Batata Séries – Jornada Nas Estrelas Voyager (Temporada 6, Episódio 13). Virtuoso. A Arte Em Seus Tempos De Reprodutibilidade Técnica.

Doutor novamente centro das atenções…

Continuando nossas análises de episódios da sexta temporada de “Jornada nas Estrelas Voyager”, falemos hoje de “Virtuoso”, o décimo-terceiro episódio. Esse é um episódio mediano (o menos visto da sexta temporada) e aborda mais uma vez o nosso Doutor e sua infinita vontade de cantar.

Interessados na cantoria

A Voyager encontra a espécie Qomar, que extremamente avançada e arrogante. Um incidente entre as naves da Federação e a alienígena provocou alguns feridos qomarianos sem gravidade. Eles são atendidos pelo Doutor e reclamam muito disso, pois ele se trata de um holograma. Mas, quando o Doutor começa a cantarolar, ficam intrigados, pois nunca haviam escutado música. Logo, logo, os qomarianos passam a nutrir todo um interesse especial pelo Doutor, o que infla seu ego enormemente. A espécie alienígena, inclusive, convida a Voyager para visitar o seu planeta e organiza uma transmissão para que todos possam ver o Doutor cantar, o que o transforma numa celebridade extremamente convencida, para o desespero da tripulação da Voyager.

Exibindo os dotes de cantor…

Ele é convidado para permanecer no planeta depois que a Voyager for embora, mas ele reluta num primeiro momento, aceitando o convite posteriormente, se esquecendo de seus amigos na Voyager, o que despertou fortes mágoas, principalmente de Sete de Nove. Ao voltar ao planeta, entretanto, o Doutor descobriu que uma cópia holográfica dele muito mais eficiente na cantoria foi desenvolvida e, assim, o problema estava resolvido, ele poderia ir com a Voyager. Inconformado com a carreira meteórica, o Doutor falou que a música não é somente uma série de critérios técnicos protocolares que deveriam ser seguidos, mas que também era emoção, algo que os qotarianos desconheciam totalmente.

Logo o Doutor se torna uma celebridade…

Com o rabo entre as pernas, o Doutor retorna à Voyager e pede sua reintegração, não sem antes ouvir uma bronca de Janeway. O Doutor diz que vai tirar suas funções de cantor de seu software mas Janeway se nega, dizendo para retomar a vida e os seus deveres normalmente. Na enfermaria, o Doutor recebe a visita de Sete de Nove, pronto para ouvir um sermão, quando a borg na verdade lê uma carta de fã endereçada a ele e escrita por ela, justamente a borg que não entendia o porquê de toda a idolatria ao indivíduo dos qotarianos.

Cantando num palco somente para ele…

Apesar de ser meia-bomba, o episódio tem algumas virtudes. A primeira é a gente rir um pouquinho com a marra do Doutor. Ele sempre fez suas apresentações de música para uma plateia pouco entusiasmada. Quando ele finalmente encontra um público e a idolatria entre os qotarianos, ele fica convencido de vez, o que é muito engraçado. Mas o episódio também faz o alerta de que você não pode subir num salto alto ou num pedestal de arrogância, até porque a fama é muito efêmera, como pudemos atestar no episódio. Ainda, o próprio povo qotariano tinha ficado maravilhado foi com as possibilidades matemáticas da execução da música do Doutor e não com a emoção que ela podia transmitir. Logo, para os alienígenas, é só reproduzir um holograma do Doutor mais aprimorado para resolver suas necessidades. Isso lembra muito o texto de Walter Benjamin “O Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica”, onde, no capitalismo, ao se reproduzir em larga escala num livro ou numa foto uma obra de arte como uma pintura, ela perde o seu significado de obra prima, onde o sentimento e a emoção do autor se diluem, pois ela não é mais única. O Doutor acaba sentindo um pouco isso na pele, não somente pela fama efêmera, mas por se deparar com “um substituto” mais tecnicamente eficiente.

Até o “pagliaci”…

Dessa forma, se “Virtuoso” não é um dos melhores episódios de Jornada nas Estrelas Voyager, ainda assim ele é digno de atenção, pois mostra o perigo da arrogância perante a fama (o sucesso não pode subir à sua cabeça), como também faz uma menção um tanto velada a Walter Benjamin e seu texto sobre a alteração do sentido da arte em tempos de sua reprodução. Vale a pena assistir ao episódio e a leitura do texto.

%d blogueiros gostam disto: