trill par acessar as memórias dos hospedeiros anteriores com o objetivo de se descobrir o que passou nos últimos séculos e, melhor ainda, a coisa do simbionte trill ter um hospedeiro humano, pois assim há uma maior dificuldade de acessar essas memórias. Só achei um pouco problemático esse quê um tanto infantil dado a personagem pelo fato dela ter apenas dezesseis anos. Só espero que isso não traga mais diálogos grotescos.

E o final com a árvore milenar? Confesso que gostei bastante, pois sabemos que existem árvores tão longevas assim, como as sequóias nos próprios Estados Unidos, sem falar que se trabalha novamente a questão da consciência ecológica, tão importante nesses dias de hoje. E já tínhamos visto essa consciência tanto trabalhada com as lacraias gigantes quanto com baleias, como é muito importante frisar aqui.

Dessa forma, “Povo da Terra” é um episódio de Discovery mais arrastado, com alguns problemas, mas também com algumas virtudes. Vamos ver o que os roteiristas nos preparam para os próximos episódios.

the agony booth – obsessing over TV and movies since 2002
Reencontrando uma árvore milenar…
%d blogueiros gostam disto: