Batata Séries – The Orville (S01 Ep01), Feridas Antigas. Buscando Recomeçar.

Amazon.com: The Orville Season 1 [DVD]: Movies & TV
Uma série Inspirada em Jornada nas Estrelas

A Batata Séries, depois de ouvir especialistas renomados em Jornada nas Estrelas, decidiu dar atenção para um seriado que mistura ficção científica e comédia chamado The Orville, que conta com pessoas que pertenceram à produção de Jornada nas Estrelas nas décadas de 90 e 2000, do quilate de um Branon Braga, Andre Bormanis e que conta com direções de Robert Duncan McNeil, Jonathan Frakes e participações de Robert Picardo, Charlize Theron e Liam Neeson. Ou seja, somente por esses nomes podemos perceber como a coisa é gabaritada. Exibida paralelamente à Jornada nas Estrelas Discovery, The Orville ficou conhecida como muito mais fiel ao espírito de Jornada nas Estrelas que a própria Discovery. Vamos aqui fazer um esforço para analisar os doze episódios da primeira temporada, já de olho na segunda temporada em tempos futuros. Seus episódios têm uma média de 45 minutos e o primeiro é intitulado “Feridas Antigas”.

The Orville Season 1 Episode 2 Review: “Command Performance”
Ed, um capitão com um trauma no passado…

Do que se trata o plot? Estamos no século 25. Um homem chamado Ed encontra sua mulher na cama com um alienígena azul que expele um líquido da mesma cor. Um ano depois, esse mesmo homem recebe a missão de capitanear uma nave espacial média exploratória chamada Orville.  Ed ainda não se recuperou da traição e o comando da Orville será a sua última chance. Falta um piloto e um primeiro oficial para a sua nave. Ed pensa no amigo Gordon, que é um brincalhão de primeira, para piloto. Gordon aceita, mas quando os dois vão para Orville na nave auxiliar, ele está bebendo cerveja. Ed pede que pare e Gordon quase bate numa nave. A chefe de segurança se chama Catan e parece ser uma menininha frágil, mas ela tem uma força descomunal. O outro piloto é o tenente John Lamarr e será amigo de Gordon na série. O Tenente Borthos é o segundo oficial e é de uma espécie onde só há machos. A Doutora Claire Finn, que foi namorada de Sisko em DS9, é uma excelente médica. E, finalmente, Isaac é um robô oficial de ciências e engenharia que se acha melhor que os humanos e está aproveitando essa oportunidade para conhecer os humanos melhor.

Orville Season 1 Review: What's Improved and The Show's Fatal Flaw |  IndieWire
O capitão terá que interagir com sua ex-esposa Kelly…

A Orville parte em sua primeira missão. Um primeiro-oficial é selecionado para a Orville, que é Kelly, justamente a ex-esposa de Ed, o que deixa o capitão transtornado. Mas a ficha dele está cheia de problemas e Ed vai ter que engolir. Ed também sabe que a própria Kelly pediu para servir na Orville. O encontro entre os dois será tenso. Kelly pede desculpas, mas Ed ainda não superou o passado. Kelly quis pedir transferência para ajudar em algo. Kelly disse que o traiu porque Ed não era um marido presente. E a discussão começa. Ela vai terminar com Kelly dizendo que, assim que puder, pedirá uma transferência.

THE ORVILLE Trailer SEASON 1 (2017) Seth McFarlane Fox Series - YouTube
Uma chefe de segurança franzina, mas muito forte…

Ao chegar ao planeta da missão para o qual a nave levou suprimentos, o responsável pelo planeta disse que não precisava desses suprimentos e pediu para que um grupo avançado descesse ao planeta. O responsável pelo planeta disse que chamou a Orville porque o planeta precisa de proteção contra os krills, uma espécie de povo klingon. O responsável pelo planeta, que dirige uma instalação científica, mostra uma descoberta: uma bolha quântica que pode acelerar o ritmo do tempo para a frente. Essa invenção pode produzir comida rapidamente, assim como sarar ferimentos rapidamente, mas também pode ser uma arma que envelheça soldados. O cientista disse que chamou a Orville para lá, pois se enviasse uma comunicação da descoberta, os krills poderiam interceptar. Um dos cientistas do laboratório saca uma arma e rende todos. Ele é um agente Krill. Os Krills aparecem num destróier e mandam duas naves para a superfície. Catan rende o cientista e eles pegam o dispositivo que produz a bolha quântica para evitar que os Krills o peguem. Começa uma batalha entre a nave Krill e a Orville e entre o grupo avançado e os Krills. O grupo avançado consegue fugir com o dispositivo na nave auxiliar. Mas um Krill se escondeu dentro da nave auxiliar e rende o grupo avançado. Ed freia a nave repentinamente e o Krill se choca contra o para-brisa. A nave auxiliar perde o controle gravitacional e Gordon vai ter que fazer umas manobras especiais na Orville para a nave auxiliar atracar. Dois dos três motores da Orville foram destruídos. O comandante da nave Krill exige a entrega do dispositivo e Ed e Kelly começam a conversar a natureza das DRs para ganhar tempo. Mas o comandante Krill não engole por muito tempo a conversa e atira na Orville. Eles decidem entregar o dispositivo, mas com uma semente de sequóia juntamente. Como o dispositivo acelera o tempo, a sequóia cresce dentro da nave Krill, quando o dispositivo é acionado dentro da nave Krill e a destrói.

Bob Canada's BlogWorld: The Orville Season 1, Episode 6: Krill
Os krills são os grandes vilões…

Kelly diz que pintou uma chance de outro primeiro-oficial chegar à Orville e ela ir embora. Mas Ed decide ficar com Kelly, pois foi a ideia dela de mandar a semente para a nave Krill e salvar a Orville. O episódio termina com Kelly falando com o almirante e descobrimos que foi ela que recomendou que Ed fosse ser o capitão da Orville (o almirante é amigo da família de Kelly). Fim do episódio.

Orville Personnel – Gordon Malloy -
Gordon, um navegador sacana…

O que podemos falar desse primeiro episódio, “Feridas Antigas”? Em primeiro lugar, é um episódio mais para apresentar esse novo Universo. Vemos a apresentação dos personagens principais e, em destaque, como Orville se assemelha a Jornada nas Estrelas: há uma União ao invés de Federação, motor quântico ao invés de motor de dobra, Krills ao invés de klingons, e por aí vai. Foi um episódio para apresentar os Krills como inimigos, mas principalmente, um roteiro com uma narrativa muito enxuta, permeada por muitas falas cômicas para ficar bem claro de que a série se trata de uma comédia espacial. Algumas dessas piadas pareceram, num primeiro momento, inconvenientes, já que estamos nos adaptando a uma espécie de Jornada nas Estrelas cômica, mas com piadas um tanto chulas em alguns momentos. Entretanto, isso não prejudica o andamento do episódio que é bom e simpático. No mais, ver que Ed e Kelly conseguem se entender ao final do primeiro episódio faz a série como um todo parecer promissora. Apesar de algum estranhamento incial, a gente sente que The Orville é uma série que tem como dar certo depois que vemos esse primeiro episódio.

Serious Doctor - The Orville Season 1 Episode 10 - TV Fanatic
Claire, a médica…

Assim, The Orville é uma série que chama a atenção por sua semelhança com Jornada nas Estrelas em tom de galhofa. Há um estranhamento com as piadas, mas o episódio não é só uma gozação e há os seus momentos sérios e até ternos. Uma boa perspectiva de futuro para a série.

The Orville" Old Wounds (TV Episode 2017) - IMDb
Protegendo um dispositivo temporal…
%d blogueiros gostam disto: