Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Discovery (S03, Ep 04), Não Me Esqueça. Puxando Demais No Melodrama.

Star Trek Discovery Season 3 Episode 4 Review Forget Me Not — Spoilers |  IndieWire
Uns trills meio zoados…

O quarto episódio de Jornada nas Estrelas Discovery, “Não Me Esqueça”, teve alguns pontos positivos, mas foi marcado por um melodrama excessivo, que coloca a ficção científica para escanteio. Um pouco de emoção sempre é algo bom na construção dos personagens, mas a coisa foi um pouco exagerada nesse episódio, o que deu sono em alguns momentos. O episódio foi escrito por Alan McElroy, Chris Silvestri e Anthony Maranville. Para podermos falar um pouco do que foi visto, spoilers serão necessários.

Watch Star Trek: Discovery Season 3 Episode 4: Forget Me Not - Full show on  CBS All Access
Um planeta um tanto idílico…

O episódio começa com o Dr. Culber em seu diário pessoal dando suas impressões sobre a tripulação, que está sob o stress de procurar o que sobrou da Federação à qualquer custo. Adira não tem lembranças ainda de como ela conseguiu o simbionte. Culber dá duas opções para isso: examinar o hipocampo de Adira, o que seria penoso para ela, ou ir ao planeta dos Trills para conseguir respostas. Adira decide pela segunda opção.

Saru conversa com Stamets sobre a alternativa de o motor de esporos poder funcionar sem ele, já que ele foi gravemente ferido uma vez e o motor de esporos é a única forma de se locomover no século 32. Tilly chega a apresentar um estudo alternativo sobre matéria escura, mas Stamets faz pouco e é grosseiro com a moça.

Star Trek: Discovery season 3, episode 4 recap - "Forget Me Not"
Burnham e sua necessária cena de ação…

Ao chegar a Trill, Culber acha que Michael (como sempre) é a melhor escolha para a companhia de Adira à superfície do planeta, pois a menina precisa de apoio emocional. Ao chegar ao planeta, os trills veem Adira como uma abominação, pois ela é uma humana que contém um simbionte e não uma trill (já vemos Discovery esculachando agora os trills) e que Adira deve ser separada de seu simbionte, algo que Burnham rechaça imediatamente. Um dos trills, porém, acha que Adira pode ser o futuro da espécie deles, pois a combustão dizimou a população trill e há poucos trills capazes de carregar um hospedeiro. Ele quer que Adira vá a uma caverna onde talvez ela consiga se comunicar com seu simbionte, mas os outros trills acham que ela vai contaminar um local sagrado. A líder trill se opõe a ideia de Adira ir à tal caverna e ela, juntamente com Burnham devem abandonar o planeta. Adira chora (tadinha). As duas são escoltadas por um simbionte que exige que o simbionte seja retirado de Adira. Guardas armados veem e Burnham passa fogo em todo mundo (deve ter sido por isso que Culber queria que Burnham fosse ao planeta, para ter a cena de ação do episódio). O trill que queria que Adira fosse à caverna aparece e leva as duas para lá. Ao chegarem à caverna, Adira fica imersa num lago onde ela deve se comunicar com seu simbionte, enquanto os demais trills aparecem. Mas algo dá errado e ela afunda, desaparecendo. Burnham mergulha heroicamente no lago atrás de Adira.

Star Trek Discovery Season 3 Episode 4 Recap: "Forget Me Not"
Ótima participação do Dr. Culber no episódio…

Culber diz a Saru que, depois dos exames, constatou que a tripulação está estressada e é preciso fazer algo que os conecte. Saru pede sugestões ao computador, que altera seu tom de voz e sugere filmes de cineastas como Buster Keaton ou Charlie Chaplin, ou um jantar do capitão com sua tripulação. Saru organiza a janta, mas a experiência é um desastre total, em virtude do stress da população, com Detmer agredindo Stamets e outros lances um tanto bizarros (mais uma vez os malditos diálogos, com os roteiristas estressando os personagens e, principalmente, os espectadores), deixando Saru com uma tremenda cara de tacho, tadinho (agora não fui sarcástico como fui com a Adira acima).

Star Trek Discovery Season 3 Episode 4 Review Forget Me Not — Spoilers |  IndieWire
Um jantar desastroso…

No fundo do lago, Burnham encontra Adira com uns filamentos tentando se conectar à moça. Burnham acha que os filamentos têm relação com o simbionte e pede que Adira permita que os filamentos se unam a ela. Adira revê seu namoradinho, Gray, que era um trill e tinha um simbionte em si. Nas lembranças de Adira, o episódio toma um rumo muito meloso. Mas todo esse idílio é marcado por um acidente onde Gray é ferido mortalmente e seu simbionte tem que ser passado para Adira às pressas. Adira finalmente consegue contato com os hospedeiros anteriores de seu simbionte, incluindo Gray e o próprio Senna Tal. Burnham e Adira voltam à superfície e são bem recebidas por todos os trills quando estes percebem que a união com o simbionte foi bem feita. Adira recebe a oferta para ficar em Trill, mas ela prefere seguir com a Discovery.

Tilly volta à sala de jantar para confortar Saru. Stamets também vai lá para se desculpar com Tilly e retomar a pesquisa com matéria escura. Já Detmer finalmente assume que tem um problema e aceita a sugestão que Culber havia dado a ela de procurar ajuda médica (aquela sequela do segundo episódio). Toda a tripulação é chamada para o hangar. Saru montou uma projeção de Buster Keaton para relaxar a tripulação. Stamets e Detmer fazem as pazes na exibição do filme. Saru e Culber conversam e o kelpiano acredita que a escolha que o computador fez por Buster Keaton na verdade foi uma escolha dos dados da esfera que estão na Discovery e que querem proteger a tripulação, já que os dados são protegidos pela Discovery.

Star Trek: Discovery's Sentient Computer Zora is One of Season 3's Best  Mysteries | Den of Geek
Apesar do contratempo, o esforço de Saru foi recompensado…

Adira tem as lembranças de Senna Tal e entrega para Burnham as coordenadas que levam à Federação. O episódio termina com Adira tocando um violoncelo e Gray a ajudando a tocar em suas memórias.

O que podemos dizer do episódio “Não Me Esqueça”? Em primeiro lugar, tivemos, como dito acima, um melodrama um pouco exagerado, principalmente na História A, onde Adira se encontra com seu namoradinho Gray. Talvez a coisa tenha ficado um pouco enfadonha até porque ainda não temos uma intimidade suficiente com Adira. Aliás, a História A foi um tanto problemática, principalmente quando vemos a forma com que os trills foram retratados, sempre daquela forma religioso-mística que vemos às vezes em Discovery (as más línguas diriam que, desta vez, os trills foram as vítimas de Discovery no ato de serem esculachados pela série). Burnham teve que ciceronear Adira muito mais pela pequena cena de ação do que qualquer coisa. E estimulou a moça a ir fundo nas suas lembranças para que o processo de interação com o simbionte não fosse de todo prejudicado. Mas devo dizer que achei que a participação de Burnham nesse episódio foi mais periférica e isso foi algo bom, mesmo que a história de Adira tenha ficado um tanto arrastada. Já a História B foi mais interessante, pois teve uma boa participação de Culber, um personagem bom de Discovery que deveria ser mais aproveitado, Saru teve novamente um protagonismo, onde ele queria cuidar do stress da sua tripulação, o que não deu muito certo, para depois o kelpiano acertar a mão com Buster Keaton (definitivamente o melhor do episódio). O grande barato aqui foi ver Stamets e Tilly se entendendo depois de uma grosseria um tanto despropositada (essa grosseria apareceu de um jeito forção somente para haver uma reconciliação depois) e Detmer procurando ajuda médica depois desse assunto ter sido levantado no segundo episódio, além da reconciliação de Stamets com Detmer. A História B também puxou para o melodrama? Sim. Mas ainda assim, essa História trabalha a interação da tripulação da Discovery, o que, na minha modesta opinião, faz o episódio melhorar muito, quando não há tanto foco na Michael e podemos ver os outros personagens interagindo mais uns com os outros. Por fim, as coordenadas da localização da Federação, dando mais um passo no eixo principal da série. Uma coisa deve ser dita aqui. Não parece que estejamos vendo um grande filme de treze capítulos. Há a história principal que transcorre ao longo desses episódios, mas fica a impressão de que os roteiristas também conseguiram fazer histórias independentes em cada episódio, com direito até a História A e B, como vimos nesse episódio e no segundo. Pode-se dizer que isso foi um avanço dos roteiristas na série. Agora, os diálogos continuam cansativos e até um tanto bizarros, principalmente quando vemos a Tilly falando que vomitou em cima de um telarita durante o jantar ou o que a Detmer falou do sangue de Stamets. Nessas horas, realmente não sei o que esses roteiristas têm na cabeça.

Dessa forma, “Não Me Esqueça” é um episódio que, apesar de carregar nas tintas do melodrama, ainda assim tem suas virtudes, tais como a História A e B e novamente uma atenção à tripulação da nave, com um destaque bom para Culber. Alguns diálogos permanecem bem sofríveis, o que é uma constante nesses episódios de Jornada nas Estrelas Discovery.

Blu del Barrio and Ian Alexander Discuss "Forget Me Not," Both Returning  for STAR TREK: DISCOVERY Season 4 • TrekCore.com
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…….
%d blogueiros gostam disto: